ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com ProfªSimony
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
ISO Futura Diretriz Normativa de Responsabilidade Social
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Iniciativa Social: Advocacia Inclusiva
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Interfaces da Perícia Médica
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
dizendo que participou deste encontro.
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
ISO 26000: Conteúdo Lisangela da Costa Reis
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Teorias Modernas de Gestão
ISO 26000” realização: FUP Andréa Santini Henriques
Administração da Qualidade
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
COMPLIANCE 30/03/2010.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
ISO 26000: Diretrizes sobre de Responsabilidade Social Governança Organizacional, Práticas Leais de Operação e Meio Ambiente.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC BALANCED SCORECARD Sindicato Patronal SIMOVALE/AMOESC Chapecó, out / 2009.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

ISO 26000 Diretrizes sobre de Responsabilidade Social Ana Paula Grether Carvalho Representante da Indústria na Delegação Brasileira

Características essenciais de Responsabilidade Social Incorporação por parte da organização de considerações sociais e ambientais nas suas decisões tornando-se responsável pelos impactos e decisões de suas atividades na sociedade e meio ambiente. Responsabilidade Social envolve uma compreensão das expectativas amplas da sociedade. Expectativas da sociedade: valores éticos amplamente compartilhados através do respeito às normas internacionais de comportamento: Declaração Universal dos Direitos Humanos Convenções e Tratados da OIT Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Declaração de Desenvolvimento Sustentável de Johannesburg Engajamento com partes interessadas é fundamental para Responsabilidade Social

Reconhecimento da Responsabilidade Social e Engajamento com as partes interessadas Identificação e reconhecimentos dos impactos das decisões e atividades da organização na sociedade e meio ambiente (analisar questões e temas, definindo relevância e significância) Compreensão das expectativas da sociedade quanto ao comportamento responsável em relação a esses impactos Identificação e o engajamento com as partes interessadas são fundamentais para abordar a RS da organização Definição de Partes Interessadas: indivíduo ou grupo que tem interesse em quaisquer decisões ou atividades de uma organização

Três relações: - Organização e Sociedade - Organização e Partes Interessadas - Parte Interessadas e sociedade Sociedade e Meio Ambiente Expectativas Interesses Impactos Organização Partes Interessadas

e e Conceito de Esfera de influência Extensão de relação política, contratual, econômica ou outras através da qual uma organização tem a habilidade de afetar as decisões ou atividade de indivíduos ou organizações. Nota: a habilidade de influenciar não implica a responsabilidade de influenciar. Responsabilidade Social e Esfera de Influência Uma organização não pode ser responsável pelos impactos de outras organizações se o impacto não é resultado de suas decisões e atividades. Mas há situações onde a organização terá a responsabilidade de exercer influência. Essa situação vai ser determinada pela extensão pela qual uma relação está contribuindo para impactos negativos e e

Identificando Partes Interessadas: Com quem a organização tem obrigações legais? Quem poderia ser positivamente ou negativamente afetado pelas atividades ou decisões da organização? Quem provavelmente expressará preocupação com as decisões e atividades da organização? Quem se envolveu no passado quando preocupações semelhantes precisaram ser tratadas? Quem pode ajudar a organização a cuidar de impactos específicos? Quem pode afetar a capacidade da organização de arcar com suas responsabilidades? Quem seria desfavorecido se fosse excluído do engajamento? Quem da cadeia de valor é afetado?

Benefícios do Engajamento com as Partes Interessadas: Determinar como melhor aumentar os impactos benéficos das decisões e atividades da organização e como diminuir os impactos negativos; Ajudar uma organização a analisar seu desempenho para melhorá-lo; Conciliar conflitos envolvendo seus interesses, os de suas partes interessadas e as expectativas da sociedade como um todo; Abordar a relação entre os interesses das partes interessadas e as responsabilidades da organização com a sociedade como um todo; Contribuir para a aprendizagem contínua da organização; Tratar de interesses conflitantes, tanto entre a organização e a parte interessada, como entre partes interessadas; Proporcionar para a organização os benefícios da obtenção de diferentes perspectivas; Aumentar a transparência de suas decisões e atividades; Formar parcerias para atingir objetivos mutuamente benéficos.

Integração de RS em toda Organização: Sociedade e Meio Ambiente Revisão Reconhecimento de RS (tema centrais, questões e expectativas) Organização Estratégia de RS, plano de ação, integração e comunicação Melhorias Contribuição para Desenvolvimento Sustentável engajamento Partes Interessadas

Integrando RS na Organização Integrar a RS em todas as suas decisões e atividades RS parte integrante de políticas, cultura organizacional, estratégia e operações; Desenvolver competências internas em RS Promover comunicação interna e externa Avaliar periodicamente ações e práticas Diligência Devida: processo completo e proativo para identificar os atuais ou potenciais impactos negativos de uma organização nas questões sociais, ambientais e econômicas com o objetivo de evitar ou mitigar esses impactos. Organização deve se esforçar para entender bem os desafios e dilemas do ponto de vista dos indíviduos e grupos potencialmente afetados.

