1º Encontro de Núcleo do Projeto Pratigi pela Educação

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Transcrição da apresentação:

1º Encontro de Núcleo do Projeto Pratigi pela Educação Ituberá-Ba 2014

As práticas de leitura e escrita no contexto da biblioteca de classe TEMA: As práticas de leitura e escrita no contexto da biblioteca de classe

DE QUE PONTO SEGUIMOS...

Os cantinhos de leitura; A presença dos cantinhos de leitura no ciclo I; A rotina pedagógica;

O QUE ESTÁ SENDO REALIZADO...

Em que momento estas ações de biblioteca serão realizadas na classe? Quais os subsídios que a formação trouxe para que a biblioteca de classe fosse implementada? Em que momento estas ações de biblioteca serão realizadas na classe? Como a biblioteca de classe pode auxiliar no aprendizado de nossas crianças?  

‘‘Catalogar os materiais da biblioteca por meio de registro dos dados mais importantes das obras permite o controle do acervo e também sua rápida e fácil localização”... Mirta Castedo, 2007

Bibliotecas das escolas EMEF- Hélio Nunes de Morais EMEF- Costa e silva EMEF- Hélio Nunes de Morais

“ A gente separa o livro de acordo com a idade e a série que a gente trabalha...os livros que interessam mais a idade deles!” “Todo dia a gente pega um livro diferente é um conto é uma fábula, história em quadrinhos é uma diversidade de livros.” Professora Ivone Sacramento

Catalogação do acervo da classe EMEF Nelson David EMEF Hélio Nunes

Catalogação do acervo da classe EMEF- Castelo Branco EMEF- Bernardo Galvão

“ Permitem que as crianças que ainda não compreendem as regras de funcionamento do sistema de escrita...se aproximem de sua compreensão.” Mirta Luisa Castedo, 2007

Catalogação do acervo da classe EMEF- Pastor Francisco Lopes EMEF- Hélio Nunes

Biblioteca de Classe EMEF- Bernardo Galvão EMEF- Isabel Cairo EMEF: Zulmira Santos

EMEF- Altina Ana da Conceição Biblioteca de Classe EMEF- Altina Ana da Conceição EMEF- José Elias

Situações de empréstimos de livros EMEF- Altiva Lisboa Casali EMEF- Pastor Francisco Lopes

Situações de empréstimos de livros EMEF- Nelson David EMEF- Bernardo Galvão

Situações de empréstimos de livros EMEF- Santa Luzia EMEF- Cesari Casali

SITUAÇÕES DE ESCRITA “Ficha de empréstimo de livros e de resumo” EMEF- Isabel Cairo EMEF- Castelo Branco

Situações de Escrita “Ficha de empréstimo de livros e de resumo” EMEF- Onésimo Muniz EMEF- Eldorado

“Pensamos que essa atividade era apenas uma forma de fazer os autores conhecidos, mas percebi bem mais que isso, quando uma aluna fez menção as ilustrações de um livro dizendo: _Professora esse livro é desenhado pela mesma ilustradora do livro que eu li antes....! Fiquei muito emocionada com a colocação de Rafaela, pois percebi como os detalhes são compreendidos hoje pelos alunos.” Michelle Bianca Lago Alves dos Santos Professora 5º Ano

EMEF- Bernardo Galvão e Isabel Cairo Ações do Projeto Institucional ligadas à Biblioteca de Classe “Sessões Simultâneas” EMEF- Bernardo Galvão e Isabel Cairo EMEF- Zulmira Santos

EMEF- Jaime Leite Cairo Ações do Projeto Institucional ligadas à Biblioteca de Classe “Sessões Simultâneas” EMEF- Jaime Leite Cairo EMEF- Luiza Maria

Ações do Projeto Institucional ligadas à Biblioteca de Classe “Sessões Simultâneas” EMEF- Altina Ana

“Além dos muros da escola” EMEF – Aristides Novis e Duque de Caxias

O que segue como desafio...

Ampliar o acervo da Biblioteca de Classe; Assegurar o acompanhamento pedagógico nas unidades escolares de modo que a biblioteca de classe exerça influência ativa e permanente; Estender a proposta da formação continuada para o ciclo I;

Seguir qualificando o espaço de biblioteca de classe como espaço propício para desenvolver diversas práticas sociais de leitura e escrita, dando enfretamento das demandas na formação de leitores e escritores.

Ampliar o universo leitor dos educandos; Envolver a família nas ações desenvolvidas na escola através da biblioteca de classe Qualificar as situações didáticas envolvendo a biblioteca de classe; Solidificar as práticas de leitura e escrita em torno da biblioteca de classe;

“Realmente para comunicar as crianças os comportamentos que são típicos do leitor, é necessário que o professor os encarne em sala de aula, proporcionando aos alunos participarem de atos de leitura e que trave com eles uma relação de leitor para leitor.” Délia Lerner, 2008