EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
PROJETO Oficina de Expressão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
DIRETRIZES CURRICULARES
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Educação Ambiental - GPEEA
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Decisões.
REGISTROS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Sugestão de Atividade:
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Metodologia do Ensino de Arte
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Organizando o trabalho pedagógico
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Projeto Pixel Reunião com pais e alunos Projeto Pixel Março, 2014 Porto Alegre.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIO DA AÇÃO DOCENTE V Profª Titular: Maristela Cristina Metz Profª Assistente: Ana Cristina Gipiela Pienta Direitos reservados: Maristela Cristina Metz Aula 03 (25/09/2008) NS 2006/01

AULA DE HOJE Cronograma de estágio; Orientação para o registro da exploração do ambiente; Planejamento; Tema gerador. Interdisciplinaridade.

CRONOGRAMA DE ESTÁGIO

80 horas

AULAS PRÁTICAS Contato com a escola 5 h Exploração do ambiente 10 h Planejamento Docência 20 h Relatório 15 h

PRIMEIRA ETAPA DE ESTÁGIO Atualização do requerimento de estágio. (2 vias) - anexo A Preenchimento da ficha de identificação do estagiário. (2 vias)- anexo B

SEGUNDA ETAPA DO ESTÁGIO Visitar a escola; Escolher uma turma de 3ª série e outra de 4ª série; Fazer um cronograma para observação. 5 horas Anexo C

TERCEIRA ETAPA DO ESTÁGIO EXPLORAR O AMBIENTE Assistir aula nas turmas escolhidas; Anotar o parecer sobre a turma no seu diário de bordo. 10 horas Anexo C

COMO REGISTRAR? Fazer um parecer sobre a turma Mas o que é isso?

TRATA-SE DE: Número de alunos; Número de meninos e meninas; Nomes dos alunos; Interesses; Dificuldades; Organização; Relacionamentos.

ATENÇÃO OBSERVAR SEM CRITICAR

OBSERVAR Refletir a prática observada com solidez teórica.

COMO REGISTRAR 2.2 ANÁLISE DAS ATIVIDADES. 2.2.1 Terceira série (5 horas de observação e 10 horas de docência) 2.2.2 Quarta série (5 horas de observação e 10 de docência)

RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 1ª PARTE - Contextualização No dia dois de outubro iniciou-se a terceira etapa do estágio “exploração do ambiente” na terceira série A da escola .................. Observou-se a turma no período de..... .....................................

RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 2ª PARTE Descrição da turma.

RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 3ª PARTE Relatar as atividades realizadas pela professora regente e refletir sobre elas.

RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO 4ª PARTE Finalizar a etapa de observação, ou seja de exploração do ambiente e iniciar a descrição da docência.

IMPORTANTE Saber observar; Ter conhecimento teórico; Saber refletir a prática; Saber registrar.

PARA REFLETIR Em relação a esta etapa do relatório que é: - como redigir o texto sobre a exploração do ambiente, há alguma dúvida?

QUARTA ETAPA DO ESTÁGIO PLANEJAMENTO Conversar com os professores; Elaborar planos de aula. 10 horas Anexo D

VAI DEPENDER DO SEU CRONOGRAMA NA ESCOLA QUANTOS PLANOS DE AULA? 10 HORAS NA 3ª SÉRIE 10 HORAS NA 4ª SÉRIE 4h 2h 2h VAI DEPENDER DO SEU CRONOGRAMA NA ESCOLA

PLANOS DE AULA Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; Ciências; História; Ed. Física; Arte.

PLANO DE AULA 01 Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática DATA/ PERÍODO OBJETIVOS CONTEÚDO ENCAMINHAMENTO AVALIAÇÃO

OBJETIVOS exemplo Trabalhar a leitura e escrita de frases. Entender as medidas de capacidade.

CONTEÚDO Água Leitura e escrita. Medidas de capacidade.

ENCAMINHAMENTO Pedir aos alunos que em dupla produzam uma frase sobre a água. Propor que escrevam em tiras de papel a frase. Elaborar com as frases um texto coletivo sobre a água no quadro. Solicitar o registro do texto no caderno.

