CERTIFICAÇÕES .
Resultados Mensuráveis Gestão Ambiental ISO 14000 Desempenho Ambiental Resultados Mensuráveis Política Ambiental Objetivo Ambiental
Gestão Ambiental Implementação Compromisso e política: Definição e comprometimento com uma política ambiental Planejamento: Plano que satisfaça às políticas Implementação: Colocar plano em ação, fornecendo os recursos e mecanismos de apoio. Medição e avaliação: Medir, monitorar e avaliar desempenho ambiental Análise crítica e melhoria: Melhorar continuamente o SGA (Sistema de Gestão Ambiental)
Segurança e Saúde Ocupacional ISO 18000, OHSAS 18001 e BS 8800 Segurança e Saúde Ocupacional
RESPONSALIDADE SOCIAL Marketing Social Prevenção de Acidentes Doença Ocupacional Maior Produtividade .
SASSMAQ Indústria Química Prestadores de Serviços Segurança Saúde Meio Ambiente Qualidade
BRC British Retail Consortium Fabricantes de Alimentos Segurança de Produto Responsabilidade Legal Proteção dos Consumidores Fornecedores e Revendedores
PBQP-H Construção Civil Governo Federal Melhoria da qualidade do habitat Modernização produtiva
Serviços para Ind. Química SASSMAQ Serviços para Ind. Química
SÉRIE ISO 10.006 Processos de Gerência de Projetos - Necessidades dos clientes entendidas e entregues - Necessidades dos stakeholders compreendidas e avaliadas - Política de qualidade incorporada na gerencia de organização Objetivos Estratégicos e busca de resultados Aplicável a projetos de complexidade variada Projetos Produtos
Guia p/ Projetos x Qualidade do Projeto SÉRIE ISO 10.006 Guia p/ Projetos x Qualidade do Projeto Satisfação das Neces. Projeto Política/ Objetivo/ Responsabilidade Planejamento/ Controle Qualidade Garantia da Qualidade Melhoria Contínua Mensurabilidade Tempo Determinável
Quando o Projeto dá Errado... Garantia da Qualidade Melhoria Contínua Mensurabilidade Tempo Determinável
MELHOR EVITAR O PONTO DE VISTA DO PROJETO
SUCESSO OU FRACASSO
AS 10 LIÇÕES
SÉRIE ISO 10.006
GESTÃO DE PROJETOS
1Focalização no Cliente 8Relações de mútuo benefício com o fornecedor PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE 1Focalização no Cliente CLIENTE 8Relações de mútuo benefício com o fornecedor 2Liderança 7Abordagem factual para a tomada de decisão 6Melhoria Contínua 3Envolvimento dos Colaboradores 4Abordagem por Processos 5Abordagem sistemática da gestão
Satisfação das Neces. Projeto Política/ Objetivo/ Responsabilidade Planejamento/ Controle Qualidade
BIBLIOGRAFIA - CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni ,1996 - CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : M. Saraiva, 1990 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 5a. ed. Atlas. 2006. MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4a. ed. LTC. 2004. - PMI. Guia PMBoK. PMI. 2009. SOTILLE, Mauro. Capacitação em gerenciamento de projetos. 3a. ed. PMTech Consultoria e Assessoria Empresarial, 2007. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5a. ed. Brasport. 2003.