Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
O Aluno.
O Aluno a Distância.
A Educação Mediada pela Tecnologia
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Plano Plano de Pesquisa.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Motivação e Expectativas
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Ambientes Virtuais na Educação
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Mapas Conceituais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Arquitetando a Educação a Distância
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
NUTES-UFRJ Laboratório de Tecnologias Cognitivas.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Belloni (2003, p.42) define a Aprendizagem ao longo da vida, assim: Em nível mais geral, cabe lembrar que a clientela de educação aberta e a distância é adulta e em geral trabalha, ou seja, estuda em tempo parcial. Este fato deve necessariamente deslocar o enfoque da formação inicial científica e profissionalizante para a formação ao longo da vida como único caminho para alcançar ou manter condições de competitividade em nível individual ou nacional, numa economia globalizada altamente tecnologizada.

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Segundo Gonzalez (2005, p.14) deve-se destacar que: Aprendizagem colaborativa [...] é visto como um conjunto de possíveis relações entre os participantes. Envolve uma atividade sincrônica, coordenada, que resulta de uma contínua tentativa de construir e manter uma concepção partilhada de um problema. Aprendizagem cooperativa [...] divide-se a atividade entre os participantes de tal forma que cada um seja responsável por uma porção da solução do problema.

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Campos et al. (2003, p.26) define os conceitos da aprendizagem cooperativa como um construtor social de conhecimento: O conhecimento é considerado um construtor social, e desta forma o processo educativo acaba sendo beneficiado pela participação social em ambientes que propiciem a interação, a colaboração e avaliação. Espera-se que os ambientes de aprendizagem cooperativos sejam ricos em possibilidades e propiciem o desenvolvimento do grupo.

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Objeto de Aprendizagem É definido como um conteúdo educacional autônomo e independente que está predisposto para atuar em múltiplos contextos educativos, com parâmetros funcionais como acessibilidade, reutilizabilidade e interoperabilidade (POLSANI, 2003).

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Falkembach (2005), que propõe aproveitar os recursos das tecnologias digitais para criar materiais educativos que possam estimular o aprendiz tornando-o um cúmplice do processo de aprendizagem e engajando-o no processo do seu desenvolvimento. Esta autora define a modelagem de material hipermídia como o desenvolvimento da modelagem conceitual, que se refere à estruturação do conteúdo; a modelagem da navegação, que atinge a relação do aluno com o conteúdo; e a modelagem da interface, que harmoniza as duas anteriores.

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Galvis (2001), descreve as qualidades que deve ter o material didático educativo desenvolvido para a era da informática, como: certo nível de interatividade; a utilização de recursos para motivar o pensamento; permitir o controle por parte do aluno e do processo de aprendizagem; e muito especialmente a procura de materiais de ensino e entretenimento.

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Os mapas conceituais, como uma forma gráfica de organizar, representar e compartilhar o conhecimento, sendo que o tema abordado pelo mapa é apresentado pelos conceitos principais que o compõem, os conceitos são relacionados com conjunções para ir formando proposições (NOVAK; CAÑAS, 2006).

Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Tanto quando se fala de re-conceitualização como de re-contextualização se deve notar que há umas especiais ênfases na comunicação e na relação desta com o ensino, já que entre ambas há tecida uma trama de relações e é necessário repensa-la para que uma proposta em ambientes virtuais tenha um alcance maior à de ser um ensino mediado por aparelhos... (ALVAREZ, 2005).