1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
ENADE DEAES/INEP/MEC.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Etapas da construção do PDI IFTO
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
SINAES: Concepções e Diretrizes
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira AVALIAÇÃO INSTITUCIONALFlorianópolis Junho de 2006.
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Fundamentos Legais da Avaliação
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
II Fórum ABAMES Da Auto-avaliação à Avaliação Externa
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
INEP Florianópolis Maio/2008. INEP Iguatemy Mª de Lucena Martins DAES/INEP/MEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
CPA Composição Fatec Guaratinguetá. SINAES  Sistema Nacional de Avaliac ̧ a ̃ o da Educac ̧ a ̃ o Superior - SINAES  (instituido pela Lei , de.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

1

2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA A COERÊNCIA DA CONCEPÇÃO GERAL DA AVALIAÇÃO COM OS OBJETIVOS E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

3 SISTEMA NACIONAL ENVOLVE TODAS IES (PUBLICAS E PRIVADAS) DEPENDENTES DO MEC VALORIZA O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMA FEDERAL E SISTEMAS ESTADUAIS AVALIA 10 DIMENSÕES LEGAIS COM O RESPEITO À IDENTIDADE E DIVERSIDADE INSTITUCIONAIS

4 AVALIAÇÃO É UMA ATIVIDADE COMPLEXA QUE ENVOLVE MÚLTIPLOS INSTRUMENTOS ARIOS PROCESSOS AVALIATIVOS ENVOLVENDO DIFERENTES AGENTES É UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE IDENTIFICAÇÃO DE MÉRITO E VALOR NÃO É DIAGNÓSTICO OU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3. TRANSCENDE O DESEMPENHO E RENDIMENTO: BUSCA SIGNIFICADOS MAIS AMPLOS DA FORMAÇÃO V

5 PRINCÍPIOS NORTEADORES  RESPONSABILIDADE SOCIAL  RECONHECIM. DIVERSIDADE DO SISTEMA  RESPEITO À IDENTIDADE INSTITUCIONAL  GLOBALIDADE  CONTINUIDADE  COMPROMISSO FORMATIVO  PUBLICIDADE PARTICIPAÇÃO

6 PROCESSOS DO SINAES AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A - AUTO-AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA PARECER CONCLUSIVO DA CONAES RELATÓRIOAUTO-REFLEXÃO CRITICA VISITA E PARECER COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA

7 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DO SINAES  AUTO-AVALIAÇÃO ORIENTADA  AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA  ENADE  AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

8 INSTRUMENTOS COMPLEMENTARES DE INFORMAÇÃO  CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR  CADASTRO DAS INSTITUIÇÕES E CURSOS  SISTEMAS DE REGISTRO DA CAPES, SESU, SETEC E OUTROS  QUESTIONÁRIO DOS ALUNOS  PDI  OUTROS

9 ENADE – EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES OBJETIVA AFERIR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO E ULTIMO ANO:  COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS DAS ÁREAS;  CONHECIMENTO SOBRE CONTEÚDOS BÁSICOS E PROFISSIONALIZANTES  QUESTÕES TRANSDISCIPLINARES

10 CARACTERISTICAS ENADE 1. APLICAÇÃO TRIENAL POR GRUPOS DE ÁREAS; 2. APLICAÇÃO POR AMOSTRAGEM; 3. APLICAÇÃO NO FINAL DO PRIMEIRO E DO ÚLTIMO ANO DO CURSO; 4. PROVA QUE PERMITA COMPARABILIDADE; 5. CONCEITOS EM CINCO NÍVEIS COM PADRÃO MÍNIMO.

11 ARTICULAÇÃO AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO “Os resultados da avaliação (..)constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior ETAPAS INCLUÍDAS NO SINAES: Autorização; Reconhecimento de cursos; reconhecimento de curso; credenciamento de IES e re-credenciamento O PARECER CONCLUSIVO DA CONAES É VINCULATIVO NO PROCESSO REGULATÓRIO

12 ATRIBUIÇÕES CONAES FUNÇÕES COORDENAR O SIST. NACIONAL DE AVALIAÇÃO ASSEGURAR A QUALIDADE E COERÊNCIA DO SINAES ATRIBUIÇÕES PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO DO SINAES ATRAVÉS DA META-AVALIAÇÃO PERIODICA INSTÂNCIA NACIONAL ORGÃO COLEGIADO DE COORDENADAÇÃO E SUPERVISÃO DELIBERATIVO E NORMATIVA VINCULADO AO GABINETE DO MEC

13 COMPOSIÇÃO DA CONAES Constituído por 13 membros nomeados pelo Presidente da República:  5 represent. do MEC e 8 externos ao MEC  5 especialistas com notório saber cientifico, filosófico e artístico e reconhecida competencia em avaliação ou gestão da educação superior;  3 representantes da comunidade universitária (1 docente, 1 técnico-administrativo e 1 estudante)  5 representantes do MEC: SESu, SETEC e SEAD, CAPES e INEP;

14 O QUE MUDA? (1) 1. CRIAÇÃO DA CONAES PARA: a) coordenar o processo b) integrar os instrumentos c) estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões d) definir política de recrutamento e capacitação de avaliadores

15 O QUE MUDA (2) 2. AVALIAÇÃO SUBSTITUI VERIFICAÇÃO (comissões ganham novo papel); 3. ADEQUAÇÃO DE INSTRUMENTOS EXISTENTES À NOVA FILOSOFIA; 4. ENC SERÁ SUBSTITUÍDO PELO ENADE, COM APLICAÇÃO TRIENAL PARA GRUPOS DE ÁREAS;

16 O QUE MUDA (3) 6. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TORNA- SE O EIXO CENTRAL DO SISTEMA 7. AUTO-AVALIAÇÃO COMO ETAPA PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO EXTERNA 8. META-AVALIAÇÃO PERIÓDICA 9. FIM DOS RANKINGS A PARTIR DO EXAME

17 O QUE MUDA (4) 10. INCORPORAÇÃO DE INDICADORES QUALITATIVOS A TODOS OS INSTRUMENTOS 11. INFORMAÇÃO DOS RESULTADOS À SOCIEDADE ATRAVÉS DE PERFIS INSTITUCIONAIS E DE CURSOS E NÃO SIMPLESMENTE ATRAVÉS DE CONCEITOS

18 A QUEM A AVALIAÇÃO ATENDE?  Às próprias IES, no desenvolvimento da auto-consciência institucional, na definição da missão, de seus planos, métodos e trajetória;  Ao governo e a seus planos de desenvolvimento e políticas públicas;  Aos alunos e futuros alunos  À sociedade como um todo

19 QUEM AVALIA AS IES  Comissões de pares constituídas pelo INEP a partir de diretrizes da CONAES  Pessoas com capacitação, habilidades e experiência em avaliação da educação superior;  Nos processos de auto-avaliação, com a participação de alunos, ex-alunos e a comunidade externa, coordenados pelas Comissões Próprias de Avaliação CPAs

20

21

22 ETAPAS DO SINAES 1. CONAES ORIENTA A AUTO-AVALIAÇÃO; 2. CPAs FAZEM AUTO-AVALIAÇÃO E SUBMETEM RELATÓRIOS; 3. INEP ENVIA COMISSÕES PARA AVALIAÇÃO IN LOCO; 4. RELATÓRIOS DAS COMISSÕES SERÃO ENVIADOS À CONAES PARA PARECER CONCLUSIVO; 5. PARECER CONCLUSIVO ENCAMINHADO À SESU PARA FINS DE REGULAÇÃO