A EXPERIÊNCIA DA UNILEVER DO BRASIL SÃO PAULO 14 DE OUTUBRO DE 2005 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL SUBSECRETARIA DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento Organizacional Unilever Brasil Renato Souza, Recursos Humanos 19 de Outubro, 2005
Desenvolvimento Organizacional Foco em: –Estrutura –Processos –Cultura –Pessoas
Desenvolvimento Organizacional Pilares: –Missão, Visão e Valores –Desenho Organizacional (estrutura e processos) –Desenvolvimento da Liderança –Desenvolvimento de Times –Clima e Cultura –Gerenciamento da Mudança –Comunicação Estratégica
Missão, Visão e Valores Missão –Corporativa –Diz respeito ao nosso foco como empresa –Estratégia Mundial até 2010 –Baseada no conceito de “Vitalidade” Visão e Valores –Unilever Brasil –Reflete mudanças recentes na organização Código de Princípios de Negócio –Nosso padrão de conduta
Desenho Organizacional Estrutura Mapeamento de Processos Modelo de Governança Papéis e Responsabilidades
Desenvolvimento da Liderança Perfil dos líderes Crescimento do negócio Construção de um time vencedor Living the values Commitment Accountability Empowerment Transparência Confiança
Clima e Cultura Pesquisa Mundial de Funcionários Cultura empreendedora Qualidade de Vida Diversidade Vitalidade Trabalho Flexível
Desenvolvimento de Times Construção de times de trabalho Desenvolvimento de times Times virtuais