Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática
Advertisements

E. M. Altina Olívia Gonçalves
GEOMETRIA ESPACIAL.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Geometria – 10º ano Paulo Almeida – Matemática 10º ano –ano lectivo 2003/2004.
OS CINCO SÓLIDOS PLATÓNICOS
“Matemática B” Janeiro e Junho de 2002
Os Sólidos Platónicos Ana Arrrombra e Manuela Pedro
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Prismas Prof PH.
Prismas.
DIVIDINDO UM TRAPÉZIO Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento algébrico e espacial; Diferentes modos de resolução;
MODELANDO SÓLIDOS Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.
DOIS POR UM! Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Interpretação geométrica; Modelos matemáticos; Argumentação geométrica.
Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão oral matemática; Leitura.
Geometria Espacial Prof. Kairo O Silva.
Geometria Espacial.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 11/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Modelagem como metodologia de ensino
Pentaminós e Planificação do Cubo
SÓLIDOS PLATÓNICOS.
SENTIDO DE NÚMERO RACIONAL
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 28/01/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
REGULARIDADES E PADRÕES
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
PRISMAS.
Grandezas Escalares e Vetoriais
A geometria na natureza
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 04/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Planificação da Superfície do Cilindro usando o Geometer´s Sketchpad
Elaborado por: Sílvia Couto
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Encontro Construindo o futuro com as TIC Évora, Julho 2006 Exploração de aplicações interactivas na aprendizagem da Matemática.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES
Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Gonçalo Nunes
Por Ornisandro José Pires Domingues
MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário
Variante de Cozinha - Pastelaria
Professor  Neilton Satel
Estudo dos Poliedros.
GEOMETRIA ESPACIAL.
Colégio Prioridade Hum
Conceitos e Procedimentos
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Es Vocacional de 3º ciclo do ensino básico
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
Poliedros.
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
LÓGICA GEOMÉTRICA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento lógico; Interpretação; Diferentes modos de resolução;
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
PIRÂMIDES.
ESFERA.
Prismas Módulo 21 – Frente 4
Sólido geométrico → é uma porção finita de espaço limitada por superfícies planas e curvas; é um objecto tridimensional, isto é, tem largura, comprimento.
Mostrando a vida numérica na aula
Área do Losango L L A = d1 . d2 2 d2 L L d1.
Transcrição da apresentação:

Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ezequiel Bento Lourenço - Matemática B - Esc Sec Soure - Jan Mai 2002 Circulo de Estudos Módulo inicial Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Pré – Requisitos: Operar com números reais. Calcular perímetros, áreas e volumes. Identificar os sólidos geométricos nomeadamente, cubo e tetraedro. Teorema de Pitágoras. Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Objectivos Gerais: Desenvolver a confiança em si próprio. Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real. Desenvolver o cálculo (operações em R, e com expressões em contexto de problemas reais). Desenvolver o raciocínio e o pensamento científico. Desenvolver hábitos de trabalho e persistência. Detectar eventuais dificuldades em questões básicas e tentar estabelecer uma boa articulação entre o 3º Ciclo e o Secundário. Permitir que os próprios alunos detectem algumas dificuldades. Ezequiel Bento Lourenço

Objectivos Específicos:  Verificar a relação entre os volumes do cubo e do tetraedro.  Determinar essa relação.  Identificar os polígonos obtidos através de um corte num tetraedro por um plano paralelo a duas arestas. Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Materiais:  Cubos de medidas de arestas diferentes feitos de esponja para arranjos de flores naturais.  Faca.  Régua ou fita métrica. Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Estratégias:  A actividade deve ser desenvolvida em grupos de quatro elementos, um dos quais será o seu representante.  Os alunos devem ser orientados através de questões e do manuseamento dos materiais para a resolução de uma ficha de trabalho.  No final da resolução da ficha de trabalho, com o apoio do material utilizado, o representante de cada grupo apresenta as suas conclusões.  No final serão comparadas as conclusões. Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Avaliação:  Da participação de cada elemento do grupo no trabalho.  Da obtenção do tetraedro por cortes no cubo.  Da resolução escrita da actividade.  Da apresentação oral. Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Duração:  180 minutos.  Ezequiel Bento Lourenço

Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ficha de Trabalho Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Questão 1: Que relação existe entre o volume de um cubo e o do tetraedro cujas arestas são as diagonais faciais do cubo? 1.1 Mede as arestas do cubo. 1.2 Determina o volume do cubo. 1.3 Traça as diagonais faciais de forma a obteres um tetraedro. 1.4 Tenta, por cortes “extrair” o tetraedro do cubo. 1.5 Averigua que sólidos obtiveste. 1.6 Fazendo as medições necessárias, calcula os seus volumes. 1.7 Relacionando os volumes do cubo e os dos sólidos que obtiveste, tenta descobrir o do tetraedro. 1.8 Na tua opinião, qual a relação que existe entre os volumes do cubo e do tetraedro? Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Questão 2: Que polígonos é possível obter cortando um tetraedro por um plano paralelo a duas arestas? 2.1 Observa com atenção o teu tetraedro. Se o cortares por planos paralelos a duas arestas, que polígonos obténs? Ezequiel Bento Lourenço

Ezequiel Bento Lourenço Questão 3: Qual o perímetro e a área dos polígonos que constituem as secções? 3.1 Calcula, fazendo as medições necessárias, o perímetro e a área de algumas dessas secções. Ezequiel Bento Lourenço