8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Mini-curso Competência em Educação a Distância Integrando saberes Prof a Dr a Léa Depresbiteris.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Mini-curso Competência em Educação a Distância Integrando saberes Profa Dra Léa Depresbiteris.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Currículo por competências: da teoria à prática
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Currículo por Competências e Habilidades.
Quando falamos em aprender...
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
Algumas causas dos problemas de aprendizagem na escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Profa. Reane Franco Goulart
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Procedimentos de Ensino
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Planejamento da Rotina Semanal
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Conceitos e Procedimentos
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Investigar, ensinar e aprender
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
 Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande.  Faz-se necessário uma intervenção.
Transcrição da apresentação:

8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância Mini-curso Competência em Educação a Distância Integrando saberes Prof a Dr a Léa Depresbiteris

Temas - questões O que são competências? Que relações existem entre competências, capacidades e habilidades? Como integrar os recursos cognitivos para mobilizar competências? Que estratégias de ensino e recursos podem tornar mais significativa a aprendizagem no EaD? Como lidar com atitudes e valores como dimensões das competências?

Desenho original de Bridget Riley.

Zenit Polar é um código, no qual algumas letras são trocadas por outras. Esse tipo de codificação foi utilizada na Segunda Grande Guerra Mundial. POLAR corresponde a ZENIT. Logo, cada letra de uma palavra de Zenit corresponde cada letra de Polar. Veja se você consegue decifrar essa mensagem em Zenit Polar. Osctovi e sou celcoare de cemzorolcai Ebtagidi, Noi JOGO DO ZENIT POLAR

Competência Saber-fazer Saber- saber Saber-ser Saber- agir Saber- conviver

Competências? Habilidades? Atitudes? Aptidão?

Quino

Abordagem de aprendizagem Transmitir Informações Construir Competências ExposiçãoMediação Ensinar para acumular conhecimento Ensinar para agir de modo consciente e ético

Fonte: Maria Auxiliadora C.Christófaro Auxiliar de enfermagem Competências e natureza do trabalho

Competências identificadas para o auxiliar de enfermagem – eixos da prática Promoção da saúde e prevenção de agravos Comunicação e registros Bases tecnológicas para o cuidado de enfermagem em diferentes situações clínico-cirúrgicas Prontidão em ações e procedimentos de enfermagem nas situações de urgências e emergências Organização do próprio trabalho Organização coletiva do trabalho

Competência Orientar-se espacialmente, de modo a localizar-se física e mentalmente, por meio de referenciais e comunicação adequada.

Saber-fazer (ações)Saberes (conhecimentos)Saber-ser (atitudes, valores) Orientar-se quanto às posições relativas: esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Conceitos de esquerda, direita, atrás, na frente, em cima, embaixo, acima Zelar pela precisão na orientação Respeito a quem se comunica Comunicação clara e pertinente Orientar-se quanto às posições absolutas: pontos cardeais e colaterais Pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste Pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste. Ler e interpretar mapas.Mapas, esquemas Interpretar bússolasBússola Orientar espacialmente outras pessoas Cálculos matemáticos simples (graus, frações) Transcender a orientação espacial para outras situações escolares e de vida. Localização de idéias em um texto.

Orienta-se quanto às posições relativas:frente, atrás, direita, esquerda, acima e abaixo Orienta-se com relação aos pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Orienta-se com relação aos pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste Tem clareza na comunicação espacial Mostra respeito ao que está sendo orientado Apresenta respostas precisas. Indicadores de avaliação

MEDIADOR capacidades já existentes capacidades novas e mais complexas Mediação

ZDP ANTES DA MEDIAÇÃO

ZDP APÓS MEDIAÇÃO

Sócrates (470 AC) Princípios de mediação Propiciava ambiente de conversa, de debate, de resposta às perguntas que fazia. Estimular amplitude de idéias, atitudes de colaboração, argumentação. Aperfeiçoamento do ser humano

