É A BASE DE TODA A EMPRESA Modelo de Gestão É A BASE DE TODA A EMPRESA DEVE SER EXPLICITO MAS.... MUITAS VEZES É IMPLÍCITO OU INEXISTE
MISSÃO VISÃO VALORES
MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO - NEGÓCIOS - PRIORIDADES - FORMA DE ATUAÇÃO ESTRATÉGIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO - CRENÇAS - VALORES - ATITUDES - PADRÕES DE COMPORTAMENTO - NORMAS - ESTRUTURA - PROCESSOS - SISTEMAS - INFORMAÇÃO
DEVE CONTER: MISSÃO, VISÃO, VALORES, MODELO DE GESTÃO DEVE CONTER: MISSÃO, VISÃO, VALORES, PRINCÍPIOS, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS, PROCESSOS, PRODUTOS, FORNECEDORES, CLIENTES
COMPORTAMENTO ESPERADO PODER E RESPONSABILIDADE MODELO DE GESTÃO PRINCÍPIOS A M B I E N T X R O MISSÃO VISÃO VALORES POLÍTICAS A M B I E N T X R O COMPORTAMENTO ESPERADO PODER E RESPONSABILIDADE NECESSIDADES DOS CLIENTES / INSUMOS PROCESSO DE GESTÃO RESULTADOS GESTÃO AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO E DAS PESSOAS ALTA DIREÇÃO
DO ESTRATÉGICO ? DO TÁTICO ? DA EXECUÇÃO ? MODELO DE GESTÃO DEVE RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: A CIA. É INTEGRADA ? A QUE NÍVEL ? DO ESTRATÉGICO ? DO TÁTICO ? DA EXECUÇÃO ?
OS PROCESSOS DE NEGÓCIO DA CIA. ESTÃO DEFINIDOS E CLAROS PARA TODOS ? MODELO DE GESTÃO DEVE RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: OS PROCESSOS DE NEGÓCIO DA CIA. ESTÃO DEFINIDOS E CLAROS PARA TODOS ?
QUAIS OS NÍVEIS DE COMPETÊNCIA PARA DECIDIR O QUE DEVE SER FEITO ? MODELO DE GESTÃO DEVE RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: QUAIS OS NÍVEIS DE COMPETÊNCIA PARA DECIDIR O QUE DEVE SER FEITO ? E PARA ALTERAR O QUE ESTÁ DECIDIDO ?
QUAIS AS PREMISSAS DE ATUAÇÃO DA CIA. ? MODELO DE GESTÃO DEVE RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: QUAIS AS PREMISSAS DE ATUAÇÃO DA CIA. ? POR CLIENTE ? POR PRODUTO ? POR ÁREA GEOGRÁFICA ?
A CIA. DEVE SER INTEGRADA ATRAVÉS DE UNIDADES AUTÔNOMAS ? MODELO DE GESTÃO DEVE RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: A CIA. DEVE SER INTEGRADA ATRAVÉS DE UNIDADES AUTÔNOMAS ? OU CENTROS DE RESULTADOS INTERNOS ?
QUAIS AS COMPETÊNCIAS QUE DEVEMOS MANTER E QUAIS DEVEMOS TERCEIRIZAR MODELO DE GESTÃO DEVE RESPONDER A QUESTÕES DO TIPO: QUAIS AS COMPETÊNCIAS QUE DEVEMOS MANTER (SABER FAZER E FAZER) E QUAIS DEVEMOS TERCEIRIZAR (SABER COBRAR E SABER FAZER) ?
MERCADO (ÁREA DE ATUAÇÃO) MISSÃO DEVE CONTER: CLIENTES PRODUTOS/SERVIÇOS MERCADO (ÁREA DE ATUAÇÃO)
Concepção Atual do Negócio Missão Passado Transição Presente Futuro P R O P Ó S I T O OBJETIVOS BARREIRAS Visão Alvo Estratégia Empresarial Concepção Atual do Negócio Valores e Cultura Organizacional CLIENTES PRODUTOS MACROPROCESSOS PONTOS FORTES E DE MELHORIA
ELEVANDO O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA VISÃO ELEVANDO O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA O melhor para: TODOS A Sociedade O mercado A organização Si O próprio TIME Número de pessoas Fonte: Amana-Key