Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Serviço Social da Indústria - SESI
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Apresentação do Projeto
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
na Administração Pública em Tempos de Grandes Mudanças.
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Modelo de Excelência da Gestão
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Novas Tendências no Desenvolvimento das Competências de Liderança
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
PAIIPME.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
Talentos para Inovação
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Premissas Dados das Microrregiões.
RMP Consultoria de Negócios
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Referências Bibliográficas
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Inovação no Setor de Serviços
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Universidade Corporativa Procenge
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança Desenvolvimento de Liderança: Movimentos, Abordagens e Tendências Prof. Anderson Souza Sant’Anna 2014

Agenda Modelo de Geração e Gestão de Conhecimento FDC: Foco e Articulações com o Desenvolvimento de Liderança Núcleo e Observatório de Liderança FDC Desenvolvimento de Liderança: Movimentos e Tendências Construindo Ambiências Educacionais e Organizacionais Favoráveis ao Desenvolvimento de Contextos de Liderança: Novas Abordagens e Perspectivas

Fundação Dom Cabral: Vocação para o Desenvolvimento de Lideranças Foco de Atuação Criada em 1976, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira, com padrão e atuação internacionais, que se dedica ao desenvolvimento de executivos, gestores públicos e organizações. Missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários, gestores públicos e organizações.

Geração e Gestão do Conhecimento FDC A FDC tem, continuamente, ampliado seus investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação Projetos de pesquisa, conteúdos e soluções educacionais Tecnologias, metodologias, práticas e ferramentas de gestão Estudos de casos, artigos técnicos e científicos Rankings e Indicadores A FDC tem, igualmente, fomentado Intercâmbio de professores com outras instituições de ensino e pesquisa Inserção em associações internacionais (EFMD, AMBA, ENLACES) Proximidade com instituições de fomento à pesquisa e inovação Projetos de desenvolvimento do conhecimento com outras instituições nacionais e internacionais HEC Montreal (Canadá), INSEAD (França), IMD (Suiça), Warwich University (Inglaterra), Babson School (EUA), Kellogg (EUA), UBC (Canadá), UNCTAD (ONU), Accountability (Inglaterra), dentre outras Se focamos no conhecimento gerado através de projetos (fora do conhecimento gerado através de pesquisas acadêmicas), de acordo com conceitos de GC apresentados no 1ro Fórum, poderiamos ver o conhecimento na FDC em termos de conteúdos e processos ou práticas. Alguns desses conhecimentos serão registrados, ou seja, codificados até certo grau e assim padronizados. Isso pode gerar um problema em potencial de limtar inovação e criatividade.

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO Modelo FDC de Geração e Gestão do Conhecimento Soluções educacionais Metodologias Estratégias didático- pedagógicas Experiências internas DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS GESTÃO DO CONHECIMENTO GERAÇÃO DE CONHECIMENTO Novos programas, soluções educacionais, disciplinas, conteúdos e projetos CONHECIMENTO E INOVAÇÃO Pesquisas Metodologias, tecnologias, práticas e ferramentas de gestão Case studies Artigos técnicos e científicos Indicadores

GERAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO FDC PARCERIAS E RELACIONAMENTOS Modelo FDC de Geração e Gestão do Conhecimento: Foco Modelo de Geração e Gestão do Conhecimento FDC: Escopo GERAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO FDC PROJETOS, PROGRAMAS, PARCERIAS E RELACIONAMENTOS FDC PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO FÓRUNS DE COMPARTILHAMENTO INTERNOS E EXTERNOS

Modelo FDC de Geração e Gestão do Conhecimento: Dinâmica de Operação Projetos de “Demanda Espontânea” (Gerentes e Professores) Projetos de “Demanda Induzida” (Núcleos, Centros de Desenvolvimento e de Referência “Incubadoras” de Novos Programas e Soluções Educacionais Grupo Estratégico de Novos Produtos Gerência de Educação EDUC Comunidades de Compartilhamento de Práticas Apoio à Editoração e Publicações Disseminação do Conhecimento Fomento e apoio à participação em eventos acadêmicos Acompanhamento da evolução dos Projetos de Desenvolvimento Biblioteca e Centros de Informações Rankings e Certificações Se focamos no conhecimento gerado através de projetos (fora do conhecimento gerado através de pesquisas acadêmcias), de acordo com conceitos de GC apresentados no 1ro Fórum, poderiamos ver o conhecimento na FDC em termos de conteúdos e processos ou práticas. Alguns desses conhecimentos serão registrados, ou seja, codificados até certo grau e assim padronizados. Isso pode gerar um problema em potencial de limtar inovação e criatividade.