Paulo Freire Leitura de mundo – Investigação dialógica da realidade Tematização – Codificação e decodificação dos temas da realidade investigada Problematização- Desafios e possibilidades das situações existenciais concretas. Intervenção – ações para transformar Princípios educacionais

INTENCIONALIDADE RECIPROCIDADE SIGNIFICADO TRANSCENDÊNCIA Critérios de mediação de Feuerstein AB

PROVOCAR DISPOR INTERAGIR

Historicidade dos produtos humanos

O que pode favorecer a aprendizagem significativa Tratamento profundo da informação Oportunidade para aprender ativamente Ensino coerente Relação com o conhecimento prévio dos alunos Estímulo à metacognição dos alunos Tarefas relacionadas com o mundo real Aprendizagem Significativa

janela porta Lousa professo r Descubra onde senta cada pessoa na sala de aula. O Sol entra todas as manhã pela janela; O professor está a Norte de Amanda; Pedro está a Oeste de Amanda; Julia está a Sul de Pedro e Oeste da carteira vaga; André está a Sudoeste da carteira vaga e ao Sul de Julia; Antonio está a Leste de André e ao Sul da carteira vaga; Bia está a Noroeste de André e a Oeste de Pedro; Mário está a Sul de Bia e a Oeste de André e de Antônio. Onde está sentado João Carteira vaga

janela porta Lousa professor Parede BiaPedroAmanda JoãoJulia Carteira vaga MárioAndréAntônio Orientação espacial

O problema estava claro para mim? Resolvi impulsivamente, por ensaio e erro? Explorei sistematicamente todos os dados e informações? Possuía vocabulário e conceitos prévios para a solução do problema? Minha orientação espacial e temporal foi eficiente? Planejei estratégias para a resolução do problema? Escolhi outras estratégias no caminho? Levantei hipóteses e as comprovei? Auto-avaliação e metacognição Estabeleci relações entre as informações?

Proposta de Maguerez Método do Arco (Bordenave) REALIDADE Observação da realidade (problema) Aplicação à realidade (prática) Pontos ChavesHipóteses de Solução Teorização

Aprendizagem significativa - Resolução de problemas Fonte:Senai,2003 Tarefas autênticas Problemas com várias soluções possíveis

XX X X imitativa heurística criativa X X X Fonte Antonio Simão Neto Tipos de respostas a solução de problemas

Casos de deontologia O chefe da unidade de saúde é procurado por um adolescente de 14 anos, desacompanhado dos pais ou responsáveis. Esse jovem deseja se consultar no programa de saúde mental da unidade, pois tinha informações de amigos sobre a qualidade desse serviço. Diz ser usuário de drogas, mas quer garantia que o serviço não comunique o fato a seus pais. O que você faria nesse caso? Comunicaria ou não os pais ou responsáveis? Que orientações daria ao rapaz? (Fortes, P.A.C. Ética e saúde, EPU, 1998)

Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Sentimento de incapacidade Não ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado

Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Desinteresse Não ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado

Auto-estima X Desafios Auto-estima Desafio Sentimento de possibilidade O desafio é encarado e ocorre aprendizagem significativa Fonte- Julio Furtado

aluno a aluno b aluno c aluno n... CRITÉRIOS ESPERADOS Abordagem referenciada em critérios

CompetênciaExcelenteBomEm progresso Necessita de apoio Rubricas da avaliação

Rubricas de avaliação para aplicação de medicação... NíveisDesempenhos Domina e integra o saber-fazer, os saberes e o saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Os problemas apresentados em alguns dos saberes, do saber fazer e do saber-ser podem ser prejudiciais ao usuário. Apresenta leves problemas na integração do saber-fazer, dos saberes e do saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Demonstra alguns problemas em alguns dos saberes, saber- fazer ou saber-ser da aplicação de medicação de rotina, verificação de sinais vitais e transporte para o leito. Demonstra ainda não ter desenvolvido essa competência

COGNITIVA AFETIVA Duas faces de uma moeda transparente

Relações entre razão e emoções Phineas Gage

Atitudes, valores, comportamentos Cooperar Respeitar Dialogar Interagir Comprometer-se