ANÁLISE DE DADOS mestranda Célia Bortolozo Referencial teórico “Investigação qualitativa em educação” (Robert Bogdan Sari Biklen)
- Processo de busca e organização sistemática de transcrição de entrevistas, de notas de campo e dos demais materiais coletados
OBJETIVO Aumentar a própria compreensão de todos os materiais coletados; Permitir a apresentação dessas informações aos outros.
http://www.mixtotal.net/curiosidades/ilusoes-de-otica-descubra-as-coisas-escondidas-nas-imagens/
Concomitante a recolha dos dados ANÁLISE Posterior a recolha dos dados
Análise no campo Estreitar o âmbito do estudo Determinar o tipo de estudo Desenvolver questões analíticas Planificar as sessões de recolha de dados Explorar comentários do observador Escrever memorando das notas de campo Explorar literatura no campo de investigação Brincar com metáforas , analogias e conceitos Utilizar auxiliares visuais
Análise após recolha de dados “Agrupar os dados em categorias de decodificação” Contexto Definição de situação Perspectivas tidas pelo sujeito Pensamentos dos sujeitos sobre pessoas e objetos Processo Atividades Acontecimentos Estratégias Relações