Gestão do Conhecimento FDC Gestão do Conhecimento: Projeto “Complexidade e Gestão” Gestão do Conhecimento FDC Se focamos no conhecimento gerado através de projetos (fora do conhecimento gerado através de pesquisas acadêmcias), de acordo com conceitos de GC apresentados no 1ro Fórum, poderiamos ver o conhecimento na FDC em termos de conteúdos e processos ou práticas. Alguns desses conhecimentos serão registrados, ou seja, codificados até certo grau e assim padronizados. Isso pode gerar um problema em potencial de limtar inovação e criatividade.

Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão - CDCG Projeto focado na constituição de Núcleos de Desenvolvimento do Conhecimento envolvendo espaço físico de 9.850 m2, em extensão ao Campus FDC Se focamos no conhecimento gerado através de projetos (fora do conhecimento gerado através de pesquisas acadêmicas), de acordo com conceitos de GC apresentados no 1ro Fórum, poderiamos ver o conhecimento na FDC em termos de conteúdos e processos ou práticas. Alguns desses conhecimentos serão registrados, ou seja, codificados até certo grau e assim padronizados. Isso pode gerar um problema em potencial de limtar inovação e criatividade.

Núcleos FDC de Desenvolvimento de Conhecimento Espaço multidisciplinar de estudos, pesquisas e desenvolvimento de conteúdos, metodologias, tecnologias e soluções inovadoras, envolvendo clientes, empresas, parceiros e demais instituições de ensino e pesquisa, em âmbito nacional e internacional. Os Núcleos promovem a disseminação dos conhecimentos gerados por meio da publicação de livros, artigos, casos e a participação e organização de congressos, fóruns e seminários. CENTRO DE REFERÊNCIA: Espaço em que se desenvolve e sistematiza conhecimento original e semi-aplicativo, reunindo grupos diversificados de empresas para discussões estratégicas em torno de temas específicos CENTRO DE DESENVOLVIMENTO: Espaço em que se desenvolve, sistematiza, desdobra e aplica conhecimentos gerados considerando setores empresariais específicos.

Núcleos FDC de Desenvolvimento do Conhecimento ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUSTENTABILIDADE LIDERANÇA INFRAESTRUTURA , SUPPLY CHAIN E LOGÍSTICA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Núcleo FDC de Desenvolvimento de Liderança

Observatório de Liderança FDC Monitorar de forma sistemática e compartilhar conhecimentos sobre questões, temas, estudos, pesquisas, conteúdos, metodologias e práticas associados à gestão de pessoas e à temática da liderança e seu desenvolvimento, em nível nacional e internacional

Observatório de Liderança FDC: Dimensões de Monitoramento ÁREA 5 DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS E PESSOAS ÁREA 4 COMPETÊNCIAS EM LIDERANÇA E GP ÁREA 2 GP, LIDERANÇA E GESTÃO EMPRESARIAL ÁREA 3 GP, LIDERANÇA E GOVERNANÇA ÁREA 1 FUNDAMENTOS ÁREA 8 TERCEIRO SETOR ÁREA 6 GP, LIDERANÇA EM AMBIENTES GLOBAIS ÁREA 7 SETOR PÚBLICO

Prioridades Estratégicas na Dimensão Pessoas Pesquisa realizada junto a 1.322 gestores em 41 países indica como principais preocupações estratégicas na dimensão pessoas: Desenvolvimento de liderança (41%) Condução e suporte a processos de mudanças organizacional e cultural (40%) Aumento da produtividade (38%) Programas de treinamento e desenvolvimento (35%) Gestão de competências (33%) Pacotes de compensação e benefícios (30%) Redução dos custos de mão-de-obra (29%) Implantação de sistemas de gestão de RH (28%) Retenção de talentos (26%) Comunicação interna (25%) FONTE: PWC (2004)

