Plano de Marketing.

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Transcrição da apresentação:

Plano de Marketing

Resumo Fazer um breve resumo do que é o presente Plano de Marketing: do seu conteúdo, dos seus objetivos e do período de tempo que pretende abranger. Embora seja o primeiro ponto a ser lido, deve ser o último a ser preenchido. Serve como fio condutor para todo o resto o Plano.

Diagnóstico É preciso saber em que ponto estamos, em relação ao mercado local e nacional que nos rodeia, à concorrência e à nossa própria empresa. É, no fundo, um ponto de partida da actual situação, que nos vai levar à definição de objetivos e consequentes acções de marketing. 1 Análise do Mercado 2 Análise da Concorrência 3 Análise da Empresa

Análise SWOT Precisamos, ainda, de analisar mais detalhadamente as nossas forças e fraquezas, bem como as oportunidades e ameaças do mercado que nos rodeia. Forças: Aquilo que é específico da nossa empresa e no qual somos melhores e nos pode diferenciar em particular. Fraquezas: Aquilo que é específico da nossa empresa e no qual somos mais débeis, podendo representar uma dificuldade na concretização dos nossos objetivos. Oportunidades: Situações do mercado em geral que nos poderão favorecer, mas sendo uma situação que está disponível a todas as outras empresas da área. Ameaças: Situações do mercado em geral que nos poderão prejudicar, mas sendo uma situação que está disponível a todas as outras empresas da área.

Objetivos Estabelecimento de objetivos para o período em questão 1 Missão Igual à do Master: A nossa missão é transformar o mundo dos negócios através de consultoria de gestão e desenvolvimento de líderes, contribuindo para a evolução da sociedade através do desenvolvimento das empresas.   2 Objetivos Qualitativos Pode ser um objetivo mais abrangente, de acordo com o estabelecido pelo Master, ou então, um objetivo estabelecido para o próprio escritório. De qualquer forma poderá estar relacionado com uma das seguintes hipóteses: crescimento no número de clientes, consolidação do escritório em termos de oferta ao cliente, ou aumento do volume de negócios, etc. 3 Objetivos Quantitativos Aqui pretende-se a definição de um valor em concreto, normalmente é onde se define o valor do crescimento que se pretende para o nosso escritório.

Estratégia Saber qual o caminho que vamos tomar em termos de clientes e de mercado. 1 Posicionamento Saber qual a nossa posição no mercado: estamos em fase de arranque e queremos penetrar? Ou estamos já implementados no mercado e queremos diferenciar-nos? 2 Segmentação: Estabelecer no geral que tipo de Clientes-Alvo e Mercado queremos atingir. 3 Targeting A partir da segmentação estabelecer em concreto, quem são os clientes e os mercados que queremos atingir (CAE, Volume de Negócios, Tipo de Serviços que vamos oferecer).

Marketing Mix O que vamos oferecer aos clientes-alvo e ao mercado 1 Produto Aquilo que vamos oferecer, os nossos serviços, consoante o público que queremos atingir. Poderá ser baseado em indicações dadas pelo Master. 2 Preço Que preço irá ter o produto oferecido. Normalmente de acordo das indicações dadas pelo Master, com a necessária dose de adaptação local 3 Distribuição Através de que canais vão ser distribuídos os nossos produtos. 4 Comunicação Que meios de comunicação e divulgação iremos utilizar para dizer ao público --alvo qual a nossa oferta. Normalmente está associado a: campanhas de publicidade, campanhas de telemarketing, referências, angariação direta, embaixador andante ou apresentações pessoais. Efetuar cronograma anual de ações a realizar.

Orçamento de Marketing É necessário saber quais os tipos de iniciativas de promoção a levar a cabo, as datas de inicio e conclusão das mesmas, o orçamento disponível e o responsável por cada iniciativa.

Controlo Controlar resultados: de forma mensal, para perceber a evolução em concreto das iniciativas que estão a ser tomadas. Por exemplo controlar aumento do número de clientes/valor das avenças mensais, face ao valor investido na comunicação e nos objetivos que se pretende concretizar.