Integração de RS na Organização Relação das características principais da organização com RS tipo de organização, natureza da operação, local de atuação, características sociais, ambientais e econômicas de sua operação, características da força de trabalho, missão, valores, códigos de conduta. Compreensão de RS pela organização identificar temas centras e questões relevantes de RS através mapeamento das atividads da organização, identificar as partes interessadas; examinar temas e questões que possam vir a tona quando organizações realizam atividades levando em conta legislação aplicável, identificar como as decisões e atividades podem provocar impacto nas partes interessadas e desenvolvimento sustentável Práticas para integrar a RS em toda a organização Compreensão e comprometimento da alta direção; criação de uma cultura de RS; educação e capacitação em RS; adotar códigos de conduta e ética, gerenciar os impactos das operações no meio ambiente e sociedade, assegurar que princípios de RS sejam aplicados, considerar a e incorporar RS em práticas de compra e investimento e gestão de RH Comunicação em RS informações completas, compreensíveis, responsivas, exatas, equilibradas, tempestivas, acessíveis Fortalecimento da Credibilidade em RS dialogo com partes interessadas (especialmente na resolução de conflitos), declaração de RS e relatórios de desempenho, Análise e aprimoramento e práticas de RS monitoramento das atividades, análise do progresso e desempenho em RS

Integração de RS na Organização Relação das características da organização com RS Compreensão da RS pela organização Iniciativas voluntárias Práticas para integrar a RS em toda a organização Comunicação sobre RS Análise e aprimoramento das ações e práticas as organizações relativas à RS Fortalecimento da credibilidade em relação à RS

Análise do progresso e desempenho em responsabilidade social da organização Os objetivos e as metas foram atingidos como previsto? As estratégias e os processos serviram aos objetivos? O que funcionou e por quê? O que não funcionou e por quê? Os objetivos foram adequados? O que poderia ter sido feito melhor? Todas as pessoas relevantes foram envolvidas?

Principais Desafios da ISO 26000 para a Indústria Brasileira Novos Referencias conceituais -Novo conceito de Stakeholders/Partes Interessadas: - Devida Diligência em Direitos Humanos e RS - Conceito de Cumplicidade - Esfera de Influência Reconhecimento de RS pelas organizações Organização deve buscar identificar a sua responsabilidade social através dos temas e questões propostas pela ISO 26000. Temas cobrem impactos econômicos, sociais e ambientais que deveriam ser tratados pela organização. A partir desses temas e questões, organizações devem elencar a relevância e significância e elencar sua atuação. Integrando RS na Organização Diligência Devida – identificação dos impactos sociais, ambientais e econômicos negativos reais e potenciais das decisões e atividades de uma organização de forma a evitar e mitigar esses impactos Organização deve buscar integrar a RS em todas as suas decisões e atividades, tornando RS parte integrante de suas políticas, culturas organizacional, estratégia e operações; desenvolvendo competências internas em RS, promovendo comunicação interna e externa e avaliando periodicamente ações e práticas

Orientação às pequenas empresas/organizações - RS podem ser realizada através de ações práticas, simples e com bom custo benefício - Vantagens do potencial de flexibilidade e inovação - Vantagens de flexibilidade de estrutura de governança - PME devem considerar seus processos internos de gestão, relatos para partes interessadas - PME devem estar cientes dos temas centrais e questões relacionadas à sua atuação - PME devem enfocar as questões e impactos de maior relevância para desenvolvimento sustentável - PME busquem apoio de órgãos governamentais, organizações coletivas - PME atuem coletivamente com instituições pares para poupar recursos e aumentar capacidade de ação Iniciativas Voluntárias: superposição ou complementação? Anexo A - Pacto Global - Global Reporting Initiative Não Certificação - Como ter o reconhecimento/retorno do esforço de implementação da ISO 2600? - Auto Declaração? - Relatório de Sustentabilidade?

7. Benefícios de RS para uma organização Melhor compreensão das expectativas da sociedade Melhorar as práticas de gerenciamento de risco Melhorar a reputação da organização e promover maior confiança Suporte à busca de Licença para operação Gerar inovação Melhorar a competitividade de uma organização Acesso a financiamento e a parcerias Melhorar a relação com partes interessadas, trazer novas perspectivas para organização e contato com uma gama mais diversa de stakeholders Aumento da fidelidade, envolvimento, participação e moral dos empregados Melhoria da segurança e saúde dos trabalhadores Impactos positivos no recrutamento e retenção de talentos Economia , aumento de produtividade e eficiência no uso de recursos Redução no desperdício e recuperação de subprodutos valiosos Prevenção ou redução de possíveis conflitos com consumidores

Obrigada! Ana Paula Grether Carvalho Petrobras Coordenadora do Relatório de Sustentabildade agrether@petrobras.com.br