Professora Esp. Olga C. Scandolara

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL
Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v0 = vm = v. v0  Velocidade.
O QUE SABER.
A implementação da metodologia da Educação em Valores Humanos
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Currículo /Educação Física
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Aspectos Decisivos para o Desenvolvimento de uma Técnica Eficiente ► FLUIDEZ NO MOVIMENTO  Aproveitamento do Peso da Raquete: para uma técnica simples.
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Curso de Teoria Musical
Ritmo Melodia Harmonia
O que é Aprendizagem?.
Inteligências Múltiplas
SHANTALA: Massagem para bebés
Curso de percussão musical
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
Matriz de Avaliação de Educação Musical
Encontro de Professores e Superintendentes da EBD
CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA GINÁSTICA
TEORIA MUSICAL Iniciante
PSICOMOTRICIDADE.
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Captadores Captador: é um dispositivo eletrônico que capta vibrações mecânicas geradas por um instrumento musical (geralmente de cordas, como guitarras,
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Esportes paraolímpicos
Danças. Ciranda e Frevo..
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
A Importância da musicalização
Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico
Música ELEMENTOS Básicos.
CITAÇÕES.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Sequência Pedagógica da Dança
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Planejamento plurianual
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Aperfeiçoamento teórico
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIOANAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID, Língua Portuguesa Coordenadora de área: Profa.
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Acreditar na Vida....
As sensações através da música
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 1. Comunicação O ser humano é um ser eminentemente social. A palavra COMUNICAR deriva do latim communicare, que significa “"partilhar,
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Linha do Tempo da Periodização. Origem até 1950 – precursores da periodização a 1970 – modelos clássicos ou tradicionais até a Atualidade –
Transcrição da apresentação:

Professora Esp. Olga C. Scandolara RITMO E MOVIMENTO Professora Esp. Olga C. Scandolara

ORIGEM DA PALAVRA RITMO A palavra ritmo deriva do grego Rytmus Que significa tudo o que flui e o que se move no universo

Objetivo do trabalho rítmico Promover ao ser humano: - A Melhoria das qualidades físicas ( coord....) -Desenvolver e melhorar a natureza socioemocional e afetiva. -melhorar a natureza cognitiva( raciocínio, atenção). Buscar estímulos positivos de energia e harmonia ( evitar depressão).

FUNÇÕES DO RITMO: Entre outras... Melhorar o domínio do movimento Reforçar a memória Realização do movimento com naturalidade Etc... (Lopes apud MONTEIRO e ARTAXO, 2000)

Algumas definições do ritmo: O ritmo é o elemento mais essencial da música; determina seu movimento e sua palpitação , e representa o contraste entre o som e o silêncio ( JEANDOT, 1997) O ritmo é a capacidade de adaptar-se a um ritmo dado, interiorizá-lo e reproduzi-lo em movimento (WEINECK, 1991)

O ritmo é uma qualidade física. pela mudança de tensão e de repouso O ritmo é uma qualidade física...pela mudança de tensão e de repouso...estando presente em todas as modalidades esportivas (TUBINO, 1984) Compreende-se como ritmo interno o ritmo próprio do ser humano, marcado pelo seu organismo, ( batidas do seu coração) ; e o ritmo externo como a movimentação realizada no grupo num determinado espaço...tais ritmos são do corpo e ambos devem ser analisados conjuntamente.... (GARCIA & HAAS, 2002)

PALAVRAS CHAVES elemento essencial da música contraste entre o som e o silêncio qualidade física ( modalidades desportivas) tensão e repouso ritmo interno e ritmo externo

Exemplo na Ginástica Rítmica: Uma equipe de GR participará de uma seletiva para Olimpíadas 2016, numa prova de conjunto com aparelho bola. A equipe deve manter o ritmo de treinos para aperfeiçoar os movimentos, em especialmente em nível técnico, sincronismo e em relação à música...onde se somará os ritmos internos de cada atleta para se compor um único rítmo, do grupo.

Exemplos de ritmos: A) Ritmo mecânico: Não apresenta variações, é um ritmo determinado: ( música, eletrônica e street) B) Ritmo disciplinado: os movimentos são pré determinados, dentro daquele espaço de tempo: ex. marcha no quartel ( 120 passos por minutos) C) Ritmo natural: ex. ciclo vital do ser humano ( dança contemporânea e dança para PCDs)

D) Ritmo espontâneo: Caracteriza-se por reações espontâneas do ser humano: ex. crianças ao ouvirem uma música começam a dançar sem pensar muito no movimento, apenas segue seu instinto. E) Ritmo refletido: O coreógrafo cria a coreografia a partir da música. Ex: Música é selecionada a partir de um tema a ser coreografado.

Frase musical e bloco musical: Frase musical: Popularmente se denomina como os 8 tempos Podemos perceber quando há uma mudança na música Na dança é comum se utilizar os 8 movimentos corporais como, 1 frase = 8 marcações Bloco musical: Composto por 4 frases musicais ( 32 tempos)

Classificações do ritmo: O ritmo musical é composta basicamente pela melodia e harmonia, que são compostas pelo compasso musical, ou seja as notas são agrupadas em tempos para facilitar a leitura da música. ( tempo e contratempo) - Ritmo binário: Ex: dois e dois ( marchinhas alemã, forró) acento mais forte no 1 Ritmo terciário: Compasso com 3 tempos: Ex. 1,2,3 ( valsa, samba), acento mais forte 1 Ritmo quaternário: Compasso com 4 tempos: ex. 1,2,3,4 (Tango)

Então, em função do nº de movimentos diferentes poderemos resumir: 1 frase musical = 8 tempos ½ frase musical = 4 tempos 1 bloco musical = 32 tempos 2 tempos = Compasso binário 3 tempos = compasso ternário 4 tempos = compasso quaternário

Bibliografia: GARCIA, Ângela e HASS, Aline Nogueira. Ritmo e dança. Canoas: Ed. ULBRA, 2003.

Parte prática: Músicas nos ritmos binário, terciário, quaternário, frase musicais de 8 tempos e blocos musicais de 32 tempos. Reconhecer os ritmos. Introduzir em movimentos corporais, com e sem aparelhos da GR