Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ezequiel Bento Lourenço - Matemática B - Esc Sec Soure - Jan Mai 2002 Circulo de Estudos Módulo inicial Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Pré – Requisitos: Operar com números reais. Calcular perímetros, áreas e volumes. Identificar os sólidos geométricos nomeadamente, cubo e tetraedro. Teorema de Pitágoras. Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Objectivos Gerais: Desenvolver a confiança em si próprio. Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real. Desenvolver o cálculo (operações em R, e com expressões em contexto de problemas reais). Desenvolver o raciocínio e o pensamento científico. Desenvolver hábitos de trabalho e persistência. Detectar eventuais dificuldades em questões básicas e tentar estabelecer uma boa articulação entre o 3º Ciclo e o Secundário. Permitir que os próprios alunos detectem algumas dificuldades. Ezequiel Bento Lourenço
Objectivos Específicos: Verificar a relação entre os volumes do cubo e do tetraedro. Determinar essa relação. Identificar os polígonos obtidos através de um corte num tetraedro por um plano paralelo a duas arestas. Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Materiais: Cubos de medidas de arestas diferentes feitos de esponja para arranjos de flores naturais. Faca. Régua ou fita métrica. Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Estratégias: A actividade deve ser desenvolvida em grupos de quatro elementos, um dos quais será o seu representante. Os alunos devem ser orientados através de questões e do manuseamento dos materiais para a resolução de uma ficha de trabalho. No final da resolução da ficha de trabalho, com o apoio do material utilizado, o representante de cada grupo apresenta as suas conclusões. No final serão comparadas as conclusões. Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Avaliação: Da participação de cada elemento do grupo no trabalho. Da obtenção do tetraedro por cortes no cubo. Da resolução escrita da actividade. Da apresentação oral. Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Duração: 180 minutos. Ezequiel Bento Lourenço
Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ficha de Trabalho Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Questão 1: Que relação existe entre o volume de um cubo e o do tetraedro cujas arestas são as diagonais faciais do cubo? 1.1 Mede as arestas do cubo. 1.2 Determina o volume do cubo. 1.3 Traça as diagonais faciais de forma a obteres um tetraedro. 1.4 Tenta, por cortes “extrair” o tetraedro do cubo. 1.5 Averigua que sólidos obtiveste. 1.6 Fazendo as medições necessárias, calcula os seus volumes. 1.7 Relacionando os volumes do cubo e os dos sólidos que obtiveste, tenta descobrir o do tetraedro. 1.8 Na tua opinião, qual a relação que existe entre os volumes do cubo e do tetraedro? Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Questão 2: Que polígonos é possível obter cortando um tetraedro por um plano paralelo a duas arestas? 2.1 Observa com atenção o teu tetraedro. Se o cortares por planos paralelos a duas arestas, que polígonos obténs? Ezequiel Bento Lourenço
Ezequiel Bento Lourenço Questão 3: Qual o perímetro e a área dos polígonos que constituem as secções? 3.1 Calcula, fazendo as medições necessárias, o perímetro e a área de algumas dessas secções. Ezequiel Bento Lourenço