1- O QUE É UM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA? É um órgão colegiado, responsável pela gestão dos recursos hídricos, com atribuições normativas, consultivas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Câmara Municipal de Belo Horizonte
BIBLIOTECA DA EMATER.
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
III Mostra Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba CENTRO DE REFERÊNCIA DA BACIA DO LAGO GUAÍBA Rua Luis Englert,
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
IMPLICAÇÕES DA VARIABILIDADE E MUDANÇA CLIMÁTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS
Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais
PREENCHIMENTO DO ATO CONVOCATÓRIO
Ministério da Cultura.
S I S T E M A E S T A D U A L D E M E I O A M B I E N T E
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
GT-Cantareira Criado pela Deliberação Conjunta dos Comitês PCJ 006/03
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL

Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Processo de Renovação dos Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF Janeiro a Agosto de 2010.
Capítulo 11 – Hidrografia
Conselho Comunitário.
Contexto de atuação do CME
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
GESTÃO DAS ÁGUAS E OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA
Profa. Dra. Renata Medici
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Propostas para a Comissão das Águas da ALMG Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí – GD5 Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Programa de Comunicação Social para a Implantação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica.
Hidreletricidade no Brasil:
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
GESTÃO /2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG COSEMS/MG outubro de 2010 Unidade Básica de.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PANORAMA DOS CMAS CONFORME CENSO.
Profa. Dra. Renata Medici
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Uberlândia - MG 24 de Outubro 2012 Deliberação nº 26/2011 Processo de eleição e indicação dos membros do CBH Paranaíba Gestão
GRUPO TÉCNICO DE REVISÃO REGIMENTAL Segundo Relatório das contribuições para apreciação da CTPI.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Comitês de Bacias Hidrográficas
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
NOVA SISTEMÁTICA DE OUTORGA DE USO DA ÁGUA EM GOIÁS
Brasília, 02 de abril de 2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Wagner Soares Costa Vice-presidente CBHSF.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Cristalina - GO 30 de Abril 2013 Deliberação nº 26/2011 Processo de eleição dos membros do CBH Paranaíba Gestão
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
CENILDA MARIA MAZZUCCO Consultora do Programa SC/Rural Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)
CBH PARANAÍBA 6ª Reunião Extraordinária Uberlândia (MG), / out / 2012.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
Cristalina, 30 de abril de 2013 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2012.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
7ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba Cristalina - GO, 30 de abril de 2013.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
Transcrição da apresentação:

1- O QUE É UM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA? É um órgão colegiado, responsável pela gestão dos recursos hídricos, com atribuições normativas, consultivas e deliberativas sobre as águas de uma bacia. 2- COMO FUNCIONA UM COMITÊ DE BACIA? Como um parlamento (Câmara Municipal ou Assembléia), nele os representantes eleitos representam os interesses da sociedade, dos usuários, dos município ou do estado, e definem como será o uso da água na bacia hidrográfica. 4- COMO PARTICIPAR? Fazendo a sua inscrição no processo eleitoral, preenchendo a Ficha de Inscrição e apresentando os documentos solicitados nos locais de inscrição. Os inscritos vão participar das Reuniões Setoriais, onde serão eleitos os representantes de cada um dos setores para compor o Comitê. As regras de inscrição, eleição e de funcionamento do estão definidos no Regimento Interno e no Edital de Convocação para o Processo Eleitoral, disponíveis no site da SEMARH A Bacia enfrenta graves problemas de degradação da quantidade e qualidade das águas, em função dos usos e dos problemas ambientais existentes. Já existem importantes conflitos pelo uso da água e todos os usos de recursos hídricos estão presente na Bacia, cabendo destaque para de: - Abastecimento público; - Irrigação e uso agropecuário; - Indústria e mineração; - Geração hidroelétrica; - Transporte hidroviário; e - Pesca, turismo e lazer. 5- O QUE É A BACIA DOS AFLUENTES GOIANOS DO BAIXO PARANAÍBA? Os principais rios da bacia são o Rio Claro, Rio Verde (Verdinho), o Rio Corrente, Porção Goiana da Bacia Rio Aporé (Peixe), o Rio São Francisco, o Rio Preto, o Rio Alegre e o Ribeirão da Mateira, que dá nome à bacia. A área de drenagem representa 12,83% da área do Estado, com aproximadamente 7,86% da população goiana, sendo 88% na zona urbana. Existem 19 municípios inseridos total ou parcialmente na Bacia, com importante parcela da produção do Estado, em atividades ligadas à agropecuária, indústria e agroindústrias, e com grandes impactos nas águas. CONTATO: Marcos Francisco Cabral: Presidente – Diretoria Provisória Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Rua 82, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 1º Andar, Centro, CEP – Goiânia – GO. Fone: (62) /5152; 3- QUEM PODE PARTICIPAR? Representantes do Poder Público Estadual e Municipal, da Sociedade Civil e dos Usuários dos recursos hídricos. 6- PORQUE PARTICIPAR? A gestão das água deve ser descentralizada e contar com a participação de todos os interessados no seu uso e preservação. PARTICIPE DA CONSTRUÇÃO DO USO MÚLTIPLO E RACIONAL DAS ÁGUAS DA SUA REGIÃO. REUNIÕES PÚBLICAS DE MOBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO REUNIÕES PÚBLICAS DE MOBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO Município: ________________________________________ Data: ___/___/____ Município: ________________________________________ Data: ___/___/____ Local: ___________________________________________ Horário:___h___min Local: ___________________________________________ Horário:___h___min Apoio: Realização: