Lei de Acesso à Informação Monitoramento e Apoio à Implementação Otávio Castro Neves Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência Controladoria-Geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Advertisements

A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Avaliação do Plano Plurianual
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AUDITORIA - CA
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
Portal da Transparência Estadual
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
Transparência ativa e passiva
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Ministério Público do Estado do Paraná
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
TRANSPARÊNCIA ATIVA NO GOVERNO FEDERAL
Controle de Recursos Públicos
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março/2013.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Controladoria-Geral da União
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Lei de Acesso à Informação (LAI)
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
07/05/09 Lei n.º /2013 O Conflito de Interesses sob a ótica de Entidades de Direito Privado Carlos Higino Ribeiro de Alencar Secretário-Executivo.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
A Lei de Acesso à Informação
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Portaria Intersecretarial 03/2014 CGM – SECOM – SMDHC - SEMPLA
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público Programa de Pós Graduação em Administração.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Transcrição da apresentação:

Lei de Acesso à Informação Monitoramento e Apoio à Implementação Otávio Castro Neves Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência Controladoria-Geral da União

Monitoramento da LAI Compete a CGU: monitorar a implementação da Lei n /2011, concentrando e consolidando a publicação de informações estatísticas relacionadas no art. 45. preparar relatório anual com informações referentes à implementação da Lei /2011, a ser encaminhada ao Congresso Nacional; monitorar a aplicação do Decreto 7.724/2012, especialmente o cumprimento dos prazos e procedimentos Estabelecer procedimentos, regras e padrões de divulgação de informação ao público, fixando prazo máximo para atualização

Ação de monitoramento Transparência Ativa -Verificação das obrigações de transparência ativa estabelecidas no Decreto 7.724/2012 e em outros normativos -Análise dos sites de 40 órgãos e entidades entre maio e junho de Não conformidades e observações foram consolidadas no “Checklist de Verificação do Cumprimento de Obrigações de Transparência Ativa” -33 órgãos foram comunicados sobre a necessidade de adotarem providências -Nova verificação foi realizada em agosto de Ofícios com novas recomendações foram enviados aos Secretários Executivos

Checklist de verificação cumprimento das obrigação de transparência ativa Informações institucionais Ações e programasAuditoriasLicitações, contratos e convênios Despesas e receitas Informações sobre servidores e terceirizados Informações sobre o SIC Perguntas frequentes

Principais resultados da avaliação de 29 itens, por Ministério

Informações Institucionais Previsão legal: Decreto 7.724/2012 Previsão legal: Resolução da Comissão de Ética Pública e Lei /2013

Informações Institucionais Organograma - muitos organogramas disponibilizados não apresentavam nível hierárquico equivalente às coordenações-gerais Competências - poucos ministérios apresentavam as competências das unidades em nível hierárquico equivalente às coordenações-gerais. Além disso, verificou-se a necessidade de que a linguagem fosse acessível Base jurídica - um ministério tirou do ar devido ao período eleitoral Telefone e endereços – alguns não tinham endereço, nem dos ocupantes dos principais cargos Agenda das autoridades – muitos não apresentavam o nível hierárquico de DAS 5. Alguns estavam desatualizados. Horário de atendimento do órgão/entidade - muitos não traziam o horário de funcionamento do órgão. OBS: não deve ser confundir com horário de funcionamento dos SICs. Principais problemas encontrados

Ações e programas Previsão legal: Decreto 7.724/2012 Lista dos principais programas e ações; área responsável; metas; indicadores; resultados Previsão legal : Decreto 6.932/2009

Ações e programas Dados sobre Ações e Programas – muitos ministérios não apresentaram as metas, indicadores e resultados das ações, projetos e programas. Algumas informações foram encontradas de forma desordenada nos sites, não na seção específica. - Recomenda-se que caso as informações estejam no site, sejam criados links para direcionamento da informação. - Ainda que não execute ações ou programas, o órgão/entidade deve criar o item de navegação, informando que não há conteúdo a ser publicado. Cartas de Serviços - poucos ministérios apresentaram carta de serviço conforme obriga o Decreto 6.923/ Caso o ministério não ofereça serviço ao cidadão, ele deverá informar expressamente na seção. - Caso haja banners na home com a carta de serviço, é necessário acrescentar link para direcionar o cidadão para a informação. Principais problemas encontrados

Ações e programas Ações e Programas - Pouquíssimos ministérios apresentaram metas, indicadores e resultados. Muitos ministérios deixaram as informações espessas no site, não colocaram dados das ações e programas na seção específica. É necessário que se coloque os principais programas e ações do ministério, caso estes estejam em outras seções é necessário colocar links direcionando o usuário para que ele encontre a informação. Cartas de Serviços – poucos ministérios apresentaram a carta de serviço, conforme prevê o Decreto 6.932/2009. Caso o ministério não possua nenhum serviço ao cidadão, esta informação deve estar expressa na seção. Principais problemas encontrados Portaria CGU nº 262/2005. Auditorias Previsão legal: Decreto 7.724/2012 Portaria da CGU 262/2005

