DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância da Psicomotricidade Fundamentos Psicomotricidade
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PSICOLOGIA.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Oficina Brincando com sucata
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O Início da Comunicação
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Maria Monteiro Drumond Poyares
A Pré-História da Linguagem Escrita
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
O Desenvolvimento Psicomotor
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Características da criança: perspectivas teóricas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Ginástica Geral.
PSICOMOTRICIDADE.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Desenvolvimento Psicomotor
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
PSICOMOTRICIDADE A importância da Psicomotricidade na prevenção das
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Psicologia, Infância e Educação
Aprendizagem da matemática
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E O BRINQUEDO Criança vai à escola para Brincar. Brincar e Jogar. Professor deve fazer intervenções intencionais.

GÊNESE DA IMAGEM DO CORPO Elaborada a partir do quadro sinóptico proposto no livro Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem de Vitor da Fonseca.

RECÉM NASCIDOS Postura: Em flexão. Hipotomia da Coluna. Hipertonia dos Membros.

1 ANO Postura: Sentado. Hipertonia da coluna.

2 ANOS Postura: Bípede.

RECÉM NASCIDOS Motricidade: Marcha reflexa. Reflexo de suspensão. Reflexo de reptação.

1 ANO Motricidade: Reptação. Quadrupedia.

2 ANOS Motricidade: Autonomia da marcha; Marcha correta; Corre com dificuldades de equilíbrio; Motricidade sincrética e simétrica.

RECÉM NASCIDOS Preensão: Reflexo e preensão (grasping reflex).

1 ANO Preensão: Preensão cúbito palmar. Preensão em garra. Os objetos passam de uma mão para outra. Pronação e supinação. Manipulação de objetos. 1 ANO

2 ANOS Preensão: Preensão fina; Aponta com o indicador.

RECÉM NASCIDOS Linguagem: Grito e choro acompanhandos de hipertonia. Lalações.

1 ANO Linguagem: Início da compreensão das palavras. Ecolália. Ecomímia. Separação do Eu e do Não-Eu. Frases de três palavras

2 ANOS Linguagem: Associa duas palavras; Compreensão de instruções e direções; Compreensão dos advérbios de lugar; Para nomear uma imagem.

RECÉM NASCIDOS Personalidade: Sentimento nulo. Reação de prazer na nutrição, no banho quente e nas alterações de equilíbrio. Boca e ânus como meio de comunicação exterior. Dorme 19h em 24. Higiene reflexa.

1 ANO Personalidade: Distingue as pessoas conhecidas; Comunicação não verbal; Controle variável dos esfincteres; Período sensório motor; Atividade global difusa.

2 ANOS Personalidade: Dorme 12h em 24; Condutas higiênicas elementares adquiridas; Chama-se pelo próprio nome; Reconhece sua imagem no espelho e em fotografia; Atividade lúdica.

RECÉM NASCIDOS Desenho do corpo:

1 ANO Desenho do corpo:

2 ANOS Desenho do corpo:

3 – 4 ANOS Postura: Controle automático. Automatismo postural integrado.

5 – 7 ANOS Postura:

8 – 9 ANOS Postura:

10 – 13 ANOS Postura:

3 – 4 ANOS Motricidade: Dominância lateral. Corre, salta e evolui ao pé-coxinho. Aparecimento do sentido das posições e das direções no espaço em relação com o corpo.

5 – 7 ANOS Motricidade: Aperfeiçoamento da coordenação geral. Galopa e trota. Domina a bicicleta e os patins. Aprende a nadar. Aperfeiçoamento perceptivo-motor. Recebe e devolve os objetos. Aquisições gnopráxicas. Gnosia da lateralalidade.

8 – 9 ANOS Motricidade: Aprendizagens lúdicas e recreativas. Jogos e orientação. Valorização dos fatores de execução e controle de movimento.

10 – 13 ANOS Motricidade: Domínio da atividade psicomotora. Conscientização corporal. Aprendizagens desportivas e expressivas. Automatização dos movimentos aprendidos. Capacidade de inibição voluntária. Ajustamento das condutas.

3 – 4 ANOS Linguagem: Aparecimento da função simbólica. Imitação diferida. Estruturação espacial e temporal dos acontecimentos. Reconhece o nome das diferentes partes do corpo.

5 – 7 ANOS Linguagem: Enriquecimento do vocabulário. Faz perguntas. Usa conjunções. Percebe preposições. Aprende a ler. Fala sem articulação infantil.

8 – 9 ANOS Linguagem: Estruturação lógica da linguagem. Coordenação das ações por sistemas mais coerentes e reversíveis. Aprendizagens escolares automatizadas. Interesse por leitura.

10 – 13 ANOS Linguagem: Desenvolvimento da capacidade de abstração. Perfeição semântica. Aprendizagem de língua estrangeira. Importância do diário e da correspondência. Predisposições culturais.

3 – 4 ANOS Preensão: Manipulação construtiva. Constrói torres com cubos. Desenvolvimento das praxias.

5 – 7 ANOS Preensão: Aperfeiçoamento da motricidade fina. Praxias elementares e utilitárias. Escreve. Manipula objetos e constrói estruturas. Faz modelagem. Mão instrumento de criação.

8 – 9 ANOS Preensão: Interesse por atividades construtivas complexas. Dissociação de movimentos. Supressão das sincinesias e das paratonias.

10 – 13 ANOS Preensão: Desenvolvimento das relações visão-preensão. Construção e composição de objetos. Melhoramentos da estruturação espacial.

3 – 4 ANOS Personalidade: Assimilação do real ao eu. Cópia de atitudes. Usa corretamente a colher. Calçar-se Recreia-se com brinquedos. Adapta-se a situações novas.

5 – 7 ANOS Personalidade: Independência da mãe, no vestuário, na nutrição e na higiene. Veste-se sem ajuda. Condutas sociais. Joga cooperativamente. Utilização dos primeiros conceitos.

8 – 9 ANOS Personalidade: Desenvolvimento da sociabilidade. Binomio afetivo. Formação de grupos. Liderança e submissão. Desenvolvimento da curiosidade e da responsabilidade.

10 – 13 ANOS Personalidade: Desaparecimento do egocentrismo. Desejo de participação social. Interesse pelo sexo oposto. Responsabilidade social. Desejo e integração social.

3 – 4 ANOS Desenho do corpo: Bonhomme – Bizarro.

5 – 7 ANOS Desenho do corpo: Bonhomme perfil – Pormenores de vestuário.

Melhores proporções corporais. 8 – 9 ANOS Desenho do corpo: Melhores proporções corporais.

10 – 13 ANOS Desenho do corpo: Introdução de fatores sociais.

1 ano

2 anos

3 anos

4 anos

5 anos

6 anos

7 anos

11 anos