Seminário Nacional sobre Serviço Civil em Saúde Conselho Nacional de Saúde Francisco Júnior* Brasília, 08 de julho de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Fórum Nacional de Residentes em Saúde
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Apresentação do Projeto
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
FUNDAÇÕES DE DIREITO PRIVADO Francisco Júnior*. SAÚDE NO BRASIL ATENDIMENTO DE INTERESSES PRIVADOS Compra de serviços GESTÃO Preenchimento dos cargos.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
II FÓRUM NACIONAL DE POLÍTICAS DE SAÚDE SUSTENTABILIDADE DO SETOR DE SAÚDE Brasília, 04 de Março de 2010 Francisco Batista Júnior*
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Novo Hamburgo, novembro de AS RAZÕES PARA A INICIATIVA Necessidade de reestruturar e ampliar o sistema municipal de saúde, diante da: Necessidade.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Ministério da Cultura.
Planos de Carreiras, Cargos e Salários no âmbito do Sistema Único de Saúde Brasília, agosto de 2013 Secretaria de Gestão do Trabalho Ministério da.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
1 Conferência Estadual de Saúde do Amazonas Participação da Comunidade no SUS Francisco Júnior* Manaus, 19 de Outubro de 2011.
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Pesquisa nacional com membros Dezembro de 2006.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
REGIMES DE CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO PSF Marta Prado Técnica de Controle Externo Técnica de Controle Externo.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Sistema Único de Saúde - SUS
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
GRUPO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇAO NA SA Ú DE.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO SINTESE ARACAJU O Papel dos Profissionais do Magistério frente as atuais políticas públicas de educação Prof. Dr.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Transcrição da apresentação:

Seminário Nacional sobre Serviço Civil em Saúde Conselho Nacional de Saúde Francisco Júnior* Brasília, 08 de julho de 2011

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PÓS SUS DÉCADA DE 90 – Égide neo liberal Ensino mercantilizado Profusão, massificação e abertura indiscriminada de cursos privados Desconstrução da Universalidade Pública Inobservância do controle e da fiscalização dos cursos e das universalidades

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PÓS SUS - Cont. Desconstrução curricular Dessintonia entre a formação e a realidade do país e do SUS Formação elitista e voltada para o setor privado Cultura do individualismo e do egoísmo Consolidação da cultura mercantilista do exercício profissional Culto à múltipla militância Opção pela financeirização da remuneração à garantia de direitos

GESTÃO PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA e AÇÃO PATRIMOMIALISTA Nas ações e serviços Contratos e convênios num processo substitutivo e não de complementariedade Na força de trabalho Terceirizações, quateirizações, cooperativas, etc. Na gerência dos serviços Os, OSCIP, parceiros privados, fundações e agora empresas de direito privado.

CONSEQUÊNCIAS DO IDEÁRIO NEO LIBERAL Frágil formação técnica, cultural e profissional Banalização da formação profissional universitária Repercussão negativa direta na remuneração profissional Absoluta precarização do trabalho e da sua remuneração com comprometimento da qualidade do exercício profissional Sub emprego e desemprego crescentes Fuga de profissionais especialistas para o setor privado

PROPOSTAS Reforma curricular Adequar a formação profissional a realidade do país e principalmente ao SUS. Processo permanente de avaliação dos cursos Desmercantilização do ensino com fortalecimento e ampliação do ensino público Ampliação dos programas de residência multiprofissional em saúde

SERVIÇO CIVIL EM SAÚDE Qualificação profissional Para todos os profissionais e pelo período de um ano e prioritariamente no mesmo local de formação Constituição de orientadores/preceptores nos serviços Remuneração compatível Crédito diferenciado para concursos públicos e seleção para residências profissionais

SERVIÇO CIVIL EM SAÚDE – Continuação Para os graduados que optem pela imediata residência, o cumprimento do Serviço Civil se dará imediatamente após a conclusão do curso. Para os profissionais, cujo número de graduados excede o número de vagas disponíveis na rede pública do SUS, haverá seleção com provas e análise de currículo

CARREIRA ÚNICA DO SUS Pactuada entre as três esferas de governo Garantia de autonomia da contratação pelos entes federados Pisos salariais nacionais por nível de escolaridade e formação Remuneração diferenciada pela qualificação profissional, pela dedicação exclusiva, interiorização e tempo de serviço

PROCESSO DE PERMANENTE FORMAÇÃO DE GESTORES AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS SERVIÇOS PROFISSIONALIZAÇÃO DA GERÊNCIA E DA GESTÃO FORTALECIMENTO, ESTRUTURAÇÃO E AMPLIAÇÃO PACTUADA DA REDE PÚBLICA EM TODOS OS NÍVEIS DE ATENÇÃO

Francisco Júnior Farmacêutico Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da CUT