Prioridades Estratégicas na Dimensão Pessoas Pesquisa realizada junto gestores de nível estratégico de organizações atuantes no Brasil revela como principais orientações estratégicas na dimensão pessoas: Desenvolvimento de lideranças (62%) Gestão de competências (51%) Atração e retenção de talentos (51%) Aumento da produtividade (35%) Condução e suporte a processos de mudança organizacional e cultural (32%) Disseminação de valores éticos e de responsabilidade social (26%) Promoção de ações direcionadas à qualidade de vida no trabalho (18%) Gestão do conhecimento (15%) Implementação de sistemas inovadores de avaliação de desempenho (11%) Redução dos custos de mão-de-obra (9%) FONTE: FDC (2005)

Planejamento de sucessão Desenvolvimento de novas lideranças Questões e Desafios na Dimensão Pessoas Planejamento de sucessão Desenvolvimento de novas lideranças Recrutamento e seleção de high flyers Engajamento e retenção de talentos FONTE: SHRM Foudation (2007)

Preocupações Estratégicas na Dimensão Pessoas Pesquisa com gestores seniores de organizações multinacionais americanas e europeias aponta como principais ameaças ao futuro dos negócios: Reduzido número de talentos em liderança prontos para assumir posições chave (52%) Número de talentos insuficiente para apoiar o crescimento do negócio e atender suas demandas futuras (44%) Escassez de candidatos potenciais para sucessão em posições críticas para a missão de seus negócios (42%) Ausência de indicadores eficazes para mensuração do sucesso do gerenciamento de talentos para posições de liderança (33%) Incapacidade para identificar talentos precoces na carreira, com alto potencial para crescimento em posições de liderança (27%) Prioridades estratégicas de negócio não se refletem em ações de desenvolvimento da liderança (27%) Incapacidade para acelerar o desenvolvimento de talentos-chave (27%) Incapacidade para diferenciar o desempenho e recompensas aos talentos em posição de liderança (27%) FONTE: Mercer (2008)

Questões e Desafios na Dimensão Pessoas FONTE: IBM (2010)

Desenvolvimento de lideranças Questões e Desafios da Liderança Pesquisa com 2.039 gestores em 35 países indica como tópicos chave, porém ainda críticos, na dimensão pessoas: Gestão de talentos Desenvolvimento de lideranças Transformação do RH em parceiro estratégico Planejamento estratégico da força de trabalho FONTE: BCG/EAPM (2011)

Gestão globalizada de pessoas Gestão de demographics Tópicos de Maior Necessidade de Desenvolvimento na Dimensão Pessoas: Preparando o Futuro Gestão globalizada de pessoas Gestão de demographics Serviços compartilhados e outsourcing Diversidade e inclusão Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal Gestão on-line das mídias sociais FONTE: BCG/EAPM (2011)

Prioridades Pessoais das Lideranças Pessoalmente, você gostaria de gastar mais, menos ou a mesma quantidade de tempo em cada uma dessas atividades? Pessoas/ Relacionamentos Operação Governança Prioridade: % de respondentes que relatam “mais tempo” menos % de respondentes que relatam “menos tempo” Desenvolvendo liderança e pipeline de talentos Encontros com os clientes Melhorando a eficiência organizacional Fixando estratégias e gerenciando riscos Desenvolvendo operações fora do meu mercado Serviço comunitário ou atividades pessoais Encontros com reguladores/os que fazem as políticas Encontros com financiadores e provedores de capital Encontros com diretores e shareholders Base: 1.258 respondentes % Pergunta: FONTE: PwC 15th Annual Global CEO Survey (2012)

Previsão de Mudanças Em que medida você antecipa mudanças na sua empresa em alguma das seguintes áreas nos próximos 12 meses? Base: 2012 = 1258 respondentes; 2011 = 1201 2012 2011 Nenhuma mudança Alguma mudança Uma mudança significativa Estratégias para gestão de talentos Estrutura organizacional (com F&A) Abordagem à gestão de risco Decisões sobre investimento Foco na reputação corporativa e reconstrução de confiança Estrutura de capital Envolvimento com o comitê diretor PwC 15th Annual Global CEO Survey (2012)

