Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Universidade de Aveiro
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Planejamento de Tutoria
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Docência na EaD: Reflexões sobre o fazer docente da tutoria
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
A ATUAÇÃO DA EGAP/FUNDAP NA FORMAÇÃO DE TUTORES E A CUSTOMIZAÇÃO DE CURSOS ONLINE. Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP Escola de Governo.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Antonia Maria Coelho Ribeiro
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE TUTORIA ON-LINE: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E CONQUISTAS Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos

Overview Introdução A tutoria em EaD A criação de um Programa fatores motivadores e decisivos Resultados Conquistas Desafios e perspectivas Conclusão

Introdução Evolução das TICs Uso da TI na EaD: controle de qualidade surgimento e aprimoramento da EaD Uso da TI na EaD: controle de qualidade acompanhamento e análises aprofundadas de desempenho acadêmico atuação da tutoria on-line

A Tutoria em EaD Novas mídias educacionais exigem desenvolvimento de novas habilidades e competências docentes Condições para tutoria on-line bem-sucedida (Berge, 1976) pedagógica, social, gerencial e técnica mediador pedagógico (“arquiteto cognitivo”): projeta diferentes caminhos de aprendizagem para os alunos escolherem (re)orienta a aprendizagem dos alunos esclarecendo dúvidas, identificando dificuldades, sugerindo leituras, planejando atividades mediação pedagógica constante materializada nas interações e comunicação

A Criação de um Programa Tutoria: preocupação aqueles que não estão familiarizados com metodologias de EaD e com recursos tecnológicos programas de educação continuada são necessários “o treinamento é necessário e organizá-lo é uma responsabilidade importante dos administradores” (Moore e Kearsley, 2007) treinamento inicial e monitoramento contínuo dos tutores durante o desempenho de suas funções “Programa de Acompanhamento de Tutoria” da Universidade Anhembi Morumbi critérios de qualidade para auxiliar a prática de professores-tutores durante sua atuação em turmas on- line

Fatores Motivadores Disseminação da EaD na Universidade, expansão dos programas e aumento no número de alunos 2001 – “DPs On-line” 2002 – “Sexta-Free” 2004 – cursos de aprimoramento e extensão 2005 – oferta de 3 cursos seqüenciais totalmente a distância 2007 – oferta de 3 cursos de graduação tecnológica totalmente a distância 2007 – disciplinas optativas on-line 2008 – oferta de curso de pós-graduação integralmente on-line com uma proposta auto- instrucional

... mais de 72.000 matrículas nos diversos programas on-line.

Fatores Definitivos Práticas docentes heterogêneas: orientações e critérios diferentes alto índice de reclamações de alunos e intervenção recorrente da equipe do EaD Necessidade de ação específica instrumento para orientar a trajetória de cada tutor direcionando ações ao longo e ao final da disciplina

Programa de Acompanhamento de Tutoria Implantação em 2006 Definição de critérios e indicadores cada indicador possui um peso e cada critério um percentual somatório dos percentuais gera a nota atribuída ao docente indicativo aos tutores do que é mais importante e esperado em cada etapa/momento da disciplina on-line Processo de melhoria contínua desde sua implantação Critérios atuais Planejamento Acompanhamento Interação com a equipe do departamento de EaD aplicados a cada uma das unidades de conteúdo das disciplinas on-line A cada unidade de aula o tutor é avaliado e recebe um feedback possibilita corrigir eventuais desvios ainda durante o andamento do semestre

Resultados

Conquistas Diretas Atividade basilar da prestação do serviço educacional on-line melhoria dos padrões de qualidade da tutoria efetuada nas disciplinas on-line ações pedagógicas são previamente planejadas ciência das ações que têm maior importância no decorrer do período letivo mais tempo para dedicar à mediação, interação e avaliação dos alunos alinhamento das práticas pedagógicas nenhuma resistência identificada por parte dos tutores satisfação aumentada dos alunos e das diferentes instâncias gerenciais formação continuada para os tutores em novas mídias e ferramentas on-line participação na Comunidade de colaboração e interação dos tutores com a equipe pedagógica

Conquistas Indiretas Redução dos índices de reclamações, evasão e reprovação Aumento do número de matrículas em disciplinas on-line nos semestres posteriores Aproximação significativa entre a equipe pedagógica do departamento de EaD e os professores facilitando o processo de planejamento e acompanhamento das estratégias de ensino- aprendizagem assegurando ao professor maior certeza nas suas ações e intervenções

Perspectivas e Desafios Condução permanente do Programa de Acompanhamento de Tutoria revisões e readequações dos critérios e indicadores avaliados à medida em que as dinâmicas adotadas nos diversos projetos pedagógicos a distância se alteram Ampliação dos critérios de qualidade para outras instâncias dos processos de EaD, tais como produção e monitoria, com a mesma propriedade Compreensão de que a não aptidão para a metodologia EaD não significa não aptidão ao presencial 

Conclusão O Programa de Acompanhamento em Tutoria possibilitou a concepção de uma metodologia consistente de EaD que assegura aos alunos uma experiência significativa de aprendizagem

Contato Cristiane Alperstedt Diretora do Departamento de EAD calperstedt@anhembi.br Fernanda Furuno Coordenadora ffuruno@anhembi.br Luciana Santos Assessora Pedagógica lucianas@anhembi.br