Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ROTULAGEM E PROPAGANDA DE ALIMENTOS Ana Virgínia de Almeida Figueiredo Gerente de Inspeção e Controle de Riscos.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Projeto Hospitais - Sentinela
Mesa Redonda IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
2o. Encontro dos Gerentes de Risco Sanitário do Projeto Hospitais Sentinela. UTVIG / GGSPS - Maio / 2003.
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Curso sobre a Interpretação e Aplicação da Resolução-RDC ANVISA nº 175/03 Regulamento Técnico de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais.
DTA –Anvisa – RDC n.º 175/03 – Porto Alegre/RS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Regulamentação para registro de produtos junto à ANVISA - Alimentos -
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
ORGANIZAÇÃO DOS SLIDES Assinatura Termo de Ajuste de Conduta - TAC Atribuições de cada instituição Penalidades Produtos derivados do leite Metodologia.
Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN
Auditoria nos Conselhos de Assistência Social
Centro de Vigilância Sanitária
RDC ANVISA 33/2008 Planejamento, Programação, Elaboração, Avaliação e Aprovação dos STDATH André Luiz Lopes Sinoti GINFS/GGTES/ANVISA.
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOCUIDADE DE ALIMENTOS “INICIATIVAS DA ANVISA VISANDO A INOCUIDADE ALIMENTAR” GERÊNCIA-GERAL de ALIMENTOS – out/04.
Panorama da Vigilância Sanitária de Alimentos no Brasil
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
O Controle Sanitário de Alimentos no Brasil
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Gerência de Produtos Especiais GGALI / ANVISA
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Gerência de Qualificação Técnica em Segurança Alimentar
GERÊNCIA DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE RISCOS DE ALIMENTOS
Tribunal de Contas da União Auditoria de Natureza Operacional Vigilância Sanitária de Medicamentos - Anvisa/MS Ministro-Relator Marcos Vinicios Vilaça.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
NACIONAIS E IMPORTADOS
Regulamentação de Alimentos
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
1. Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas – E-Bulas É uma ferramenta de trabalho de acesso restrito, por onde as indústrias farmacêuticas submetem.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência-Geral de Alimentos Gerência de Produtos Especiais Brasília, 01 de novembro de 2011.
Fiscalização Sanitária em Produtos Importados ALIMENTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS
Instituto Adolfo Lutz – SP
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Thalita Antony de Souza Lima
Montagem de Processo e Petição
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
As mais conhecidas são:
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Projeto de Reestruturação GGALI Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos.
Projeto Inclusão Produtiva com
Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa:
Inspeção de Produtos para Saúde Silvia Lustosa de Castro
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Legislação de Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos Curso sobre a Interpretação e Aplicação da Resolução-RDC ANVISA nº 175/03 Gerência de Inspeção e Controle de Riscos de Alimentos

Diretoria Colegiada GGALI Gerência de Inspeção e Controle de Riscos de Alimentos Diretoria Colegiada GGALI GPESP GACTA GQTSA Planejar, implementar e coordenar as ações de inspeção em nível nacional. Elaborar regulamentos, instrumentos e procedimentos para a inspeção e controle de riscos em alimentos. Propor o desenvolvimento de ações de fiscalização em produtos e em estabelecimentos alimentares. Propor contratos e convênios. Estabelecer articulação com órgãos e entidades. Inspecionar produtos e estabelecimentos alimentares. Apoiar o desenvolvimento de sistema de informações. GICRA

Controle Sanitário de Alimentos Estratégia de intervenção Produção Primária Produto Final Processo Produtivo BPA BPF POP Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos Elaboração de Regulamentos Técnicos Foco de Intervenção: Cadeia Produtiva MAPA Parâmetros Sanitários

Registro Obrigatórios Dispensado de Registro Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos - PNMQSA Antecedente do PNMQSA Desregulamentação do Registro Categoria de Produtos Registro Obrigatórios Categoria de Produtos Dispensado de Registro Histórico de Qualidade

