Abordagem audiolingual
Abordagem audiolingual “a língua é vista como um conjunto de hábitos que se adquirem por meio de um processo mecânico de estímulo – resposta.” Jalil, S. A.; Procailo, L. (2009, p. 777)
Abordagem audiolingual Desenvolvida durante a Segunda Guerra Mundial pelos americanos, que necessitavam aprender várias línguas estrangeiras. Adquiriu carater de ciência devido a adesão de linguistas.
Abordagem audiolingual Prioriza as habilidades orais. A aquisição da língua se dá primeiro pela compreensão auditiva, em seguida produção oral, então compreensão textual e, por fim, produção textual.
Abordagem audiolingual Competências a serem desenvolvidas: Adequação ao contexto sociocultural; Adequação a situação comunicacional; Capacidade de construir ou interpretar textos; Desenvolver estratégias apropriadas para compensar deficiências no domínio do código linguístico.
Referência LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: ed. Da UFSC, 1988. p.211-26 JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR. 2009. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2044_2145.pdf>.
Componentes Giordana Michelli Tathyane Damazo