Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília – 1.2014.

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Transcrição da apresentação:

Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília –

Sugestões para o novo PPP:  Fluxo  Metodologia  Perfil Profissional  Aproximação com Ciências Sociais  O estudo da História  O estudo do Direito  Atividades Complementares  Pesquisa  Monografia  Extensão

O que já temos? Perfil Profissional:  Disciplina de Instituições :  Instituições Políticas e Accountability - Graziela Teixeira.  Dinâmica das Políticas Públicas no Federalismo - Suely Vaz.  Necessidade de estudos sobre a dinâmica política intraestatal:  Dinâmica Legislativa Municipal - Rodrigo Luz Metodologia:  Fortalecer Metodologia, criar disciplina de metodologia qualitativa:  Introdução a Teoria e Análise do Discurso - Felipe Corral

Fluxo  Tirar o pré-requisito de TPCla, para que ela possa ser adiantada para o primeiro semestre e TPM para o segundo.  Desmembrar TPC em TPC1 e TPC2 por sua extensão?

Metodologia  Fortalecer metodologia  Criar disciplina de metodologia qualitativa  Adiantar Técnicas no fluxo e criar mais disciplinas de metodologia no início do curso  Mais disciplinas com estatística: optativas.

Ciências Sociais  Construir uma aproximação com as ciências sociais  Conceder créditos à pesquisa em outros departamentos.  TA1 como matérias optativa.

Perfil Profissional  Necessidade de presença de estudos sobre a dinâmica política intraestatal  Necessidade de uma disciplina de instituições  Criação de disciplinas sobre Executivo, Legislação Eleitoral, Eleições, relações governamentais, o que influencia no perfil do/a egresso/a que não é só acadêmico/a

Perfil Profissional  Validação das Disciplinas EaD do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB – Senado), disciplinas como:  O Poder Legislativo  Processo Legislativo Federal  Introdução ao Direito Constitucional  Gestão Estratégica com foco na Administração Pública  Introdução ao Orçamento Público  Ética e Administração Pública  Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público  Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul  Doutrinas Políticas Contemporâneas

O estudo da História  Retirar IEH, considerada irrelevante para o curso  HSPG: Retirar ou desmembrar em duas por sua extensão?  Criar a matéria optatória: História da Ciência Política e suas Correntes

O estudo do Direito  Incluir Teoria Geral do Direito Público como obrigatória?  Incluir Direito Constitucional 1 como obrigatória (implica TGDP como OBG)?

Pesquisa  Cadeia de seletividade de pesquisa: 8 créditos  Incluir disciplinas do CEPPAC, CEAM e DEX, como optativas  Maior contato entre graduação e pós

Monografia  Mono 1 como Seminário de Monografia – presencial para discutir os projetos  Ou seguir modelo similar à Antropologia?  Seminário de Monografia  Monografia 1  Monografia 2

Atividades Complementares  Atividades complementares como obrigatória - participações em eventos – valendo horas

Extensão  Extensão no IPOL poderá ser relacionada à pesquisa e ao ensino :  Disciplinas com temas relacionados à extensão:  Sugestões:  Sociologia da Educação – Política na Escola Processo Legislativo – Politéia Estrutura da disciplina: 1ª Parte – Ensino, 2ª Parte – Pesquisa

Extensão  Cadeia de seletividade de extensão: 24 créditos de extensão, segundo legislação da UnB, 10% dos créditos do curso devem ser de extensão

Conclusão  Com a nova soma, serão 198 créditos (retirando IEH, dividindo TPC e transformando Análise em OBS  Manter o currículo flexível

Tópicos Administrativos  Revisar optativas no geral: Matrícula Web.  Diminuir optatórias de POL – possibilitar optatórias de outros cursos

Espaço construtivo e coletivo  Além da realização de eventos, o CAPOL estará coletando sugestões, críticas, ideias e colaborações para a preparação do primeiro evento em conjunto com o IPOL. Neste primeiro evento, começaremos a discutir propostas e esboços para aquilo que pretendemos formular.  Para isso, estará disponível um espaço destinado ao envio dessas contribuições para serem compiladas e discutidas no evento.  Vale a pena ressaltar que durante todo o processo contribuições e colaborações serão bem-vindas e muito valiosas, este será apenas o primeiro evento. Por isso, é importante que já tenhamos algumas ideias, sugestões e propostas partindo de nós estudantes.

Proposta de alternativa curricular Primeiro Semestre Segundo Semestre Terceiro Semestre Quatro Semestre Quinto Semestre Sexto Semestre Sétimo Semestre Oitavo Semestre ICPFEBHSPGTPC2AnáliseTécnicas Seminário Monografia Monografia INTECOIERITPC1Estatístic a ISOLTPMPartidosPB2 IANTROIEDFPP TPClaPB1IMCS