Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
ensinando através de jogos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Universidade sem Fronteiras
Avaliação Institucional
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Altinópolis.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
1° dia de aula Recepção.
Salas de Matemática.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Decisões.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
A Função do Professor Articulador
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
em Educação em Direitos Humanos
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
Roteiro de observação de estágio
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Coordenadora: Clarice Pires Bolsistas: Mônica Riffel
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas: PORTFÓLIO MÊS DE JUNHO Coordenadora: Clarice Pires Supervisor: Freddy Acadêmicas bolsistas: Mônica Riffel Nicole Suavi Mendes Rubia Arnoldo Suzana Baron

CRONOGRAMA MÊS DE JUNHO Palestra sobre Diversidade e Cultura, com o Professor Francisco Braun Neto; Entrevista com os docentes da EMEBOLF; Construção do Portfólio;

PALESTRA SOBRE DIVERSIDADE E CULTURA

O objetivo da ação deste mês tem como finalidade conhecer os docentes que atuam nos espaços da sala de aula. Com isso foi feito uma entrevista com cada professor, sendo que foi explanada a diversidade cultural. A entrevista feita, a partir de 14 questões, foi realizada no período matutino e vespertino.

Entrevistas com os docentes Turma: 1º Ano Nº de alunos: 24 alunos Nº de professoras em sala: 1 A professora permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como ACT e exerce a profissão há oito anos pela Rede Municipal de Ensino de Guabiruba. Possui a formação de Pedagoga e Pós-Graduada em Interdisciplinaridade. Trabalhou dois anos na APAE de Guabiruba, um ano como Gestora e dois anos na escola atual.

Quando questionada sobre o planejamento, a professora relatou que trabalha por Projetos, e o planejamento é baseado nos Referenciais Curriculares. Sendo que o planejamento é diário. Sobre a avaliação, a docente ressaltou “Eles são bem agitados, mas bem espertos, ativos” A professora complementou que os alunos possuem o mesmo ritmo de aprendizagem. Referente à diversidade e cultura em sala de aula, a docente utiliza estratégias de dinâmicas e brincadeiras para integrar a turma, permitindo que os alunos interajam, enfatizando as diversas culturas e as diferenças, conversando com os alunos que “devemos nos colocar no lugar do próximo”.

Turma: 2º Ano e 3º Ano Nº de alunos: 21 e 23 alunos Nº de professoras: 1 A professora permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como ACT, e exerce a profissão há três anos pela Rede Municipal de Ensino de Guabiruba e dois anos em Colégio Particular. Possui a formação de Pedagoga.

Quando questionada sobre o planejamento, a professora ressalta que o faz diariamente e semanalmente. Sobre a avaliação da turma a docente ressalta “Por atividades, jogos, brincadeiras e teatros”. Referente à diversidade e à cultura, a professora trabalha as diferenças com história e conversas.

Turma: 3º A Nº de alunos: 21 alunos Nº de professores em sala: 1 O professor permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como Efetivo, e exerce a profissão há nove anos, sendo que sete anos pela Rede Municipal e dois anos em colégio particular . Possui a formação de Pedagogo. Possui experiências na área da gestão. Trabalhou cinco anos com jovens e adultos.

Quando questionado sobre o planejamento, o pedagogo ressaltou que faz o planejamento anual e a partir disso faz o semanal; Sobre a avaliação o professor relatou: “ A nota da prova não é determinante. Avalia a criança em um processo de desenvolvimento”. Referente à diversidade e à cultura, o professor busca conhecer a realidade de cada aluno, tentando não confrontar religiões. Trabalha temas como: convivência e valores humanos. Como afirma Maria Carmen Silveira Barbosa “O currículo oculto opera significativamente nas salas de aula e é evidente a atenção às questões sociais e pessoais dos alunos” (p. 1074).

Turma: 4º Nº de alunos: 17 e 18 alunos Nº de professoras: 1 A professora permitiu que fosse realizada a entrevista, trabalha como efetiva, tem graduação em pedagogia e é Pós- Graduada. Trabalha há 28 anos na educação, sendo 22 anos na Rede Municipal de Educação e 8 anos como secretária de escola.

Quando questionada sobre o planejamento a pedagoga ressaltou que faz o planejamento diário. Sobre a avaliação a docente relatou “Respeito a realidade de cada aluno, em seu processo de desenvolvimento”. Referente à diversidade e à cultura, a professora busca conhecer a realidade de cada aluno, tentando não confrontar religiões. Trabalha de maneira bem dinâmica e sempre busca demonstrar valores. Sendo que em sua sala “existem diferentes culturas, mas os alunos têm uma boa interação e respeitam um ao outro.”

Referências BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: As socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Campinas. Editora Especial, 2007, p.1059-1083. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br