Gestão de Pessoas das IFES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Serviço Social da Indústria - SESI
FACULDADE METROPOLITANA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
O Papel da CIS no PCCTAE.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
Política de Gestão de Pessoas do GDF
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Glauce-Mônica Vilela Souza
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Seminário Saúde da.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Censup 2011 Uma experiência inovadora Elisabeth de Araújo Ferreira Coordenadora de Informações Gerenciais.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Universidade Federal de Goiás
Construção do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos-administrativos da Educação A Experiência da UFRN Pró-reitoria.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
 Elenimar C. Bezerra  Elisa Fernandes  Jailma Alves  Josefa Ziza Bezerra  Lenira Xavier  Patrícia Penélope Félix  Rosana Valdeger  Tatiana Supra.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Pró-Reitoria de Planejamento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Introdução As Instituições Federais de Ensino Superior passam por um processo de expansão, por meio da ampliação das matrículas, cursos, campus, infraestrutura,
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas das IFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO U F T M Encontro Regional de Gestão de Pessoas das IFES (Região Sudeste) ProRH JULHO/2012

Missão da UFTM DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO “Atuar na geração, difusão, promoção de conhecimentos e na formação de profissionais conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sócio_econômico, cultural e tecnológico, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população”

UFTM em números Docentes 512 Técnico Administrativos 1.473 DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Docentes 512 Técnico Administrativos 1.473 Total de Servidores 1.985 Colaboradores da Funepu 1.151 Colaboradores Terceirizados 252 Alunos na graduação 4.400 Alunos na pós-graduação 521 Total de alunos 4.921

UFTM em números Cursos de Graduação 24 Cursos Técnicos 8 DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Cursos de Graduação 24 Cursos Técnicos 8 Cursos de especialização 2 Residência Médica 28 programas de especialização Residência Integrada Multip. em Saúde 3 áreas de concentração Programas de Mestrado 5 Programas de Doutorado 2

UFTM em números - HC DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Nº de leitos 290, sendo 20 UTI Infantil, 10 UTI Adulto e 10 UTI Coronariano Corpo Clínico 448 médicos com diferentes especializações que atuam tanto na área acadêmica quanto assistencial Área física 25.811,42 m²

UFTM em destaque CURSO MINAS GERAIS PAÍS Enfermagem 1ª Fisioterapia DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO CURSO MINAS GERAIS PAÍS Enfermagem 1ª Fisioterapia Biomedicina 4ª Medicina 5ª Terapia Ocupacional Nutrição 23ª

Missão da ProRH DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO “Atuar nas políticas de gestão de pessoas para atender as demandas da Instituição em consonância com as diretrizes governamentais, promovendo a excelência profissional e a qualidade de vida no trabalho”

Ações da ProRH Férias Web Preparação para Aposentadoria DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Férias Web Envelhecimento Saudável Grupo de Atenção à Gestante Complementação de Renda I Congresso de Gestão de Pessoas UFTM (24 a 26/09) Programa de Acolhimento aos novos servidores Planejamento Estratégico Preparação para Aposentadoria Serviço Voluntário RH em movimento Desenvolvimento de equipes Plano Anual de Capacitação Gestão por Competências Boas Vindas Semana do Servidor Manual de Legislação de Pessoal

Histórico - Decreto Nº 5.825 - 29/06/2006 DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO - Decreto Nº 5.825 - 29/06/2006 - Portaria de nomeação “Comissão” - Treinamento básico “Estudos metodológicos” - Elaboração do plano de ação - Criação do instrumento de coleta de dados - Pesquisa de campo “Desenvolvimento do trabalho” - Relatórios

Comissão Responsável DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Aparecida da Graça Coimbra – Psicóloga Organizacional Ib Araripe Soares - Administrador Patrícia Ribeiro Costa - Administradora Sandro Luciano Fernandes da Costa - Administrador Vitor Mature Colenghi – Analista de Tecnologia da Informação

Apresentação DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO O “Dimensionamento de Pessoal da Universidade Federal do Triângulo Mineiro” vem atender aos dispositivos legais (Decreto Nº 5.825 - 29/06/2006) e as necessidades institucionais de parametrização e planejamento da força de trabalho do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

Finalidade DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Dimensionar tecnicamente, necessidades efetivas referentes ao contingente de pessoal na UFTM, por cargo e ambiente de lotação para subsidiar processos de adequação da força de trabalho e pleito de provimento de vagas adicionais ao MEC, conforme a demanda real identificada.

