PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

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Transcrição da apresentação:

PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

PROBLEMAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

“...os processos de ensinar e aprender na educação a distância não ocorrem de forma simultânea...”; “...as propostas de ensino na modalidade são mediatizadas através de materiais.”

Ausência de uma relação face a face entre docentes e alunos.

Transferência da informação / conhecimento.

Facilitar a construção do conhecimento pelo aluno.

Como transmitir o modo de pensamento do professor?

Como transmitir a estrutura da disciplina?

Desenvolver materiais auto-suficientes ou boas propostas de ensino?

Atualizações constantes; renovação das tecnologias.

O material torna o processo rígido, cristalizado, “petrificando” o conhecimento.

Má proposta de seleção bibliográfica.

Recebimento imediato de dúvidas, perguntas e preocupações.

Limitação do uso de várias formas e alternativas de explicação pelo professor/mediador.

Definir estratégia errada em relação ao estilo de aprendizagem.

Adequação da linguagem.

Confusão entre texto/material para educação a distância com artigo científico.

Falta de interdisciplinaridade.

Erro na administração do tempo; tempo x material x aprendizado x atividades extras. Tempo em hora/aula?

Dificuldade em interpretação de textos, principalmente materiais impressos.

Organização do texto; Hierarquia / progressão temática; Diferenciação entre idéias principais e idéias acessórias; Fugir de objetivos; Falta de determinação de objetivos;

DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

O trabalho inicia antes mesmo do desenvolvimento do material didático, pois é necessário definir: a proposta como um todo; O público-alvo; Os objetivos e importância do curso; A seleção dos núcleos temáticos; O conteúdo;

As mídias a serem utilizadas; Análise financeira; O que deve ser definido antes da produção do material didático. As mídias a serem utilizadas; Análise financeira; A viabilidade comercial; As estratégias de diferenciação; Os mecanismos que garantam o processo de ensino-aprendizagem;

Testar materiais produzidos; Testar mídias; Testar tecnologias; O que deve ser definido antes da produção do material didático. Testar materiais produzidos; Testar mídias; Testar tecnologias; Verificar ajustes e atualização dos materiais.

Dicas: Hierarquizar e ordenar conteúdos facilita a compreensão e construção dos conceitos; Oferecer “chaves” de leitura; Organização; Simplificação da sintaxe e do vocabulário;

Dicas: Usar conectores; Atividades que auxiliem o aluno a compreender em que momento do curso ele se encontra; Usar títulos e subtítulos(são “pistas” para o aluno); Usar sínteses e resumos.

Dicas: Incluir comentários associados à vida, ao cotidiano, a algo prático; Fazer recapitulações ao longo do material. Pode ser via exercícios, por exemplo.

=> A elaboração de materiais didáticos tem que ser compartilhado entre especialistas de várias áreas.