Qualidade na educação: uma nova abordagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ESDE COM QUALIDADE.
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Educação no contexto do Trabalho
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Avaliação Educacional Externa
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Motivação e Expectativas
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
Avaliação Educacional Externa
Indicadores sociais e educacionais
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Oficina de Apropriação de Resultados
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Educação Especial Aula 7
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Revisita ao PPP.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Termo de Terminalidade
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Transcrição da apresentação:

Qualidade na educação: uma nova abordagem Moacir Gadotti

Troca de cenário Rui Barbosa: “com essa celeridade de milésimos por ano, em menos de 799 anos não teríamos chegado à situação de de alguns países de hoje, onde toda a população de idade escolar recebe instrução primária”; Relatório sobre a educação brasileira de 1882 Educação como quantidade; Hoje, no entanto, o cenário é outro. Não trata-se apenas de aumentar o número de alunos nas escolas. Se faz necessário também melhorar a qualidade da educação e encontrar um novo pradigma.

O que é qualidade? Significa melhorar a vida de todas as pessoas; A qualidade da educacão esta ligada à qualidade das comunidades e das vidas das pessoas. Uma comunidade de baixa qualidade não terá uma escola com ensino de qualidade; Logo, o tema é muito complexo. Não basta melhorarmos aspectos individuais para melhorarmos a qualidade da educação. Tem que se melhorar o todo.

O que é qualidade? Unesco, 2001:1 “A qualidade se transformou em um conceito dinâmico que deve se adaptar permanentemente a um mundo que experimenta profundas tranformações sociais e economicas. É cada vez mais omportante estimular a capacidade de previsão e de antecipação. Os antigos critérios de qualidade já não são suficientes. Apesar das diferenças de contexto, existem muitos elementos comuns na busca de uma educação de qualidade que deveria capacitar a todos, mulheres e homens, para participarem plenamente da vida comunitária e para serem também cidadãos do mundo”

O que é qualidade? Documento de Referência da Conferencia Nacional de Educação (MEC, 2009) Associação a gestão democrática e avaliação; “Não há qualidade na eucação sem a participação da sociedade na escola. A garantia de espaços de deliberação coletiva está intrinsicamente ligada à melhoria da qualidade na educação e das políticas educacionais. Só aprende quem participa ativamente no que está aprendendo”

O que é qualidade? Conjunto de variáveis que interferem na educacão e de cunho macroestruturais: concentração de renda, infraestrutura das escolas, desigualdade social, garantia do direito à educação, processos de gestão educacional, formação e profissionalização de professores e dinâmica curricular. “(…) qualidade é um conceito histórico, que se altera no tempo e no espaço, vinculando-se às demandas e exigências sociais de um dado processo” (MEC, 2009:30) Qualidade como democracia: “qualidade para poucos não é qualidade, é privilégio” (Gentili, 1995: 177)

O que é qualidade? A educação integral deve se constituir numa política pública como um “projeto eco-político-pedagógico” que implica conectividade, intersetorialidade, intertransculturalidade, intertransdisciplinariedade, sustentabilidade e informalidade. Deve ser de qualidade sociocultural = investir nas condições que possibilitam uma nova qualidade que inclui transporte, saúde, alimentacão, vestuário, cultura, esporte e lazer. Não basta apenas matricular os pobres na escola

O que é qualidade? O autor afirma que a qualidade da educação é condição da eficiência econômica, o que não quer dizer que a economia deva determinar o que se passa na educação; Fernando José de Almeida (2006:15): “a educação não tem como finalidade servir à economia, e sim ser a indicadora dos caminhos da economia”

Abordagem política e técnica 2 ângulos principais sobre os quais o tema é tratado hoje em dia: 1) adequação de melhores estratégias para alcançar velhos objetivos institucionais – resposta técnica; 2) discussão do conceito mesmo de qualidade num currículo em mudança – resposta política. A abordagem política relaciona a noção de qualidade com o tipo de educação que queremos, logo, com o tipo de sociedade que queremos.

Abordagem política e técnica Para melhorarmos a qualidade temos que trabalhar os condicionantes da mesma, pois “a qualidade na educação é o resultado das condições que oferecemos à ela”. O aspecto economico não é determinante da qualidade da educação. Estudo realizado por Martin Carnoy, professor de economia da Universidade de Stanford (EUA), compara a educação em Cuba, no Chile e no Brasil, e mostra que Cuba tem vantagens em relação aos outros dois países.

Qualidade da educação e espaços de formação O mais importante é criar conhecimento, e não reproduzir informacões; Nesse sentido o professor torna-se um mediador de conhecimento, um problematizador – profissional do sentido; Para melhorar a qualidade da escola pública é preciso investi na formacão continuada do professor; O fracasso de muitos projetos educacionais também está no fato de eles desconhecerem a participação dos alunos, ou seja, de não envolvê-los no processo.

Qualidade da educação e espaços de formação A qualidade da educação precisa ser encarada de forma sistêmica; “Nenhuma política educacional pode produzir resultados positivos sem uma integração orgânica entre os diversos níveis de ensino, particularmente entre a Educação Básica e o Ensino Superior” (Machado, 2007:279);  medidas isoladas não surtirão efeito.

Fatores intra e extraescolares Do ponto de vista social  qualidade contribui para equidade Do ponto de vista econômico  eficiência no uso dos recursos destinados à educação (Dourado, 2007:12) Dimensões mínimas de qualidade comuns da qualidade da educação no plano extraescolar devem incluir dimensões socioeconômica e cultural dos entes envolvidos e a dimensão dos direitos, das obrigações e das garantias no nível do Estado No intraescolar a qualidade da educação inclui ascondições de oferta de ensino, a gestão e organização do trabalho escolar, a profissionalização do professor, o acesso, a permanencia e o desempenho escolar.

Fatores intra e extraescolares A qualificação do professor é essencial para uma educação de qualidade, no entanto é difícil estabelecer parâmetros para essa qualificacão.  conteúdos e metodologias dos cursos de formação dos professores estão, em geral, ultrapassados

Fatores intra e extraescolares Hoje em dia, para uma boa formação o professor precisa ter paixão de ensinar, ter compromisso, sentir-se bem aprendendo sempre, ter domínio técnico-pedagógico, mediar conflitos, saber pesquisar, ser humilde, saber ouvir os alunos e cativá-los e trabalhar em equipe. Quanto à escola: deve oferecer condições materiais, físicas, pedagógicas e humanas para criar um ambiente propício à aprendizagem.

Ameaças à qualidade da educação Instrucionismo – “aula reprodutiva”. Só existe professor se o aluno aprende e não há aluno que aprende se o professor não aprende, não pesquisa; Desprofissionalização do professor – “professores descartáveis” Hoje em dia há instituições que terceirizam a tarefa de educar. O professor não deve apenas dedicar um período de tempo para ministrar aulas. Ele deve acompanhar o aluno, dedicar-se a ele, avaliá-lo permanentemente. Mercantilização – refere-se a atribuicão de um valor econômico a todas as coisas, inclusice um direito, como é a educação.