Estados, cidades e municípios...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
Advertisements

Fundos Municipais de Saúde
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUÍ- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE HISTÓRIA TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
Jurisdição e Competência
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Organização Política e Administrativa
Voto e cidadania.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
JUNTAS ELEITORAIS Art. 36. Compor-se-ão as Juntas Eleitorais de um Juiz de Direito, que será o Presidente, e de 2 (dois) ou 4 (quatro) cidadãos de notória.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
A Organização Política do Brasil
M U N I C P O s.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Serviço Público Federal Compromisso com o Brasil
Divisão e Organização do Três Poderes no Brasil
A economia levada a sério
Administração Tributária
REGIME JURÍDICO DOS REPESSE DE RECURSO AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Conselheiro Substituto Alisson Araujo.
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
PRP 7 ano geografia José Victor.
O Estado e os Três Poderes
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
República Federativa Do Brasil. DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA Equipe de Professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus CIESC.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
HIERARQUIA DAS LEIS I – Constituição
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
DIREITO CONSTITUCIONAL
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
30 DE MARÇO DE 2011 FORTALEZA-CE. Alexandre Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
Separação e Funcionamento dos poderes.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
O BRASIL NO MUNDO. Território: mais de Km²; 5º país em extensão no mundo – Rússia, Canadá, China, EUA e Brasil;
Processo de Homologação dos Cálculos das Cotas de ICMS XIRLENE COSTA CIRILO FERREIRA NETO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAPÁ.
Programa Municípios Verdes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente Grupo de Trabalho do ICMS Verde Junho de 2014.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituição da República Federativa do Brasil Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a.
Transcrição da apresentação:

Estados, cidades e municípios...

Ufms2010v17=6. Sobre os municípios brasileiros, é correto afirmar: (001) A autorização para a criação de novos municípios é dada pela Assembléia Legislativa Federal e pelo Senado Federal; desde janeiro de 2009, está suspensa a criação de novos municípios por causa dos gastos excessivos na sua manutenção e pelas reformas político-administrativas implantadas pelo atual Presidente da República. (002) De acordo com a Constituição Federal do Brasil, são considerados a menor unidade administrativa, sendo compostos de uma sede, que é a cidade, e de uma zona rural, podendo ainda contar com distritos, e gozam de total autonomia para aprovação de leis sobre assuntos de interesse local; a lei magna do município é a Lei Orgânica. (004) O poder público municipal é composto pelos poderes executivo, legislativo e judiciário. O poder executivo é representado pelo Prefeito Municipal, juntamente com os Secretários Municipais, tendo como sede a Prefeitura Municipal. O poder legislativo é representado pelos vereadores, tendo como sede a Câmara Municipal. O poder judiciário é composto pelos juízes, cuja sede é o Fórum Municipal, que só existe em municípios sedes de comarca. (008) Os critérios utilizados para a criação de novos municípios são: a área territorial e a população mínimas. Esses indicadores de área e população foram obtidos pela média nacional no ano de 2007 da seguinte forma: sabendo que a extensão territorial do país é de 8.514.876 km² e que existem 5.564 municípios (em 2007, segundo o IBGE, incluindo o Distrito Federal), a área média dos municípios brasileiros é de 1.530 km²; sabendo que a população estimada em 2007 era de 183.989.771 habitantes, a média de habitantes dos municípios brasileiros era de 33.067 habitantes. (016) A manutenção financeira dos municípios brasileiros é proveniente de repasses dos governos federal e estadual e de arrecadação própria de impostos e taxas municipais. Entre os impostos municipais arrecadados dos contribuintes estão: o Importo de Renda–IR, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICM, o Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU, e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza-ISSQN.

Origem cidades... Vídeo Mesopotâmia...

É bom saber... No Brasil, Município é a menor unidade político-administrativa, abaixo das unidades federativas (UF ou Estados). Possui apenas dois poderes: o Executivo (prefeitura) e o Legislativo (câmara municipal), mas é “composto” pelos três. # cidade = parte urbana de um município(+rural), onde está situada a sede deste.

