Professor Profissional

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Saberes docentes.
Transcrição da apresentação:

Professor Profissional Educação? Transmissão de conhecimentos "laissez faire, laissez aller, laissez passer » Instrução Treinamento Capacitação Desenvolvimento intelectual Formar pessoas Auto-formação Etc.....

Professor  Profissional Sociedade: Cultura, Filosofia de vida, Política governamental....... O Professor Formação Intelectual Habilidades Valores e atitudes Suas competências Suas limitações....... A Instituição: Escola Administração Recursos Humanos Recursos Físicos: Biblioteca, Salas, Laboratórios, Espaços ambientais..... O aluno: sua prontidão para aprendizagem

Professor  Profissional Objeto de trabalho: A Pessoa humana e os seus coletivos Através: Conhecimentos Habilidades Atitudes Valores

Professor Profissional Que profissional? REFLEXIVO: - Prática - Transformação - Nova Prática - Nova Teoria

Professor Profissional PESQUISADOR: - Sua prática como objeto de estudo Debates com outras pesquisas: * Trabalho coletivo como categoria * Profissional com participação: métodos e estratégias

Professor Profissional CRÍTICO: Atitude aproximada da reformulação. -Recriação da realidade - Esforço sobre o conhecimento da realidade - Superação de práticas e reconstrução de idéias

Professor Profissional Democrático: Uma relação interpessoal : ProfessorAlunos. Normas, critérios e regras de funcionamento das atividades escolares são discutidas com os alunos e a direção da escola.

Professor Profissional Desprofissionalização: CAUSAS: racionalismo técnico, professor limitado a interagir com outros profissionais, consumidor de conhecimento produzido por outros profissionais.

Professor Profissional Desta forma, o professor já não dispõe do tempo para ler e pesquisar, seu poder aquisitivo para comprar livros e investir em cursos e congressos está limitado, pois, devido aos baixos salários e falta de condições técnicas é obrigado a trabalhar em várias escolas, o que acaba comprometendo sua profissionalidade

Professor Profissional O DOCENTE PARA SER PROFISSIONAL Respostas que busca superar posturas de inércia Intelectual, social, política na atividade do professor.

Professor Profissional Poder Status, hierarquia e existência de um grêmio para associações. Para a sociologia clássica – profissão não linear, dinâmica, contínua e em construção. HOJE - complexidade econômica. Procura da identidade para formular sua própria concepção de profissão e pensar no processo de profissionalização.

Professor Profissional ...as mesmas se desenvolvem conforme as transformações do trabalho, das necessidades emergentes, do conhecimento que se faz necessário para o avanço de novas tecnologias, de acordo com a cultura de cada grupo social. .....Uma maior ênfase nos princípios e valores da sociedade, sem contudo transformá-los em dogmas.

Professor Profissional ....... Participar e influir na formação da políticas educacionais do Estado/País. Pensar a profissionalização do trabalho docente no Brasil leva-nos necessariamente a uma reflexão através dos acontecimentos históricos do processo de formação da educação laica em nosso país.

Professor Profissional A profissionalização da mulher no magistério vai respaldar-se na idéia de que a educação escolar seria uma extensão da educação iniciada em casa. Com este pensamento fundamentava- se a idéia que permitiria a profissionalização do magistério feminino.

Professor Profissional Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004) o esclarecimento sobre o que é uma profissão se dá no processo de sua evolução. Não há modelo pronto, se desenvolvem conforme as necessidades emergentes do trabalho, do conhecimento e dos valores que se fazem necessários para as novas tecnologias.

Professor Profissional Reconhecem o caminho da docência igual as das demais profissões, um caminho que exige uma constante definição e construção de identidade.

Professor Profissional O trabalho docente encontra-se no centro das profissões humanas interativas, fundamentais à sociedade, pois, seu objeto de trabalho é o humano, o que acaba por modificar a própria relação com o trabalho (TARDIF; LESSARD, 2005)

Professor Profissional A profissionalização docente reúne em si todos os atos ou eventos correlacionados direta ou indiretamente a melhora do desempenho ao trabalho do profissional.

Professor Profissional É um processo socializador de construção de características da profissão, a partir da cooperação entre os indivíduos e o progresso social.

Professor Profissional Sacristán (apud Cunha, 1999, p. 133) percebe a profissionalidade como “expressão da especificidade da atuação dos professores na prática, isto é, o conjunto de atuações, destrezas, conhecimentos, atitudes e valores ligados a ela, que constituem o específico de ser professor”

Professor Profissional Segundo Cunha (1999) é o profissional que “tem competência técnica, discernimento emocional, valores e princípios de responsabilidade e capacidade para resolver problemas no âmbito de sua profissão”.

Professor Profissional BASSO, S.I. Significado e sentido do trabalho docente. Campinas: Cadernos Cedes, v. 19, n. 44, 1998. CUNHA, M. I. Profissionalização docente: contradições e perspectivas. In: VEIGA, I. P. A. (Org). Desmistificando a profissionalização docente. Campinas: Papirus, 1999. RAMALHO, B. L., NUÑUEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2004. TARDIF, M. Saberes Docente e Formação Profissional. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.

Professor Profissional Profa. Dra. Luciana Maria Schlindwein Prof. José Erno Taglieber, PhD Alunos/as * Elaine * Fabiana * Fabiola * Glauciaglivian * Jean * Lígia * Luís * Mara * Mônica *