Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Equivalente à média dos países da OCDE
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Secretaria da Educação e Cultura
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Gestão pedagógica em EaD
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
AVALIAR e PLANEJAR.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Sistema de avaliação e apoio à qualidade do ensino a distância Renato Cislaghi, Silvia Modesto Nassar, Beatriz Wilges Universidade Federal de Santa Catarina.
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Atuação dos agentes de Controle Social
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Considerações iniciais
Revisita ao PPP.
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD Profª. Adriana Azevedo Assessora Pedagógica de EAD da Universidade Metodista de São Paulo

O que é avaliação Processo de identificar, obter e proporcionar informação útil e descritiva acerca do valor e do mérito das metas, do planejamento, da realização e do impacto de um objeto determinado, com o fim de servir de guia para tomar decisões, solucionar os problemas de responsabilidade e promover a compreensão dos fenômenos implicados.

A avaliação Institucional Instrumento de gestão da educação com grande valor instrumental para as instituições de ensino; Instrumento de retroalimentação e apoio à formulação e análise curricular;

A avaliação Institucional Busca contribuir para identificar carências e necessidades de formação-capacitação dos docentes e do quadro técnico-administrativo; Propõe inovação através da relação com a investigação;

Na instituição de ensino: A avaliação deve contribuir para mudanças efetivas no sistema educacional; Buscar novo enfoque na relação professor/aluno/conhecimento/instituição na avaliação institucional.

Avaliação Institucional na Metodista Abrange todos os segmentos constitutivos da estrutura da Universidade; Detecta aspectos que precisam a serem melhorados e aspectos a serem preservados; Desenvolve uma cultura de constante aprimoramento;

Avaliação Institucional na Metodista Levanta informações e subsídios para o processo de planejamento institucional; Orienta futuras ações; Presta conta de suas ações a sociedade;

Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Sensibilizar os diferentes segmentos para a compreensão da avaliação com um processo de melhoria da qualidade e como recurso a ser utilizado para prestar contas à comunidade interna e externa na qual a Metodista está inserida;

Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Diagnosticar formas de realização e relacionamento institucional nas dez dimensões previstas nos SINAES; Atender o compromisso de formação com qualidade do corpo docente, discente e técnico administrativo;

Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Aperfeiçoar a ação institucional pelo envolvimento coletivo de seus agentes internos, no processo de avaliação; Desenvolver cultura de crítica e auto-crítica permanente;

Avaliação Institucional na Metodista Objetivos: Rever o Projeto Pedagógico da Instituição; Subsidiar o processo de planejamento institucional;

EAD da Metodista Atualmente a Metodista oferece onze cursos de graduação na modalidade a distância. Administração Ciências Sociais Filosofia Processos Gerenciais Gestão de Recursos Humanos Gestão de Turismo Letras Português/Espanhol Logística Marketing Pedagogia Teologia Letras Português/Espanhol

Avaliação Institucional na EAD Metodista Para a EAD foi criada uma Comissão Setorial de Avaliação específica que cuida diretamente dos processos avaliativos que envolvem os cursos da modalidade.

Avaliação Institucional na EAD Metodista Tem servido para melhor compreender a dinâmica de funcionamento do processo de ensino e aprendizagem, a relação do educando com proposta pedagógica e suas dificuldades;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Identifica os pontos fortes e frágeis da EAD na Metodista, subsidiando tomadas de decisões tanto no âmbito dos cursos quanto dos demais processos; Auxilia na condução do acompanhamento da administração dos pólos regionais de apoio presencial da Instituição;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Processo anual; Avaliação 360º: Requer a participação de todos os envolvidos direta e indiretamente no processo de ensino-aprendizagem; Anos ímpares: Focada na respondência de alunos, monitores e professores-tutores;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Execução do processo: São utilizados questionários digitais, aplicados via internet, contendo as categorias Aluno, Atuação pedagógica, Recursos pedagógicos, Condições gerais, Adequação dos recursos, Gestão, Relacionamento, Espaço físico, Equipamentos e Atendimento;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Execução do processo: Cada categoria compreende um conjunto de questões avaliadas segundo a escala: nunca (1), poucas vezes (2), muitas vezes (3), sempre (4) e não se aplica (NA), representando a freqüência em que a ação ocorre;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Execução do processo: No questionário, além das questões fechadas, os agentes podem exprimir seus comentários abertamente ao final de cada grupo de questões; Em 2007 foram 6.585 comentários. A participação foi de 100% dos professores tutores, 65,3% dos monitores e de 37,3% dos alunos

Avaliação Institucional na EAD Metodista Metodologia: Relatório analítico dos resultados para que cada curso analise junto ao grupo de docentes e tutores, presidido pelo seu coordenador;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Metodologia: Relatório síntese, a partir dos resultados analíticos, os cursos propõem ações a curto, médio e longo prazo para melhoria da qualidade das deficiências apontadas e sugestões outras que venham a contribuir para o aprimoramento do processo;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Metodologia: As áreas envolvidas diretamente com a EAD – Secretaria Acadêmica, Suporte Financeiro e Suporte Técnico, também produzem seu relatório, com parâmetros semelhantes aos dos cursos;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Metodologia: Os resultados são discutidos em fóruns abertos para a participação da comunidade universitária e cada coordenador faz uma devolutiva aos alunos do processo avaliativo realizado.

Avaliação Institucional na EAD Metodista Divulgação dos resultados: Disponibilização de materiais informativos que buscam facilitar a leitura e compreensão dos resultados; Logins e senhas para os alunos e os agentes envolvidos nas etapas de análise;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Conclusão: Entende-se que no processo avaliativo o uso dos resultados é uma das questões fundamentais.; A avaliação assume função diagnóstica, ou seja, responsável pela alimentação do processo decisório e de retroalimentação da prática pedagógica;

Avaliação Institucional na EAD Metodista Conclusão: A avaliação tem se tornado cada vez mais um processo consistente na Metodista e a análise dos dados ganham maior sentido refletindo em um conjunto articulado de ações.

Contato: adriana.azevedo@metodista.br Assessora Pedagógica de Educação a Distância da Universidade Metodista de São Paulo