MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
A Natureza do Marketing
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Sistema de Informação Gerencial
Customer Relationship Management
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
UTILIZAÇÃO DO CRM SALESFORCE Eliane Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
CRM (Customer Relationship Management
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Tendências do mercado Consumidor
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Empreendedorismo nas Empresas
LOGÍSTICA Grupo 97..
Continuous Replenishment
ESTOQUES.
Repensando a Logísitica
Elementos Promocionais
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
CRM Customer Relationship Management
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
WEBCAST GESTÃO DE VENDAS
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
Concorrência “Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrotas; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece.
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
Administração de Marketing I
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
1.1. VG Nome da empresa/ VISÃO GERAL VG
Apresentação Vale Descontos
COMO se Beneficiar com as reclamações dos Clientes?
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
O processo de decisão de compra
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Prof. MSc. Cláudio Cabral
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Cenário atual de CRM nas empresas e suas tendências
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA MANEIRA DE SE FAZER MARKETING Max Barbosa Ribeiro.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Vamos começar o trabalho
CONCORRÊNCIA.
LILIANE CABRAL MARKETING DE RELACIONAMENTO. REFERÊNCIAS MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas,
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Transcrição da apresentação:

MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO RICARDO POMERANZ De um lado, o Marketing Tradicional, focado no produto; do outro, o Marketing de Relacionamento, que põe o cliente no centro das estratégias. Na guerra pelos melhores resultados, quem leva a melhor? A decisão está nas mãos do juiz desta disputa: sua excelência, O CONSUMIDOR. A ERA DO MARKETING COMO NÓS O CONHECEMOS ESTÁ ACABADA, MORTA, ENTERRADA!

ETAPAS DA IMPLANTAÇÃO

“A propaganda termina onde começa o diálogo.” Marshall McLuhan 5 ETAPAS 1. Conhecimento do Cliente Empresas precisam conhecer seu público; Coletar informações sobre cada indivíduo; Armazenar em banco de dados. “A propaganda termina onde começa o diálogo.” Marshall McLuhan

1. Conhecimento do Cliente 2 TIPOS Informações demográficas, psicográficas e comportamentais: Se Pessoa Física Nome, endereço, estado civil, escolaridade, faixa de renda, hábito de consumo, estilo de vida, hábito de lazer, número de contatos com a empresa antes da compra, tipo de informação procurada. COMPREENDER AS NECESSIDADES BÁSICAS DE CONSUMO DOS CLIENTES; E COMPREENDER AQUELAS QUE IDENTIFICAM O SEU VALOR PARA A MARCA.

1. Conhecimento do Cliente 2 TIPOS Informações demográficas, psicográficas e comportamentais: Se Pessoa Jurídica Nome da empresa, telefone, número de empregados, posição financeira, nome dos tomadores de decisão, nome dos influenciadores, serviços ofertados. COMPREENDER AS NECESSIDADES BÁSICAS DE CONSUMO DOS CLIENTES E AQUELAS QUE IDENTIFICAM O SEU VALOR PARA A MARCA.

1. Conhecimento do Cliente PESSOAS COM OS MESMOS ATRIBUTOS PODEM PROPORCIONAR RESULTADOS FINANCEIROS COMPLETAMENTE DIFERENTES. Cada um tem valor diferente para a marca. Os investimentos nas estratégias de fidelização devem ser proporcionais ao valor que cada indivíduo tem para a empresa.

1. Conhecimento do Cliente “É bem provável que a competitividade de uma empresa seja relacionada ao volume de dados que ela mantém sobre seus clientes em relação à concorrência” Ian Gordon Sem informações individualizadas, comunicação e investimentos são ineficientes.

2. Definição da Comunicação “As melhores empresas criam uma variedade de canais de resposta para acumular informações sobre os clientes: o feedback do cliente é compartilhado com toda a empresa”. Don Schultz Quais comunicações devem ser criadas? Para quais consumidores? Em que canais?

Mensagens devem ser personalizadas; Comunicação Eficaz O Marketing de Relacionamento utiliza a autorização do cliente para garantir sua participação no processo de comunicação e interação com a marca. Mensagens devem ser personalizadas; É fundamental que o cliente autorize o envio da comunicação.

As empresas devem utilizar indicadores de resultado. 3. Estabelecimento das Métricas As empresas devem utilizar indicadores de resultado. Medir a eficácia das ações de comunicação; Estabelecer benchmarks para ações futuras.

Métricas mais usadas (Variações) Quanto mais indicadores a empresa utilizar, melhores serão as condições para analisar a eficácia do programa. Satisfação do cliente; Antecipação dos problemas; Melhoria do relacionamento; Atendimento de suporte; Contatos com os clientes; Demandas geradas; Número de produtos vendidos; ROI

Hoje, com milhares de clientes, não se pode pensar diferente. 4. Implantação da Infra-estrutura Antigamente, com centenas de clientes, os donos de estabelecimentos comerciais os chamavam pelo nome. Hoje, com milhares de clientes, não se pode pensar diferente. Reconhecer os consumidores; Respeitar seu tempo e privacidade; Simplificar as escolhas; Saber quando falar e quando ouvir; Diálogo aberto e honesto.

É necessário gerenciar o relacionamento com cada indivíduo. O papel da TI é fundamental É necessário gerenciar o relacionamento com cada indivíduo. Precisão e o volume de dados; Identificação de padrões de comportamento; Definir os objetivos do negócio; e Escolher a plataforma ideal.

5. Mudança Organizacional “Adotar corretamente o CRM resulta na habilidade em desenvolver e manter um relacionamento de confiança que se converte em oportunidades de vendas”. Hemant Minocha Geram resistência interna; Desacordo com a idéia; Falta de exposição ou confusão sobre a idéia apresentada; Medo de perder o poder; Sensação de incompetência frente a tecnologia; Exaustão devido a grande mudança.

Executivos devem liderar o novo desafio; Papéis de liderança Sem a participação de toda a organização no processo, as chances de atingir os objetivos são bem menores. Executivos devem liderar o novo desafio; Motivar e inspirar a equipe na visão do cliente; Desenvolver a cultura; Comunicar, treinar e envolver a todos, fazendo-os se sentirem co-responsáveis pelo projeto.

Disponibilizar todas as informações sobre os clientes; Mudança Estratégica Disponibilizar todas as informações sobre os clientes; Atualizar as informações constantemente; Utilizá-las para aprimorar o relacionamento da força de vendas com os clientes; Todo contato deve servir para enriquecer a base de dados. O Marketing de Relacionamento deve colocar o cliente no centro das estratégias de negócios.

A Hora da Virada Inúmeros profissionais já manifestaram sua insatisfação com os resultados do marketing tradicional. Empresas que demorarem para fazer a mudança correm o risco de não conseguir implementá-la, já que os clientes fidelizados pelos concorrentes dificilmente abandonarão suas marcas preferidas.

Fonte: Manifesto do Marketing de Relacionamento; Ricardo Pomeranz