09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1994 Apresentador(a) : Prof. Joao B. D. de Paiva Centro de Tecnologia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
09 e 10 de setembro de 2010 O PPGEC tem por finalidade a qualificação de recursos humanos e um aumento da capacidade de geração, de difusão e de utilização de conhecimentos científicos na área de Engenharia Civil. Áreas de concentração /Linhas de Pesquisa: Construção Civil e Preservação Ambiental Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos Monitoramento e Modelagem dos Recursos Hídricos Saneamento Básico e Ambiental Conforto Ambiental Materiais de Construção Patologia e Recuperação da Construção EIXO 1: PROPOSTA DO PROGRAMA
UFSM Pontos fortes do Programa 1. A especialização dos docentes é consistente com a proposta do programa. O número de disciplinas é adequado ao número de docentes permanentes do programa; 2. Proposta clara e com boa abrangência; 3. Estrutura física adequada pela complexidade de muitos trabalhos realizados; 4. Bom relacionamento com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais; 5. Boa integração com a comunidade através de trabalhos de assessoria e consultoria; 6. Forte interação com a graduação através das disciplinas (todos os professores permanentes ministram aulas na graduação) e orientação de IC
UFSM Pontos fracos do Programa 1.Cada professor está envolvido simultaneamente com muitos projetos de pesquisa. 2.Constata-se uma produção ainda pequena em periódicos internacionais, principalmente se for considerado que 7 dos 15 docentes possuem bolsa de produtividade do CNPq. 3.Observa-se também que todos os docentes permanentes do programa possuem doutoramento no Brasil (um deles realizou sanduíche no exterior). 4.Alguns professores realizaram pós doutoramento em instituições nacionais. 5.Número excessivo de projetos de pesquisa em andamento (80)
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA Meta Viabili dade Ameaças internas Ameaças externas Priorida de 1 a 5 Implantação do Doutorado MédiaBaixa Produção Docente e Discente em periódicos internacionais Aumento da competi- tividade dos demais programas na área 1
UFSM Número de Professores Permanentes Número de Professores Colaboradores Professores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE Meta Viabilidad e Ameaças internas Ameaç as extern as Priorida de 1 a 5 Reciclar o corpo docente com mais de 10 anos de Doutorado, através de cursos de Pós Doutorado, preferencialmente no exterior. Média Pouca disponibilidade dos docentes para afastamento; Dificuldade de substituição dos docentes durante o afastamento 1
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Priorida-de 1 a 5 Otimizar os projetos de forma a reduzir o número de projetos em andamento Média Resistencia do Corpo Docente; Inconsistencia com outros indicadores internos. Exemplo: Número de Projetos é importante para o IDR Número de projetos de pesquisa
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Trabalhos completos em periódicos Trabalhos completos em periódicos com autores discentes 0302 Anais Completos Produção Técnica Capítulo de Livro0734
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Meta Via b. Ameaças Internas Ameaças Externas Pde Aumentar a produção em Periódicos internacionai s M.Dificuldades de financiamento de traduções, revisões e taxas de publicação Dificuldade de publicação. Competição internacional é maior Trabalhos completos em periódicos
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Meta Vi a b. Ameaças Internas Am- Ext. Prior. Descentralizar a produção. Distribuír melhor entre os docentes M Disponibilidade muito desigual de recursos e tempo entre os docentes 1 Aumentar o número de discentes participantes nas publicações em periódicos. A1
UFSM EIXO 5-ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Número de candidatos inscritos para seleção Número de discentes matriculados (total) Número de discentes titulados Número de bolsas CAPES10*1620 Número de bolsas REUNI02 Número de bolsas do CNPq (cota curso + cota pesquisador) Número total de bolsas Alunos por bolsa8,14,953,6
UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES EGRESSOS Total de egressos180 Principais destionos dos Egressos Iniciativa Privada Doutorado Ministérios Unversidades
UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA 1.- Melhorar Infra-estrutura (salas para aulas e laboratórios cheios); 2.- Orientadores com pouco tempo para seus orientados; 3.- Equipamentos (inexistência e falta de manutenção destes); 4.- Publicação de notas dos semestres anteriores; 5.- Atualização da página da WEB; 6.- Insatisfação com o critério de distribuição de bolsas; 7.- Falta de integração entre os docentes do programa; 8.- Aumentar disciplinas ou hora de aulas práticas; 9.- Falta de intercâmbio; 10.- Falta de uma revista própria.
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabil idade Priorid ade 1 a 5 Concluir laboratórios da ärea de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Média1 Melhorar instalacoes destinadas a pesquisa no LMCC Média1 Melhorar as instalacoes e equipamentos na área de Acústica Média1 Melhorar salas de aula Média1 Ampliar número de salas para alunosMédia1 Ampliar número de salas para docentesMédia1 Melhorar as condicoes da secretariaMédia1
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadePrioridade 1 a 5 Ampliar a atual insercao regionalAlta2 Ampliar a insercao internacionalMédia1
UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS 1.Aumentar a produção em Periódicos, especialmente internacionais 2.Descentralizar a produção. Distribuindo melhor entre os docentes 3.Aumentar o número de discentes participantes nas publicações em periódicos 4.Implantar o curso de Doutorado 5.Reciclar o corpo docente com mais de 10 anos de Doutorado, através de cursos de Pós Doutorado, preferencialmente no exterior. 6.Ampliar a inserção internacional 7.Otimizar os projetos de forma a reduzir o número de projetos em andamento 8.Diminuir o tempo médio de formação de mestres 9.Aumentar o grau de satisfação interna 10.Melhorar a infraestrutura laboratorial e de espaça físico 11.Melhorar a secretaria
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