Apresentação do MAPA - Intervenções Públicas de Infraestrutura na Bacia Drenante à Baía de Guanabara Câmara Técnica da Bacia Drenante à Baía de Guanabara.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Câmara Municipal de Belo Horizonte
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
2009.
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos A experiência da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS)
COMITÊ GESTOR Projeto Orla Ilhéus/BA. Projeto Orla Ilhéus/BA O envolvimento da sociedade civil na elaboração, implementação e monitoramento do Projeto.
BACIAS PCJ.
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE FUNDO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
PROGRAMA SENA LIMPA DESPOLUÍÇÃO DE 6 PRAIAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (S. Conrado / Leblon / Ipanema / Leme / Urca / Bica) SECONSERVA / COMLURB – SMH.
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
Lei Complementar nº 111/2011 Institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. Plano Diretor é o instrumento.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Ações Municipais em Saneamento e Meio Ambiente
Capacitação dos técnicos municipais para a elaboração dos PMS Plano Municipal de Saneamento Básico PMSB 2ª MOBILIZAÇÃO SOCIAL Fase de Priorização de Programas.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Trabalhando pelo desenvolvimento sustentável regional e urbano
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
AÇÕES INTEGRADAS DE MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO ESTADO DA BAHIA:
Gestão Municipal da Habitação
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
CENÁRIO POLÍTICO NA ÁREA AMBIENTAL ATIVIDADES 2015 Consolidação da Frente Parlamentar Ambientalista com atividades permanentes e ampliação do numero de.
Plano de Bacia do Rio Caí
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Escritório de Projetos
Política de Gestão e Saneamento Ambiental Município de Santo André
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Within the Integrated Eco Technologies and Services for a Sustainable Rural Rio de Janeiro Project – INTECRAL Presents: Kristina Kreter Co-Director of.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

Apresentação do MAPA - Intervenções Públicas de Infraestrutura na Bacia Drenante à Baía de Guanabara Câmara Técnica da Bacia Drenante à Baía de Guanabara – Deliberação CONSEMAC “I” n˚ 106/2013, de 23 de julho de 2013.

Câmara Técnica da Bacia Drenante à Baía de Guanabara Composição: Acqua Consulting (Coordenação ); Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC; Secretaria Municipal de Urbanismo – SMU; Secretaria Municipal de Habitação – SMH; Secretaria Municipal de Obras – SMO; Secretaria de Estado do Ambiente – SEA; Instituto Estadual de Ambiente – INEA; Companhia Estadual de Água e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE; Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ; Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB;

Acompanhar os problemas ambientais e as ações desenvolvidas pelo Poder Público, propondo soluções alternativas para os mesmos, quando for o caso; Analisar e encaminhar propostas de políticas e ações preventivas e corretivas, visando a despoluição ; Interagir, quando necessário e cabível, com as autoridades ambientais estaduais e federais, no sentido de fortalecer as ações visando a despoluição. Atribuições da Câmara Técnica da Bacia Drenante à Baía de Guanabara Deliberação CONSEMAC n˚ 041, de 28 de janeiro de 2008.

Contextualização da Baía de Guanabara PRINCIPAIS IMPACTOS 1)Esgotamento Sanitário Lançamento diário de aproximadamente 60% do esgoto doméstico in natura gerado pelos15 municípios do seu entorno (~ 18 mil litros por segundo ); 2) Resíduos domésticos e industriais Recebe cerca de 1000 toneladas de resíduos sólidos por dia; 3) Assoreamentos

Objetivos da elaboração do Mapa Criar um instrumento de apoio técnico ao planejamento; Identificar e espacializar programas e ações dos diversos órgãos atuantes na área Bacia Drenante ; Disponibilizar através de um MAPA ON- LINE, informações na área da Bacia Drenante à Baía de Guanabara no Município do Rio de Janeiro.

Conteúdo Atual do Mapa BASE CARTOGRÁFICA Curvas de Nível; Hidrografia; Logradouros; Unidades de Conservação Municipais, Federais e Estaduais. HABITAÇÃO E URBANISMO Morar Carioca; Minha Casa Minha Vida. ESGOTAMENTO E DRENAGEM ETEs ; UTRs ; Projeto do Rio Marangá (RIO ÁGUAS); Canal do Mangue (RIO ÁGUAS) ; Projeto da Praia da Bica/Guanabara (SENA LIMPA I); Projeto Praia da Urca/Vermelha (SENA LIMPA I); Projeto Praia de Paquetá (SENA LIMPA II); Projeto de Drenagem Rio Acari (RIO ÁGUAS).

26acb922a4 Link para o Mapa

Execução do Reservatório da Praça da Bandeira

Túnel de Desvio do Rio Joana

Câmara Técnica da Bacia Drenante à Baía de Guanabara - CONSEMAC OBRIGADO ! Apresentadores: Amanda Alessandra Lima Lemos – SMAC Otavio Cabrera De Léo – SEA/INEA Patrícia Ney de Montezuma – Rio-Águas