Relação Professor - aluno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sete hábitos dos Bons Pais e dos Pais Brilhantes
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
CURRÍCULO EM FOCO.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
O papel do professor frente às mudanças
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
AOS EDUCADORES.
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Professores Fascinantes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Marcos Alexandre Barros
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Quando falamos em aprender...
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Currículo oficial de São Paulo
O Uso Pedagógico do Blog
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O aluno elaborando conceitos
Estabelecendo limites e regras
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação.
Laboratório de Aprendizagem
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
TV ESCOLA.
Docência universitária: repensando a aula
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Professor Dr. Renato Vaz
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Desbravadores Pathfinders Mpisavalalana Nvou Ibouak Pfadfinder Eclaireur Verkenner Baanbrekers Watafuta Njia Conquistadores Explorateur Kwanhwehwefo Explorator.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Transcrição da apresentação:

Relação Professor - aluno NÚCLEO DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA SALA DE AULA Planejamento MEDIAÇÃO DOCENTE Relação Professor - aluno

SALA DE AULA Ambiente de Vivência-com Com-Vivência

Por que e para que ensinar e aprender tal disciplina ? MEDIAÇÃO DOCENTE Adulto da relação pedagógica Responsável pelo ensino/aprendizagem Por que e para que ensinar e aprender tal disciplina ?

Princípios norteadores da aprendizagem Aprendizagem significativa para o aprendiz : - Contextualizada, - Relacionada às experiência vividas, - Problematizada, - Confrontada com os problemas práticos , - Participativa, - Que permita transferência para situações concretas e mudanças de comportamento, atitudes .

Toda aprendizagem é pessoal, “ninguém aprende pelo outro”. Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos. Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato. Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal.

Papel do Professor Seu papel é ajudar o aluno a aprender, Planejar seu trabalho, Preparar-se para a aula, Discutir com os alunos o plano de trabalho, Cronograma das atividades, Exercitar a capacidade de negociação, Definir combinados, Diversificar as estratégias e os recursos de trabalho.

Papel do Professor Dar o exemplo: Estilo salesiano de educar

Sete Hábitos dos Bons Professores e dos Professores Fascinantes Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade. Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção. Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.

Sete Hábitos dos Bons Professores e dos Professores Fascinantes 5. Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis. 6. Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula. 6. Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.

Alguns pecados capitais dos educadores Corrigir publicamente. Expressar autoridade com agressividade. Ser excessivamente crítico. Punir quando estiver excessivamente irado e colocar limites sem dar explicações. Ser impaciente e desistir de educar. Não cumprir com a palavra Destruir esperanças e sonhos.

A escola dos nossos sonhos Música ambiente em sala de aula. Sentar em círculo ou em U. Exposição interrogada, a arte da interrogação. Exposição dialogada, a arte da pergunta. Ser contador de histórias. Humanizar o conhecimento.

A escola dos nossos sonhos 7. Humanizar o professor, cruzar sua História. 8. Educar a auto-estima, elogiar antes de criticar. 9. Gerenciar os pensamentos e emoções. 10. Participar de projetos sociais.