ENCAMINHAMENTO Levar 1 litro de água para a sala e explicar as medidas de capacidade. Propor situações problemas colocando o litro de água em copos de 250 ml. Propor que listem produtos comprados em litro.

AVALIAÇÃO Será realizada por meio da observação e registro das atividades propostas.

PLANO DE AULA 2 Geografia / arte/ ciências Trazer gravuras que tenham água para os alunos compararem as paisagens modificadas ou não pelo homem. Propor que criem maquetes, desenhos cartazes. Os animais que vivem na água.

PLANO DE AULA 3 Como era a questão do consumo de água ontem e hoje? História/Educação Física Como era a questão do consumo de água ontem e hoje? Quais os esportes praticados na água.

EM RELAÇÃO A ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA FICOU CLARA A INTERDISCIPLINARIDADE?

UM PLANO DE AULA DINÂMICO E MOTIVADOR Abordar conteúdos do interesse dos aprendizes; Apresentar diferentes linguagens;

LÍNGUA PORTUGUESA Textos interessantes; Letras de músicas; Uso de dramatizações; Uso de microfone, televisão de sucata; Confecção de cartazes; Elaboração de álbuns; Brincadeiras; Gravuras.

MATEMÁTICA Jogos; Material pedagógico (material dourado, ábaco...); Material concreto; Uso de faturas de água, luz, panfletos de mercado... Competições.

CIÊNCIAS Experiências; Aulas passeio; Histórias; Filmes; Entrevistas; Cartazes; Pesquisa.

HISTÓRIA Trabalhar com documentos (livros, diários, pinturas, fotografias, filmes, músicas); Trabalhar com a história dos alunos, da escola, do bairro... Nacionalidade, religião, costumes... Linhas do tempo.

EDUCAÇÃO FÍSICA Brincadeiras; Jogos; Pesquisa; Danças.

ARTE Artes visuais (textura, cor, forma, linha, volume, pintura, escultura, desenho...); Dança (movimento, espaço, tempo); Música (som); Teatro.

GEOGRAFIA Jogos; Mapas; Globo; Filmes. Maquetes; Relatos; Recortes; Textos; Painéis; Jogos; Filmes.

SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

LÍNGUA PORTUGUESA O ALUNO DEVERÁ ESTAR APTO PARA: Realizar leitura; Resumir idéias; Utilizar o dicionário; Acentuar palavras; Produzir textos; Fazer resumos Empregar verbos, recursos coesivos e pontuação.

MATEMÁTICA Reconhecer números naturais e decimais; Frações; Porcentagem; Polígonos, poliedros, prismas; Operações; Problemas; Cálculo mental.

GEOGRAFIA Regiões urbanas e rurais; Papel da tecnologia; Saber ler mapas; Saber observar; Registrar; Comparar; Relacionar os espaços.

CIÊNCIAS Poluição da água, do ar e solo; Corpo humano; Alimento; Higiene e saúde; Tipos de solo; Seres vivos; Fontes de energia.

HISTÓRIA Relações sociais,políticas e culturais; Identificar ascendência e descendência das pessoas; Relações de poder; Fontes de informação; Valorizar ações coletivas.

EDUCAÇÃO FÍSICA Respeito; Solidariedade; Saber organizar jogos e brincadeiras; Conhecer os limites e possibilidades; Estética,beleza e saúde; Manifestações da cultura corporal.

ARTE Interagir com materiais e instrumentos; Respeitar as produções artísticas; Construir relação de auto-confiança.

PARA REFLETIR Você já pensou no tema gerador que irá utilizar para os planos de aula? Relacionem os temas pretendidos e sugiram como trabalhar nas disciplinas sugeridas pelos PCNs.

QUINTA ETAPA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA Ministrar aulas. 20 horas Anexo D

NÃO ESQUEÇAM MOTIVAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

POSTURA

CONHECIMENTO

REFLEXÃO DA PRÁTICA

DOCÊNCIA

PRÓXIMA AULA Orientações para a construção do relatório de estágio.

Boa noite!