Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disciplina: Negócios Internacionais
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Factor de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Administração Estratégica Conceitos
Estratégia Empresarial Capítulo 4
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Estratégia Empresarial
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Negócios Internacionais
Comércio Internacional Capítulo 5 Avaliação e Selecção do País International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Estratégia Empresarial
Estratégia Empresarial Capítulo 2 Análise da Envolvente
Estratégia Empresarial Capítulo 6 Integração Vertical
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Administração Estratégica João Carlos Bragança
PETI Planejamento Estratégico de TI
“Evolving From Value Chain to Value Grid” Frits K
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Argumentos para restringir comércio
COMPETITIVIDADE GLOBAL
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
Estratégia Internacional
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
Estratégia Empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
Uma empresa familiar que prima pela qualidade!
Estratégias do agronegócio
GLOBALIZAÇÃO – Produção
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
E-Business a Nova Economia
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
Como estabelecer e organizar
DESAFIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO 29 de Abril 2011.
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
Estratégia de internacionalização
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Gestão de Meios de Hospedagem
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
Seminário Avançado - Eletiva A
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MATRIZ BCG.
Estratégia Organizacional
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Estratégias e Políticas Empresariais
Gestão Negociação Internacional
CAPÍTULO 13 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS MODOS DE OPERAÇÃO.
CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
Transcrição da apresentação:

Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização João Pedro Couto

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Missão, Objectivos e Estratégia Análise da Empresa Produtos-Mercados Desenvolvimento Empresarial Diversificação Análise Estratégica Internacionalização Integração Vertical Estrutura Organizacional Política de Gestão Organização e Implementação Estratégia em Portugal 1.1

Natureza da internacionalização A internacionalização de uma empresa consiste na extensão das suas estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros países. O processo de internacionalização envolve à partida duas decisões críticas: para onde internacionalizar e como internacionalizar. 7.2

Modalidades de internacionalização As três modalidades básicas de internacionalização incluem diversas variantes. A empresa deve procurar restringir o seu leque de opções de internacionalização em função de: Enquadramento legal Acesso ao mercado Experiência Competição Risco Controlo Retorno Natureza dos activos Custo Recursos Produto 7.3

Benefícios da internacionalização A internacionalização é tanto mais proveitosa quanto maior for o seu contributo para o aumento da competitividade da empresa. Os benefícios da internacionalização variam de acordo com a modalidade adoptada: Transacções Investimento directo Projectos Aumento das vendas sem grandes investimentos Economias de escala e experiência Relativo controlo dos mercados externos (agentes e distribuidores) Controlo da actuação nos mercados externos Conhecimento das condições competitivas locais Partilha de recursos, know-how e riscos com parceiros (joint-ventures) Geração de receitas significativas em negócios pontuais Nível de investimento intermédio Acesso aos mercados sem grande risco 7.4

Custos e riscos da internacionalização Os custos da internacionalização incluem: Transacções Investimento directo Projectos Custos administrativos e de transporte Custos de transacção Controlo dos contratos Investimentos avultados na criação e gestão da filial Partilha de receitas com parceiros (joint-venture) Custos de transacção Custos financeiros e operacionais (projectos chave-na-mão) Os riscos da internacionalização incluem: Transacções Investimento directo Projectos Danos na imagem Perca de quota para locais Dependência dos agentes Competição dos licenciados Incapacidade de adequação ao meio envolvente local dificuldade de relaciona- mento (joint-venture) Criação de competidores Risco cambial Risco de insolvência do cliente 7.5

Adaptação versus estandardização Uma vez decidida a via de internacionalização, é necessário optar entre estandardizar os produtos e operações à escala internacional ou adaptá- -los às condições locais. Um maior grau de adaptação tende a propiciar um maior volume de vendas, mas obriga a empresa a incorrer em custos adicionais. Um maior grau de estandardização possibilita o aproveitamento extensivo de economias de escala e de experiência, mas envolve o risco de perda de vendas. A predominância da estandardização é recomendável se: - Os segmentos-alvo tiverem preferências similares em vários países - O mercado doméstico estiver relacionado com os mercados externos - A penetração no estrangeiro for reduzida 7.6

Factores de adaptação e estandardização Diferentes variáveis de gestão podem ser adaptadas ou estandardizadas em graus distintos. Adaptação FACTOR Estandardização Requer adaptação local Pode ser estandardizado A decisão de adaptar ou estandardizar deve pois ser tomada de uma forma específica para a matriz de produtos-mercados e para a cadeia operacional. 7.7

Integração internacional Uma vez a operar nos mercados externos, a empresa precisa de decidir como integrar as actividades nacionais com as internacionais, por forma a: - Captar os proveitos estratégicos da unidade operacional - Explorar os benefícios das vantagens comparativas reveladas locais 7.8

Da globalização à transnacionalização Nos anos 80, inúmeras empresas evoluíram no sentido da globalização devido à convergência de vários factores: Expansão internacional dos meios de comunicação de massa Redução dos custos de transporte Maior intensidade tecnológica Identificação de segmentos de mercado similares à escala mundial Desenvolvimento das telecomunicações Concentração dos canais de distribuição Uniformidade acrescida do nível de desenvolvimento económico Já nos anos 90, tem-se assistido a uma transição para a empresa Transnacional num espírito de globalização. 7.9

Evolução de estratégia de internacionalização Uma empresa pode atravessar quatro fases na evolução da sua internacionalização. 7.10

Gestão do envolvimento internacional Em particular a internacionalização via investimento directo costuma ser levada a cabo em várias etapas de uma forma sequencial. Em determinadas circunstâncias, é preferível reduzir a extensão do desenvolvimento internacional da empresa.: Quando a expansão excessiva afecta a sobrevivência da organização Quando um mercado pode ser servido por vias alternativas Quando uma filial perde importância estratégica Perante continuadas dificuldades de gestão da filial Quando a presença num número excessivo de países impossibilita o desenvolvimento de fortes posições competitivas nos principais mercados A estratégia de internacionalização deve ser sempre coordenada com as estratégias de produtos-mercados e de integração vertical da empresa. 7.11

Matriz da atractividade-competitividade A matriz da atractividade-competitividade internacional combina a atractividade geral das nações com a avaliação da posição competitiva da empresa em cada país. Contudo, o modelo não entra em consideração com as inter-relações estratégicas entre mercados, típicas de uma actuação global ou transnacional. 7.12