Ações e programas Ações e Programas - Pouquíssimos ministérios apresentaram metas, indicadores e resultados. Muitos ministérios deixaram as informações espessas no site, não colocaram dados das ações e programas na seção específica. É necessário que se coloque os principais programas e ações do ministério, caso estes estejam em outras seções é necessário colocar links direcionando o usuário para que ele encontre a informação. Cartas de Serviços – poucos ministérios apresentaram a carta de serviço, conforme prevê o Decreto 6.932/2009. Caso o ministério não possua nenhum serviço ao cidadão, esta informação deve estar expressa na seção. Principais problemas encontrados Auditorias Relatórios de Gestão – sites com relatórios desatualizados. Links quebrados. -Caso o órgão/entidade já disponibilize as informações em seu site, poderá disponibilizar link para a área em que os relatórios já são divulgados. -Se o órgão/entidade ainda não divulga a informação em seu site, deverá providenciá-lo. Relatórios e certificados de auditoria – sites com relatórios desatualizados. Links quebrados. Informações confusas e difícil para o cidadão. Vale lembrar que os relatórios e certificados de auditorias podem ser encontrados, para grande maioria dos órgãos, no site da CGU em: Relatórios sobre os processos de auditorias anuais de contas - sites com relatórios desatualizados ou sem informação. Caso o órgão não seja contemplado pela Decisão Normativa do TCU para apresentar o relatório de gestão e/ou para tomadas de contas, ele deverá informar isso ao cidadão. Principais problemas encontrados

Ações e programas Ações e Programas - Pouquíssimos ministérios apresentaram metas, indicadores e resultados. Muitos ministérios deixaram as informações espessas no site, não colocaram dados das ações e programas na seção específica. É necessário que se coloque os principais programas e ações do ministério, caso estes estejam em outras seções é necessário colocar links direcionando o usuário para que ele encontre a informação. Cartas de Serviços – poucos ministérios apresentaram a carta de serviço, conforme prevê o Decreto 6.932/2009. Caso o ministério não possua nenhum serviço ao cidadão, esta informação deve estar expressa na seção. Principais problemas encontrados Auditorias Boa Prática Referência legal mostrando ao cidadão qual a unidade que deve apresentar relatório de gestão no ano.

Licitações, Contratos e Convênios Previsão legal: Decreto 7.724/2012 Decreto: 5.482/2005 (Portal da Transparência e Páginas de Transparência) Portaria Interministerial: 140/2006 (Páginas de Transparência)

Contratos – Links quebrados. Informação incompleta. -Sugere-se a colocação de link para a seção de “contratos” da Página de Transparência do órgão. Previsão legal: Portaria Interministerial: 140/2006 Licitações – Informação incompleta. -Sugere-se a colocação de link para a seção de “licitações” da Página de Transparência do órgão. Previsão legal: Portaria Interministerial: 140/2006 Convênios- Links quebrados. Informação incompleta. -Sugere-se, ainda, a colocação de link para a seção de “convênios” da Página de Transparência do órgão. Previsão legal: Portaria Interministerial: 140/2006 -Sugere-se a colocação do link para seção “convênios” do Portal da Transparência. O link deve levar o cidadão direto para a página do órgão concedente. Principais problemas encontrados Licitações, Contratos e Convênios

Exemplo Licitações, Contratos e Convênios Diretamente para a seção de licitações Despesas e receitas Previsão legal: Decreto 7.724/2012 Decreto: 5.482/2005 (Portal da Transparência) Portaria Interministerial: 140/2006 (Páginas de Transparência) LC 131, de 27/05/2005

Exemplo Licitações, Contratos e Convênios Diretamente para a seção de licitações Despesas e receitas Principais problemas encontrados Despesa com diárias e passagens – Links quebrados. Informações “inexistentes”. -Sugere-se a colocação de link para a seção de “diárias e passagens” da Página de Transparência do órgão. -Caso o órgão não tenha, sugere-se a colocação do link para o Portal da Transparência, com o passo a passo de como encontrar a informação. Execução de despesa por natureza da despesa – Informação incompleta. Links quebrados -Sugere-se a colocação de link para a seção de “Execução Orçamentária > Por natureza de despesa” da Página de Transparência do órgão. Execução da despesa por programa- Links quebrados. Informação incompleta. -Sugere-se a colocação de link para a seção de “Execução Orçamentária > Por programa” da Página de Transparência do órgão Sugere-se, ainda, a colocação do link para o Portal da Transparência para as seções que trazem informações sobre: - Despesas diárias; - Cartão de Pagamento; - despesas por programa, por ação, etc. É importante que seja informado o passo a passo de como encontrar a informação no Portal da Transparência.