Metodologia Metodologia dos Indicadores de Desempenho DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Metodologia dos Indicadores de Desempenho Metodologia dos Indicadores Acadêmicos

Metodologia dos Indicadores de Desempenho DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Objetivos: ►Mapear o perfil operacional das unidades e ambientes de lotação ►Configurar o banco de talentos humanos da UFTM ►Otimizar a distribuição de pessoal (Compatibilizar oferta x demanda) ►Fortalecer a força de trabalho via provimento de vagas novas (MEC) ►Determinar a lotação ideal por ambiente organizacional ►Produzir estatísticas e indicadores visando diagnóstico e análise

Metodologia dos Indicadores de Desempenho DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Conceitos: ► Ambiente organizacional: ambiente operacional de exercício do cargo, vinculado à unidade de lotação (ex.: UTI adulto ou UTI neonatal, vinculadas ao Centro de Terapia Intensiva) ► Banco de talentos humanos: registros de dados inerentes às competências humanas potenciais (formação, conhecimentos, capacidades, habilidades, experiências, capacitação e aptidões pessoais) ► Fatores de desempenho: variáveis que logram favorecer o desempenho operacional (condições ambientais, automação/informatização, padronização, competências humanas, etc.) ► Parâmetros de lotação: parâmetros de medida do desempenho e da capacidade operacional de um ambiente (ex.: Pacientes-dia, requisições atendidas, leitos disponíveis, etc.)

Metodologia dos Indicadores de Desempenho DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Princípios: ►Influência dos fatores de desempenho para a lotação ideal (fator regulador) ►Alocação de pessoal segundo o perfil requerido (técnicas de RH) ►Considerar estratégias de crescimento, de expansão e de incorporação tecnológica na determinação da lotação ideal ►Orientação para o provimento de vagas via MEC (Recomposição do quadro, substituição de vagas privadas e atendimento à expansão/aprimoramento institucional)

Metodologia dos Indicadores de Desempenho DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO ÍNDICES E FATORES CONSIDERADOS ► Força de trabalho vigente ► Índice de fatores de desempenho (% redutor) ► Média de parâmetros de desempenho ponderado (peso) ► Índice de Segurança Técnica ► Análise qualitativa

Metodologia dos Indicadores de Desempenho DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Fatores de desempenho: ►Condições ambientais (luminosidade, temperatura, salubridade, arejamento, ruídos, acessibilidade, layout físico, etc.) ► Condições funcionais (ordem, segurança, ferramental à disposição higiene, ergonomia, etc) ► Automação de processos (potencial) ► Informatização (potencial) ► Padronização de processos (serviços/operações) ► Protocolos profissionais (técnicas de trabalho) ► Competências aplicáveis (conhecimentos, técnicas, tecnologias, etc) ► Jornada de trabalho (otimização)

Metodologia dos Indicadores Acadêmicos DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO MÉDIAS Parâmetros de lotação a partir de um mesmo conjunto de variáveis para áreas com atividades similares IST De acordo com levantamento da taxa de absenteísmo da Instituição VARIÁVEIS: Departamentos:  Disciplinas, docentes e turmas Laboratórios:  Docentes, alunos e carga horária prática semanal Apoio à Graduação:  Alunos matriculados, docentes e carga horária total do curso

Procedimentos Metodológicos Adotados DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Elaboração dos instrumentos de coleta de dados Criação de sistema próprio para o gerenciamento e controle do dimensionamento Aplicação dos instrumentos – pesquisa de campo Operação do Sistema Unificado de Dimensionamento de Pessoal – SUDIP Análise de planilhas “resumo final de demanda de pessoal” por unidades organizacionais Elaboração de relatórios parciais para validação Elaboração do Relatório Final - MEC

Formulários Utilizados DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Perfil de Ambiente Organizacional Perfil Humano

Sistema Unificado - SUDIP DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Funções Básicas Consultas às bases de dados estruturadas, para efeito de pesquisa, análise e tomada de decisão Operações - Planilha Ambiente Funcional - Planilha Perfil Ambiental - Planilha Perfil Humano

Relatório Parcial para Validação DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO Composição da Força de Trabalho Lotação Atual x Lotação Ideal Demonstrativo do Déficit / Excedente de Pessoal Análise das Conformidades Resumo da Demanda de Pessoal

Resumo da Demanda de Pessoal DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO RESUMO DA DEMANDA DE PESSOAL CARGO DESVIO DE FUNÇÃO COLABORADORES LOTAÇÃO Atual Ideal Diferença

Banco de Talentos Humanos DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO INDIVIDUAIS GERAIS UNIDADES AMBIENTES PESQUISAS Cargo Vínculo Nível escolar Curso Situação ocupacional Sexo Faixa-etária Faixa-tempo Competências

Perfil Funcional PERFIL FUNCIONAL DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO CONF. FAT. DESEMP. PERFIL FUNCIONAL VÍNCULO LOCALIZAÇÃO SEGMENTO ESTILO HORÁRIO FUNC. CLIENTES LOTAÇÃO COMPETÊNCIAS FUN. OPERACIONAIS PARÂMETROS DESEMP. PRODUTOS FINAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORA DE RECURSOS HUMANOS Ana Palmira Soares dos Santos COMISSÃO RESPONSÁVEL Aparecida da Graça Coimbra Ib Araripe Soares Patrícia Ribeiro Costa Sandro Luciano Fernandes da Costa Vitor Mature Colenghi www.uftm.edu.br (34) 3318-5069