Temas da Agenda Estratégica Mudanças demográficas incluindo aposentadoria da geração pós-guerra: necessidade de maior compreensão dos valores e expectativas das novas gerações Tendências de expansão e crescimento de países emergentes: tônica em formas de atração e “aceleração” do desenvolvimento de novas lideranças Internacionalização de empresas de países emergentes: gestão em contextos multiculturais e de ampla diversidade Estratégias de crescimento: movimentos de expansão, fusões e aquisições Novos arranjos organizacionais e inter-organizacionais: integração da cadeia produtiva, APLs, organizações em redes, organizações virtuais, home office

Transformações na Sociedade e no Mundo do Trabalho: Implicações Organizacionais INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO ESTADO INDÚSTRIA DE BENS DE CAPITAL MERCADO DE CONSUMO SINDICATOS CONSUMIDORES TRABALHADORES INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA COMPETIÇÃO GLOBAL TÔNICA NA DIFERENCIAÇÃO NOVOS ARRANJOS ORGANIZACIONAIS FLEXIBILIZAÇÃO DAS RT NOVOS VALORES EM RELAÇÃO AO TRABALHO NOVAS COMPETÊNCIAS NOVAS FORMAS DE VÍNCULO E CARREIRAS ELEVADA DEMANDA MUNDIAL MERCADO DE MASSA PRODUÇÃO EM SÉRIE ESTRUTURAS HIERARQUIZADAS TAYLORISMO/FORDISMO INTENSA DIVISÃODO TRABALHO NOÇÃO DE QUALIFICAÇÃO RIGIDEZ FLEXIBILIDADE

Globalização da economia Transformações no Contexto dos Negócios: Implicações sobre os Elementos Humanos das Organizações Globalização da economia Abertura e flexibilização dos mercados Acirramento da competição Novos padrões de competitividade Adoção sistemática de novas tecnologias Introdução de processos contínuos de reestruturação organizacional Necessidade de novas competências organizacionais Demanda por “novos” perfis profissionais Pressões por “novas” políticas e práticas de gestão de pessoas Imperativo por “novos” estilos de liderança

Desenvolvimento de Liderança: Movimentos Estratégicos Plataforma Intelectual versus Desenvolvimento Organizacional Rigor Teórico versus Relevância Prática Universidade versus Professional Services Degree Programs versus Non-degree Programs Programas Curriculares versus Programas Customizados Faculty versus Rede de Profissionais Campi versus Multilocalidades Atuação Global versus Local

Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Abordagens e Tendências Aderência aos Princípios da Andragogia Educação Continuada: Ciclos de Vida Pessoal e Profissional Estrita Parceria entre Escola-Organizações-Participantes Soluções Educacionais Customizadas e Personalizadas Educação Centrada no Participante: Active Learning Action Learning Problem Based Learning Experiencial Learning Collaborative Learning

Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Abordagens e Tendências Do foco em “Transmissão de Conhecimento” para a “Articulação e Co-criação de Conhecimento”: Inovação, Diferenciação e Agregação de Valor Pessoal, Organizacional e para a Sociedade Integração entre Educação Presencial e por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Blended Learning, Mooks, Redes Sociais Conteúdos para além do Management: Ética, Estética, Humanidades, Sustentabilidade

www.fdc.org.br 4005 9200 (capitais) 0800 941 9200 (demais localidades) Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana,760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 – Nova Lima – MG – Brasil Unidade Belo Horizonte Rua Bernardo Guimarães, 3071 Santo Agostinho 30140-083 – Belo Horizonte – MG – Brasil Unidade São Paulo Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184 15º andar – Vila Olímpia 04548-004 – São Paulo – SP – Brasil Unidade Rio de Janeiro Av. Afranio de Melo Franco, 290 2º andar – Leblon 22430-060 – Rio de Janeiro – RJ - Brasil Associados em todo o Brasil