Qualidade Sanitária dos Alimentos Integrantes Governamentais do Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos - PNMQSA Vigilâncias Sanitárias Estaduais, Distrital e Municipais Gerência-Geral de Alimentos/ANVISA Qualidade Sanitária dos Alimentos Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde Laboratórios Centrais de Saúde Pública

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos - PNMQSA Diretrizes do PNMQSA Critérios para seleção das categorias de alimentos: - Maior risco epidemiológico e histórico de irregularidade; Elevado Consumo pela população e viabilidade de colheita. Critérios para seleção dos parâmetros analíticos: Parâmetros sanitários e de rotulagem; Habilitação técnica dos Lacens. Critérios para seleção do número de amostras: - Capacidade operacional dos Lacens e Visas.

Resultado NÃO condenatório Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos - PNMQSA Seleção das categorias de produtos Seleção dos produtos alimentícios Colheita de amostras Análise laboratorial das amostras Emissão dos resultados laboratoriais Inspeção Sanitária Resultado NÃO condenatório Resultado CONDENATÓRIO Ação Fiscal

Nº Amostras: 12291 Nº Categorias: 24 Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos - PNMQSA Nº Amostras: 5648 Categorias: alimentos congelados, cafés, doces, especiarias e temperos, gelados comestíveis e massas. 2001 – 1ª Etapa Nº Amostras: 4312 Categorias: água mineral, água adicionada de sais, biscoitos com recheio, farinha de mandioca, leite em pó e UHT/UAT, palmito, produtos de coco, polpa de frutas e sal. 2002 – 2ª Etapa Nº Amostras: 2331 Categorias: fórmula infantil láctea, alimento infantil à base de cereais, sobremesa diet, queijo minas frescal, fubá, gelo, hambúrguer congelado e charque. 2003 – 3ª Etapa Total Geral Nº Amostras: 12291 Nº Categorias: 24

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos – Resultados da 1ª Etapa

Medidas de Intervenção Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos –1ª Etapa Medidas de Intervenção Contatos com o Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento a fim de estabelecer procedimentos de Boas Práticas Agrícolas para a produção de especiarias; Elaboração do Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Gelados Comestíveis. Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializadores de Frutas e ou Hortaliças em Conserva Proposta de Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação de Pimenta do Reino Inspeções sanitárias nos estabelecimentos fabricantes dos alimentos que apresentaram laudos condenatórios. Notificação às empresas para adequação dos alimentos às legislações sanitárias.

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos – Resultados da 2ª Etapa

Medidas de Intervenção Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos –2ª Etapa Medidas de Intervenção Encaminhamento à área competente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dos laudos condenatórios das categorias de alimentos cujo registro e inspeção do estabelecimento está a cargo do órgão. Inspeções sanitárias nos estabelecimentos fabricantes dos alimentos que apresentaram laudos condenatórios. Proposta em andamento do Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Água Mineral Resoluções de interdição e apreensão de produtos com laudos condenatórios Notificação às empresas para adequação dos alimentos às legislações sanitárias.

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos – Resultados da 3ª Etapa

Medidas de Intervenção Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos –3ª Etapa Medidas de Intervenção Encaminhamento à área competente do MAPA dos laudos condenatórios das categorias de alimentos cujo registro e inspeção do estabelecimento está a cargo do órgão. Notificação das empresas para adequação dos alimentos às legislações sanitárias e inspeções sanitárias nas unidades fabris cujos alimentos apresentaram laudos condenatórios. Resoluções de interdição e apreensão de produtos com laudos condenatórios

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos Divulgação dos resultados: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/programa/index.htm

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos –4ª Etapa 2004 – 4ª Fase Nº Amostras: Termo de Ajuste e Metas 150 amostras/mês/UF Categorias: Lingüiça Suína Fresca Massa Alimentícia Úmida ou Fresca Ovo de Galinha Inteiro e Cru Outras (matérias prejudiciais à saúde)

Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos Alimentos –4ª Etapa Total : 2872

MUITO OBRIGADA! Contatos: (61) 448-6277 SEPN 515, Bloco B – Ed. Ômega – Brasília/DF – 70.770-502 gicra@anvisa.gov.br (61) 448-6277