Trabalho de Estratégia Empresarial
Origem da Empresa
Alianças Estratégicas Sodril Rotatlântico Recursos, Aptidões, Competências específicas Recursos, Aptidões, Competências específicas Combinação de Recursos humanos Serviços Instalações Rede de Distribuição Clientes sdfsafdsafsasfd Interesses comuns no desenvolvimento e distribuição de bens.
Apresentação da Empresa Empresa nascida recentemente Parcerias com a Fabrica João Melo Abreu, Unicer e Sodril. Comercio e distribuição de bebidas Business to business Responsável pela distribuição de bebidas por todas as ilhas dos Açores
Missão A empresa pretende chegar aos canais horeca e alimentares todos os seus produtos de uma forma eficiente. Tipo de negocio da empresa é a promoção e distribuição de bens, tais como: Cervejas Vinhos Refrigerantes Cafés Projectos futuros, Investimento numa industria para a produção regional, UNICER Novas instalações
Missão Principais clientes: Canal Horeca Canal Alimentar Hotéis Cafés Restauração Canal Alimentar Supermercados Grandes Superfícies Comerciais Grossistas Cash Carrys Agentes de distribuição Pico Faial Terceira
Estratégia Estratégia – Liderança de custos - Push Visto ser de distribuição; Focalização de toda a sua atenção nos clientes; Vantagens competitivas: Mecanismos de promoção Produtos a baixos preços Avaliação permanente dos vendedores, Objectivos; Incentivos; Aumentar a quota de mercado
Liderança de Custos Eficiente rede de distribuição de formar a reduzir os custos de transporte. Gestão de stocks Politica de vasilhame Aplicação de estratégias corporativas
Riscos da Liderança de Custos Elevada competição com outras grandes marcas. Riscos de ruptura dos stocks. Os elevados descontos e promoções, podem reduzir significativamente os lucros da empresa.
Motivação e Incentivos do Pessoal A estratégia da empresa baseia-se ainda, na constante analise de vendas de forma a: Avaliar o desempenho dos vendedores Atribuir incentivos tendo em conta a execução de objectivos mensais MOTIVAÇÃO
Meio Envolvente Contextual Contexto económico Taxa de Juro Taxa de Inflação Preço do Petróleo Contexto sócio-cultural Tradição da marca regional MeloAbreu Contexto tecnológico Interligação á rede dos fornecedores
Meio Envolvente Transaccional Clientes Grossistas Retalhistas Concorrentes Competidores directos Repraçores Refecon Mantop Competidores indirectos Cash-carry Hipermercados Fornecedores Do grupo Unicer MeloAbreu Fora do grupo Promineral VMPS
Rivalidade entre Competidores A única vantagem competitiva da Rota PROMOÇÕES PREÇOS DESCONTOS Liderança de custos Colocação do produto no cliente Todas as iniciativas de: Publicidade Imagem Qualidade Inovação Dos produtos são levados a cabo pelas industrias produtoras, tratando-se, de Estratégias de Diferenciação – PULL.
Pressão dos Fornecedores A distribuição da empresa depende: Politicas de promoção Descontos Bónus Politicas de logística Prazos de pagamento
Tipos de Barreiras à Entrada Contractos predefinidos Exigentes condições e restrições. Exclusividade da representação de marcas Elevado investimento em recursos Humanos Distribuição Armazenagem Transporte A pequena dimensão do mercado
Analise de Porter Grau de intensidade concorrencial Ameaça de novos Constante Produtos Elevado Grau de rivalidade Grau de intensidade concorrencial Ameaça de Produtos Sagres Compal Sumol Cocacola Forte dependência das estratégias dos Fornecedores Elevado poder de Negociação dos Compradores Por ex. Hipermercados
Analise de Porter Vantagem Competitiva Rotatlantico Custo Distinção Rotatlantico Fornecedores Produtores Larga Amplitude Concorrencial Estreita Focalização pelo Custo Diferenciação Focalizada
Tipos de Factores de Desenvolvimento Crescimento do mercado regional Grandes superfícies comerciais Crescimento do turismo Abertura de hotéis Novos restaurantes
Factores Críticos de Sucesso Representação de grandes marcas, tais como: Cervejas Super Bock Carlsberg Tuborg Especial Cristal Refrigerantes Frutis Laranjada Kima Snapy Aguas Vitalis Caramulo Vidago Gloria Patri Pedras Vinhos Planura Café Bogani
Factores Críticos de Sucesso Enorme comunicação entre fornecedores e clientes, de forma haver uma resposta eficiente das necessidades. Densa rede de distribuição por todo o arquipélago dos Açores. Fortes e constantes iniciativas de forma a transmitir uma boa imagem dos produtos nos postos de venda.
Integração Vertical Posto de abastecimento de combustível para a frota da empresa Pequena unidade de reparação de viaturas
Internacionalização Exportar para os Estados Unidos e Canadá, onde "a diáspora açoriana está presente ". O grupo "está também a pensar em fazer algumas exportações" para os mercados africanos. Produção de 3 tipos de cerveja: Regional Especial Nacional Superbock Internacional. Carlsberg
Rotatlântico Trabalho elaborado por: Catia Patrícia do Rego Gaudencio Nuno Miguel Curvelo Tavares