Servidores e Terceirizados Previsão legal: Decreto 7.724/2012 Portaria Interministerial 233/2012 Lei /2013 (LDO – art 109. rol sobre terceirizados)

Exemplo Licitações, Contratos e Convênios Diretamente para a seção de licitações Servidores – Link não levava diretamente para os servidores do órgão. Falta de explicação de como achar os dados referentes ao servidor. -Sugere-se a colocação de link para a seção de “Servidores” do Portal da Transparência que traz os dados dos servidores do órgão. -Os órgãos que tenham agentes públicos cujo exercício profissional é protegido por sigilo, devem colocar na seção uma nota explicativa com citação da legislação, para justificar a ausência. -As empresas públicas e sociedades de economia mistas que não atuam sob regime de concorrência devem publicar a remuneração dos servidores em seus sites (Portaria Interministerial 233/2012). As que estão sob regime de concorrência devem informar o fundamento legal para a não publicação. Terceirizados- Informação incompleta ou inexistente, informações desatualizadas -As informações sobre terceirizados podem estar na seção de “servidores” ou na seção sobre “contratos”. -Os órgãos precisam divulgar lista com: nome completo, CPF*, cargo ou atividade exercida, lotação e local de exercício dos empregados terceirizado (Art. 109 da Lei /2013) -as informações devem ser atualizadas quadrimestralmente *devem ser ocultados os três primeiros dígitos e os dois dígitos verificadores do CPF Servidores e Terceirizados Principais problemas encontrados

Importância do Acesso à Informação + Controle Social Acesso a Serviços Público Consolidação da Democracia Perguntas frequentes Previsão legal: Decreto 7.724/2012

Importância do Acesso à Informação + Controle Social Acesso a Serviços Público Consolidação da Democracia Perguntas frequentes Perguntas frequentes – informações inexistente. Informações incompletas. Informações desatualizadas. Principais problemas encontrados

Informação sobre o SIC Previsão legal: Decreto 7.724/2012

Informação sobre o SIC Principais problemas encontrados Nome da autoridade de monitoramento – Alguns órgãos não informaram. Outros órgãos informaram o cargo da autoridade de monitoramento, mas não o nome. Informações sobre o SIC – Informações incompletas (principalmente, nome dos servidores responsáveis pelo SIC) Formulário para pedido e link para o e-SIC – muitos não traziam o formulário para o pedido. Localização Horário de funcionamento Servidores responsáveis Telefone e s do SIC

Ferramentas tecnológicas

Principais problemas encontrados Garantir acessibilidade – falta de ferramentas de acessibilidade. Recomenda-se a adoção de medidas que garantam a plena acessibilidade para pessoas com deficiência. Dicionário de dados – muitos órgãos não tinham informações em formatos abertos. Recomenda-se a publicação do dicionário de dados para cada base de dados publicada, visando explicar quais são as informações e variáveis presentes nos arquivos, quando houver. Diversos formatos eletrônicos – muitos não traziam documentos em formatos abertos. Ferramenta de busca Ferramentas tecnológicas

Abertura de perguntas e respostas - LAI

Abertura de pergunta e resposta + Acesso à informações públicas Controle Social Economia de recurso público Consolidação da Democracia

Marcação no e-SIC - Cabe aos órgãos e entidades proteger a informação sigilosa e a informação pessoal (art. 6º, inc III da Lei /2011) -Ferramenta para marcação foi testada entre 22 de maio e 30 de julho de Somente os pedidos realizados a partir de 1° de agosto de 2014 e suas respectivas respostas serão publicados. -É possível fazer revisão das marcações -A data prevista de lançamento do banco de perguntas e respostas ao público é no inicio de dezembro de Todo órgão deverá, ao finalizar a resposta de um pedido de informação, ou de um recurso, indicar se existe informação restrita (pessoal, sigilosa ou classificada).

- Caso o servidor indique “SIM”, o pedido não será disponibilizado via transparência ativa; - Caso o servidor indique “NÃO”, ele estará autorizando a divulgação do conteúdo do pedido, resposta, recurso e resposta do recurso ao público em geral. Marcação no e-SIC Caso o servidor indique “SIM”, o pedido não será disponibilizado via transparência ativa; Caso o servidor indique “NÃO”, ele estará autorizando a divulgação do conteúdo do pedido, resposta, recurso e resposta do recurso ao público em geral.

Informação sujeita a restrição de acesso Informações Pessoais Informações Classificadas Informações protegidas por outros sigilos legais (fiscal, bancário, industrial...) Informações com restrição de acesso

Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União Canal de orientação a órgãos/entidades: