Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE TUTORIA ON-LINE: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E CONQUISTAS Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Overview Introdução A tutoria em EaD A criação de um Programa fatores motivadores e decisivos Resultados Conquistas Desafios e perspectivas Conclusão
Introdução Evolução das TICs Uso da TI na EaD: controle de qualidade surgimento e aprimoramento da EaD Uso da TI na EaD: controle de qualidade acompanhamento e análises aprofundadas de desempenho acadêmico atuação da tutoria on-line
A Tutoria em EaD Novas mídias educacionais exigem desenvolvimento de novas habilidades e competências docentes Condições para tutoria on-line bem-sucedida (Berge, 1976) pedagógica, social, gerencial e técnica mediador pedagógico (“arquiteto cognitivo”): projeta diferentes caminhos de aprendizagem para os alunos escolherem (re)orienta a aprendizagem dos alunos esclarecendo dúvidas, identificando dificuldades, sugerindo leituras, planejando atividades mediação pedagógica constante materializada nas interações e comunicação
A Criação de um Programa Tutoria: preocupação aqueles que não estão familiarizados com metodologias de EaD e com recursos tecnológicos programas de educação continuada são necessários “o treinamento é necessário e organizá-lo é uma responsabilidade importante dos administradores” (Moore e Kearsley, 2007) treinamento inicial e monitoramento contínuo dos tutores durante o desempenho de suas funções “Programa de Acompanhamento de Tutoria” da Universidade Anhembi Morumbi critérios de qualidade para auxiliar a prática de professores-tutores durante sua atuação em turmas on- line
Fatores Motivadores Disseminação da EaD na Universidade, expansão dos programas e aumento no número de alunos 2001 – “DPs On-line” 2002 – “Sexta-Free” 2004 – cursos de aprimoramento e extensão 2005 – oferta de 3 cursos seqüenciais totalmente a distância 2007 – oferta de 3 cursos de graduação tecnológica totalmente a distância 2007 – disciplinas optativas on-line 2008 – oferta de curso de pós-graduação integralmente on-line com uma proposta auto- instrucional
... mais de 72.000 matrículas nos diversos programas on-line.
Fatores Definitivos Práticas docentes heterogêneas: orientações e critérios diferentes alto índice de reclamações de alunos e intervenção recorrente da equipe do EaD Necessidade de ação específica instrumento para orientar a trajetória de cada tutor direcionando ações ao longo e ao final da disciplina
Programa de Acompanhamento de Tutoria Implantação em 2006 Definição de critérios e indicadores cada indicador possui um peso e cada critério um percentual somatório dos percentuais gera a nota atribuída ao docente indicativo aos tutores do que é mais importante e esperado em cada etapa/momento da disciplina on-line Processo de melhoria contínua desde sua implantação Critérios atuais Planejamento Acompanhamento Interação com a equipe do departamento de EaD aplicados a cada uma das unidades de conteúdo das disciplinas on-line A cada unidade de aula o tutor é avaliado e recebe um feedback possibilita corrigir eventuais desvios ainda durante o andamento do semestre
Resultados
Conquistas Diretas Atividade basilar da prestação do serviço educacional on-line melhoria dos padrões de qualidade da tutoria efetuada nas disciplinas on-line ações pedagógicas são previamente planejadas ciência das ações que têm maior importância no decorrer do período letivo mais tempo para dedicar à mediação, interação e avaliação dos alunos alinhamento das práticas pedagógicas nenhuma resistência identificada por parte dos tutores satisfação aumentada dos alunos e das diferentes instâncias gerenciais formação continuada para os tutores em novas mídias e ferramentas on-line participação na Comunidade de colaboração e interação dos tutores com a equipe pedagógica
Conquistas Indiretas Redução dos índices de reclamações, evasão e reprovação Aumento do número de matrículas em disciplinas on-line nos semestres posteriores Aproximação significativa entre a equipe pedagógica do departamento de EaD e os professores facilitando o processo de planejamento e acompanhamento das estratégias de ensino- aprendizagem assegurando ao professor maior certeza nas suas ações e intervenções
Perspectivas e Desafios Condução permanente do Programa de Acompanhamento de Tutoria revisões e readequações dos critérios e indicadores avaliados à medida em que as dinâmicas adotadas nos diversos projetos pedagógicos a distância se alteram Ampliação dos critérios de qualidade para outras instâncias dos processos de EaD, tais como produção e monitoria, com a mesma propriedade Compreensão de que a não aptidão para a metodologia EaD não significa não aptidão ao presencial
Conclusão O Programa de Acompanhamento em Tutoria possibilitou a concepção de uma metodologia consistente de EaD que assegura aos alunos uma experiência significativa de aprendizagem
Contato Cristiane Alperstedt Diretora do Departamento de EAD calperstedt@anhembi.br Fernanda Furuno Coordenadora ffuruno@anhembi.br Luciana Santos Assessora Pedagógica lucianas@anhembi.br