As cidades-templo de Nínive, Ur, Mari e Babilônia eram as mais conhecidas da Mesopotâmia. Os templos, conhecidos como zigurates, eram o grande centro dessas cidades. Eles serviam como centros econômicos, políticos, religiosos e sociais. Os templos eram verdadeiros centros de poder, controlados pelos sacerdotes, dos quais dependia toda a sociedade.

Os chefes de exército se tornaram reis para defender as fronteiras de suas cidades dos povos invasores. O rei passou também a acumular o poder do sacerdote. As cidades-templo tornaram-se “cidades-estado”.

cidade-Estado significa regiões controladas exclusivamente por uma cidade. Além da mesopotâmia. eram comuns na Grécia Antiga, tais como Tróia, Atenas e Esparta. Atualmente, o termo cidade-Estado também é, às vezes, empregado para designar cidades que se transformaram em minúsculos países, como: Vaticano e Mônaco.

LEI COMPLEMENTAR Nº 1, DE 9 DE NOVEMBRO DE 1967 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp01.htm LEI COMPLEMENTAR Nº 1, DE 9 DE NOVEMBRO DE 1967 Estabelece os requisitos mínimos de população e renda pública e a forma de consulta prévia as populações locais para a criação de novos municípios, e dá outras providências. (Redação dada pela LCP nº 46, de 21.8.1984)

Art. 2º - Nenhum Município será criado sem a verificação da existência, na respectiva área territorial, dos seguintes requisitos:         I - população estimada, superior a 10.000 (dez mil) habitantes ou não inferior a 5 (cinco) milésimos da existente no Estado; 5/1000=0,005 MS=> 1.927.834x0,005= 9.639 Já SP = 34.119.110 = > 170.596

II - eleitorado não inferior a 10% (dez por cento) da população;         III - centro urbano já constituído, com número de casas superior a 200 (duzentas);         IV - arrecadação, no último exercício, de 5 (cinco) milésimos da receita estadual de impostos.

Ufms2010v17=6. Sobre os municípios brasileiros, é correto afirmar: (001) A autorização para a criação de novos municípios é dada pela Assembléia Legislativa Federal e pelo Senado Federal; desde janeiro de 2009, está suspensa a criação de novos municípios por causa dos gastos excessivos na sua manutenção e pelas reformas político-administrativas implantadas pelo atual Presidente da República. (002) De acordo com a Constituição Federal do Brasil, são considerados a menor unidade administrativa, sendo compostos de uma sede, que é a cidade, e de uma zona rural, podendo ainda contar com distritos, e gozam de total autonomia para aprovação de leis sobre assuntos de interesse local; a lei magna do município é a Lei Orgânica. (004) O poder público municipal é composto pelos poderes executivo, legislativo e judiciário. O poder executivo é representado pelo Prefeito Municipal, juntamente com os Secretários Municipais, tendo como sede a Prefeitura Municipal. O poder legislativo é representado pelos vereadores, tendo como sede a Câmara Municipal. O poder judiciário é composto pelos juízes, cuja sede é o Fórum Municipal, que só existe em municípios sedes de comarca. (008) Os critérios utilizados para a criação de novos municípios são: a área territorial e a população mínimas. Esses indicadores de área e população foram obtidos pela média nacional no ano de 2007 da seguinte forma: sabendo que a extensão territorial do país é de 8.514.876 km² e que existem 5.564 municípios (em 2007, segundo o IBGE, incluindo o Distrito Federal), a área média dos municípios brasileiros é de 1.530 km²; sabendo que a população estimada em 2007 era de 183.989.771 habitantes, a média de habitantes dos municípios brasileiros era de 33.067 habitantes. (016) A manutenção financeira dos municípios brasileiros é proveniente de repasses dos governos federal e estadual e de arrecadação própria de impostos e taxas municipais. Entre os impostos municipais arrecadados dos contribuintes estão: o Importo de Renda–IR, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICM, o Imposto Predial e Territorial Urbano-IPTU, e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza-ISSQN.