Abordagem audiolingual

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Transcrição da apresentação:

Abordagem audiolingual

Abordagem audiolingual “a língua é vista como um conjunto de hábitos que se adquirem por meio de um processo mecânico de estímulo – resposta.” Jalil, S. A.; Procailo, L. (2009, p. 777)

Abordagem audiolingual Desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial pelos americanos, que necessitavam aprender várias línguas estrangeiras. Adquiriu carater de ciência devido a adesão de linguistas.

Abordagem audiolingual Prioriza as habilidades orais. A aquisição da língua se dá primeiro pela compreensão auditiva, em seguida produção oral, então compreensão textual e, por fim, produção textual.

Abordagem audiolingual Competências a serem desenvolvidas: Adequação ao contexto sociocultural; Adequação a situação comunicacional; Capacidade de construir ou interpretar textos; Desenvolver estratégias apropriadas para compensar deficiências no domínio do código linguístico.

Referência LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: ed. Da UFSC, 1988. p.211-26 JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR. 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2044_2145.pdf>.

Componentes Giordana Michelli Tathyane Damazo