TRANSFORMAR
2º PAINEL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DO DECEX
SUMÁRIO Introdução A Gestão do Conhecimento A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx A “ Nossa Consultoria” Conclusão
SUMÁRIO Introdução A Gestão do Conhecimento A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx A “ Nossa Consultoria” Conclusão
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIMENSÕES DE UMA VISÃO EFICAZ DE GC Estabelecer o que é fundamental saber para o cumprimento da MISSÃO e definir a estrutura significativa para o conhecimento. Colocar em marcha um processo sistemático para GERAR, CAPTAR, CODIFICAR, ARMAZENAR, PROTEGER, DISTRIBUIR e USAR o conhecimento. Superar as barreiras de comportamento para transferir o conhecimento. Fornecer meios e tecnologia da informação eficazes para transferir o conhecimento. HSM Management - Jul/Ago 05
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO PROPÓSITO DA GC Criar condições que promovam e tragam à tona A Criatividade O Talento A Habilidade O Potencial Pessoas mais capazes de agir pela organização e gerar valor Mobilização do capital intelectual (Humano – Estrutural – Social) (Competências – Processos – Relacionamentos) (Capacidade e Produtividade – Eficiência – Qualidade e Longevidade)
SUMÁRIO Introdução Gestão do Conhecimento A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx A “ Nossa Consultoria” Conclusão - Debates
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO O PROCESSO EVOLUTIVO DO EB PARA UMA INSTITUIÇÃO DA ERA DO CONHECIMENTO TEMPO CAPACIDADES 2008 2009 2011 2010 2012 2013 ERA DO CONHECIMENTO ERA INDUSTRIAL TRANSFORMAR Adequar as estruturas existentes para continuar cumprindo as tarefas previstas Otimizar as capacidades para cumprir da melhor maneira as missões previstas Desenvolver novas capacidades para cumprir novas missões ou desempenhar novas funções em combate MODERNIZAR ADAPTAR
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ASSESSORIA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 2009 Reu semanal Capacitação EAD/FGV 2010 Atv da ATED Pesquisa 2011 Rede de Parceria Terra Forum Petrobrás Aprs Dir DFA Visita à AMAN Aprs VCh DECEx Reu Trabalho 2012 QCP da AGC Projeto AGC Formaçã o da Eqp Proposta s de trabalho Anl das proposta s - Terra Forum - UFRJ Aprs Gen DECEx Processo licitatóri o Entendi mentos IPEA 2013 Parceria IPEA Processo licitatório HISTÓRICO
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Cronograma - MAcro 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento 05. Definições Estratégicas Relatório Final Apresentação Final Fevereiro Março Abril Maio Junho 01. Reconhecer do contexto Reuniões Executivas 02. Sensibilização Reunião Executiva Palestra Oficina 03. Áreas de Conhecimento Pesquisa Entrevista Relatório 04. Redes de Conhecimento Pesquisa Oficina Relatório 05. Definições Estratégicas Reuniões Executivas Relatório Final Apresentação Final Pontos de Atenção: Carnaval; Feriados de Abril/Maio; Copa do Mundo;
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA Fases 1 e 2 Reconhecimento de Contexto Sensibilização Projeto Executivo Sensibilização Diagnóstico Inicial de GC
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA Fase 3 Definição dos Conhecimentos Críticos Estrutura Taxonômica Básica de Conhecimentos Relatório com Implicações Iniciais para GC Relatório com Áreas de Conhecimentos Críticos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA Fase 4 Mapeamento das Redes Mapa de Conhecimentos Críticos Mapa das Redes de Conhecimento do DECEx
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO MODELAGEM ESTRATÉGICA Fase 5 Definição das Estratégias Práticas de GC Plataforma Colaborativa Diretrizes de GC Portfólio de Soluções e Práticas de GC Estratégias de GC Requisitos de uma Plataforma Colaborativa de GC
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO GC no DECEx: Visão de Longo Prazo Gestão e Evolução Estratégica da GC Implementação das Práticas e Ferramentas de GC Impacto Desenho do Modelo de GC 2014 2022 2015
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO Benefícios Esperados Gestão e Evolução Estratégica da GC Visão estratégica do papel do conhecimento Identificação dos Conhecimentos Críticos Contribuições estratégicas à Transformação Início da implementação das práticas de GC Implementação das Práticas e Ferramentas de GC Impacto Desenho do Modelo de GC 2014 2022 2015
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO Benefícios Esperados Gestão e Evolução Estratégica da GC Alavancagem do papel do conhecimento Conhecimentos críticos em mobilização crescente Engajamento nas práticas de GC Contribuições práticas à Transformação Implementação das Práticas e Ferramentas de GC Impacto Desenho do Modelo de GC 2014 2022 2015
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO Benefícios Esperados Gestão e Evolução Estratégica da GC Gestão do Conhecimento consolidada como capacidade organizacional Conhecimentos críticos dominados e novos conhecimentos ganhando criticidade Novo patamar de contribuição para o EB Implementação das Práticas e Ferramentas de GC Impacto Desenho do Modelo de GC 2014 2022 2015
SUMÁRIO Introdução Gestão do Conhecimento A Era do Conhecimento e o Processo de Transformação do EB A Assessoria de Gestão do Conhecimento do DECEx A “Nossa Consultoria” Conclusão
Gestão do Conhecimento (K) ☼ Oferta generosa de K ☼ Busca humilde do K ☼ Exposição corajosa de opiniões e vivências ☼ Construção coletiva do K
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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO “O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente” Peter Senge
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO “ As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir” Peter Senge
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