La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso
Pedagogia da pesquisa-ação
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Pedagogia da Pesquisa-Ação
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
Guilherme do Val Toledo Prado Rosaura Soligo
Santiago Alves de Siqueira
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Educação no contexto do Trabalho
Prof. Everton da Silva Correa
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Prefeitura municipal de Imperatriz
Linguagem, alfabetização e letramento
Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
MEDIAÇÃO.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Mitos sobre o ato de escrever
Construindo a cultura educacional inclusiva
Por que o jornal na escola?
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Abrir o Apetite Poético
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

La producción de conocimiento em la investigación acción pedagógica(IAPE) : balance de una experimentación.

Resumo Aborda sobre uma metodologia de trabalho cooperativo desenhada para operacionalizar a modalidade da Pesquisa Ação Pedagógica(IAPE). Princípio principal da IAPE é a reflexividade, ou seja, gerar condições de possibilidades para a reflexão. Cria condições para que a subjetividade individual dos professores esteja incluída em uma subjetividade coletiva, que é responsável pela construção do sentido.

Resumo Destaca quatro condições p/ a reflexão: Exercício intensivo para objetivação do discurso por meio de práticas escritas. Exercício intensivo para objetivação da prática pedagógica, por meio de auto-observação, com a ajuda de vídeo. Exercício intensivo do trabalho em equipe com responsabilidades individuais definidas. Exercício intensivo de argumentação e interlocução crítica entre os pares, mediada por textos escritos.

O Projeto Esta experimentação faz parte do projeto DSI-020-03, “Las prácticas pedagógicas en la formación de lectores y escritores”. Desenvolvido no Centro de investigações da Universidad Pedagógica Nacional(CIUP) em Bogotá, Colômbia. A preocupação permanente deste grupo gira em torno dos problemas metodológicos para a produção de Conhecimento Social.

O Projeto Este projeto tem como objetivo por a prova um “Artefato Cultural” desenvolvido para gerar condições de reflexão sobre as práticas pedagógicas a partir de um conjunto de exercícios, organizados como uma sequência metodológica.

A Reflexão: Vetor principal da IAPE A pesquisa social está desenhada para um tipo de investigação na qual o sujeito e o objeto da investigação se sobrepõe. Desta maneira, a pesquisa sobre as práticas pedagógicas não é translúcida, ao contrário, é cheia de obscuridades. Seu princípio principal é a reflexividade.

Aspectos relacionados ao Professor. Diferenciação entre o professor e o pesquisador, sobre o aspecto de que o professor narra, discute, relata, conta e o pesquisador escuta. Enfatiza a importância do saber escutar, diferenciando o ouvir e o escutar.

Aspectos relacionados ao Professor. Não é possível focar o sujeito da prática sem focar a linguagem do sujeito. A linguagem é então uma parte do problema que é preciso resolver no exame da prática. Para formar um profissional reflexivo é preciso habituá-lo a usar a linguagem para refletir sobre a própria linguagem.

Quatro Insuficiências, quatro estratégias. O “Artefato Cultural” vem para sanar as seguintes insuficiências: Insuficiente formação para trabalhar em equipe; Insuficiente formação para escrever sobre suas experiências; Insuficiente formação teórica no campo de ensino; Insuficiente formação para refletir sobre sua linguagem e sua prática.

Insuficiente formação para trabalhar em equipe. Para esta insuficiência foi desenhado um modo interativo de cooperação, linguisticamente mediado, seja pela palavra oral seja pelo texto escrito. A prática de “Construcción del informe de ciclo” é de sistematizar e avaliar as atividades desenvolvidas, e principalmente retornar as lições que se modificam a partir da retroalimentação das discussões nos cenários de interlocução.

Insuficiente formação para escrever sobre suas experiências. Para sanar esta insuficiência foi desenhado um exercício intensivo em práticas escritas sobre os processos pedagógicos Uma delas é a “Prática de la elaboración del ‘Paper’, pois a escrita a partir do vídeo, ajuda o trânsito entre o consciente e o inconsciente, e em conseqüência ao trânsito entre a experiência e o saber.

Insuficiente formação teórica no campo de ensino. Para suprir esta insuficiência foi desenhado um exercício intensivo de práticas de leitura, trabalhadas individualmente, mas discutidas coletivamente.

Insuficiente formação para reflexão. Para esta insuficiência foi desenvolvido um exercício intensivo de práticas de observação e auto-observação a partir de vídeos. Como o professor não pode observar a si mesmo durante sua classe, a análise do vídeo permite ao professor focar em aspectos como sua gesticulação, seu corpo, sua linguagem e os modos de interação com os estudantes.

A Especificidade do Modelo. Este modelo foi desenvolvido para trabalhar cooperativamente. Foi para um grupo de professores que trabalhavam sobre o mesmo objeto de estudos de maneira sinérgica. As práticas pedagógicas, apesar das especificidades, eram as mesmas, assim como, o objeto de estudo, a metodologia e as orientações teóricas.

REFERÊNCIA PENAGOS, Rafael. La produción de conocimiento en la investigación acción pedagógica (IAPE): balance de una experimentación. Educação e Pesquisa, São Paulo, V. 31, n. 3, p. 503-519, 2005.

. Muito Axé pra todos!!