Prof.ª: Suziane Antes Jacobs CONTROLE DE QUALIDADE Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Introdução O que é Controle de Qualidade? “Medida adotada por organizações de diferentes segmentos em todo mundo para definir padrões de procedimentos, políticas e ações, de maneira uniforme. É um sistema que considera o grau de satisfação do consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade como um todo.”
Introdução Histórico: Idade Média Revolução Industrial Início do século XX
TQC (Total Quality Control) Qualidade Total TQC (Total Quality Control) Buscar a satisfação de todos agentes envolvidos no processo: produção, consumidores, funcionários, acionistas. Adaptar-se para alterações sociais, tecnológicas e econômicas no meio em que trabalha.
Princípios da Qualidade Total Satisfação do Cliente Gerência Participativa Aprimoramento dos Recursos Humanos Constância de Propósitos Aperfeiçoamento Contínuo Gerenciamento de Processos Delegação Disseminar informações Garantia da Qualidade Não aceitar erros
Abordagens da Qualidade Total Abordagem de Deming 14 diretrizes para controlar o Processo: Que a qualidade dos produtos e serviços seja uma prática constante na empresa; As mudanças são bem vindas na empresa; Ajuste no processo, pois é nele que se origina a qualidade da organização; Evite comprar apenas pelo preço de um produto; Melhorar a produção e serviço sempre que for necessário; Aplicar treinamento no trabalho; Constituir uma liderança na empresa com uma supervisão bem constituída; Reduzir o índice de medos e receios; Diminuir a parede entre as áreas e o pessoal (Staff); Não forneça a seus funcionários metas de trabalho sem oferecer meios para que ele alcance; Elimine os padrões de trabalho; Reduza as situações que façam com que seu empregado não tenha orgulho de trabalhar na organização; Repita um determinado treino sempre que seja necessário; A administração da empresa deve ser capaz de implantar as diretrizes anteriores.
Abordagens da Qualidade Total Abordagem de Juran Trabalha a organização dos custos da qualidade com os preceitos: aperfeiçoar, controlar e planejar Abordagem de Feigenbaun Responsável pelo TQC – A qualidade depende de todas as áreas da empresa! Abordagem de Ishikawua Estudos de autores Deming e Juran TQC – participação efetiva de todos os funcionários
Abordagens da Qualidade Total Abordagem de Crosby Zero-defeito: Elaboração de um documento que contenha a política e os objetivos da empresa; Criação de equipes para adequações; Medir os resultados; Analisar os custos da qualidade; Divulgação dos resultados aos operários e supervisores; Reunião para verificar os problemas; Criação de um comitê para difundir o programa; Treinar os gerentes e supervisores; Criação de um dia para reconhecer os participantes e divulgar os resultados obtidos; Definir quais os objetivos devem ser seguidos; Verificar om os operários os motivos dos problemas; Gratificar funcionários que tenham atingido os objetivos estabelecidos; Criar conselhos da qualidade; Faça tudo de novo.