Oficina de Apropriação de Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Oficina de Apropriação de Resultados
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Planejamento PNAIC 2014.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Oficina Divulgação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
Orientação Técnico-Pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Planejamento da Rotina Semanal
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Devolutiva dos resultados
Oficina de Divulgação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
MAPA DE HABILIDADES.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Apropriação de Resultados Sabe 2013

Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa – 2EF Sabe 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa – 2EF por Leila Martins e-mail: leila@caed.ufjf.br

Sabe 2013 Objetivo geral Analisar e compreender os resultados das avaliações aplicadas no Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe (constituído pelos programas de avaliação Avalie Alfa e Avalie Ensino Médio).

O Sistema de Avaliação Baiano da Educação Edições: 2011, 2012, 2013. Etapas avaliadas em 2013: 2º ano EF; 1ª , 2ª e 3ª séries do EM e Educação Profissional Integrada (2ª, 3ª e 4ª série). Disciplinas avaliadas em 2013 Avalie Alfa: 2º ano do EF em Língua Portuguesa (leitura e escrita) Avalie Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Objetivos específicos Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam o teste da disciplina de Língua Portuguesa. Apresentar e interpretar os Padrões de Desempenho Estudantil. Analisar e interpretar pedagogicamente a avaliação do AVALIE ALFA.

“A árvore dos sapatos” (conto indiano ou hindu) Sabe 2013 Conhecendo o outro... “A árvore dos sapatos” (conto indiano ou hindu)

Objetivos de Língua Portuguesa para a primeira etapa do Ensino Fundamental PCN Língua Portuguesa (1997) Os alunos devem ser capazes de: compreender o sentido nas mensagens orais e escritas; compreender o sentido global de textos lidos; ler e escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo; produzir textos escritos coesos e coerentes; narrar histórias, mantendo o encadeamento dos fatos e sua sequência cronológica; ler textos cujo conteúdo e forma são familiares, de forma independente; escrever utilizando a escrita alfabética, demonstrando preocupação com a convenção ortográfica.

Matriz de Referência Sabe 2013 (3 eixos) - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA - HABILIDADES RELACIONADAS À IDENTIFICAÇÃO, AO RECONHECIMENTO DE ASPECTOS RELACIONADOS À TECNOLOGIA DA ESCRITA. - LEITURA - HABILIDADES RELACIONADAS À LEITURA DE PALAVRAS, DE FRASES E DE TEXTOS. - PROCEDIMENTOS DE ESCRITA.

Elaboração dos testes SABE MATRIZ DE REFERÊNCIA REFERENCIAL CURRICULAR MATRIZ DE REFERÊNCIA Competências e Habilidades Conjunto de descritores Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias. Itens Testes de Proficiência SABE Sistema de Avaliação Baiano da Educação

1) Quais são os principais conteúdos apresentados no processo de Alfabetização? Alfabeto e Ordem Alfabética. Alfabeto Maiúsculo e Minúsculo. Divisão silábica / Número de sílabas. Sílaba Tônica. Etc. Vamos associá-los às habilidades da Matriz!

INTERPRETANDO A MATRIZ DE REFERÊNCIA Sabe 2013 INTERPRETANDO A MATRIZ DE REFERÊNCIA (Entregar a Matriz) Formação de grupos com até 4 integrantes. Cada grupo ficará responsável por um tópico da disciplina. Discutir os conteúdos do tópico selecionado. Desenvolver uma atividade para a sala de aula, tendo como referências as habilidades elencadas no tópico selecionado na Matriz. Associar as habilidades desenvolvidas nas atividades com as dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz.

Sabe 2013

Filme: Playing of Change de Mark Johnson (um engenheiro de som que gravou vários músicos de rua tocando as mesmas músicas). www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM ..\01-Stand.By.Me.avi Pensar nos arranjos apresentados da música “stand by me” e no fato de uma única música poder ser executada de variadas formas, através de diversos instrumentos, em diferentes pontos do mundo. Trazer essa reflexão para a Avaliação, pensando a matriz , o currículo e as habilidades a serem avaliadas.

Sabe 2013 Item x Atividades Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades. Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos. O item avalia apenas uma habilidade. O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha. O item pode ser dicotômico (duas categorias de resposta, p.e.: “sim” e “não”) ou politômico (três ou mais categorias de resposta)

Sabe 2013 Análise de Itens

Sabe 2013 Análise de Itens Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens.

Sabe 2013 Análise de Itens Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos: Qual a habilidade avaliada? Qual a resposta correta? Quais são as possíveis estratégias de resolução deste item?

Sabe 2013 Análise de Itens Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos: Em relação aos distratores (respostas incorretas), quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado? Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas (a partir das possíveis estratégias utilizadas por eles ao responderem o item de modo incorreto)?

Nível Inicial

Nível Intermediário

Nível Básico

Nível Avançado

Cortes dos Padrões de Desempenho de Língua Portuguesa em Alfabetização Sabe 2013 Cortes dos Padrões de Desempenho de Língua Portuguesa em Alfabetização 2ª série/ano do Ensino Fundamental Inicial Intermediário Básico Avançado Como são estipulados? Quais os valores mínimo e máximo de cada intervalo?

Sabe 2013 Padrões de desempenho

Sabe 2013

Sabe 2013

Sabe 2013

Sabe 2013

Sabe 2013

Sabe 2013

Sabe 2013

Sabe 2013 Resultados

Resultados Resultados por Projeto, Município, Escola. Sabe 2013 Resultados Resultados por Projeto, Município, Escola. Proficiência média. Participação. Percentual de estudantes por padrão. Percentual de estudantes por nível de proficiência.

Resultados Sabe 2013 Observe a participação dos estudantes na escola. Qual seria o percentual de participação na avaliação aplicada na escola? Este percentual é significativo? Em relação à participação, o número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola? Quem são os alunos que não fizeram a avaliação? Como possibilitar a participação desses alunos nas próximas avaliações? Como melhorar a frequência desses alunos na escola?

AVALIE ALFA - 2013

Sabe 2013

Sabe 2013

Sabe 2013

Vamos calcular para os demais padrões? Sabe 2013 Vamos calcular para os demais padrões? 100% participação = 48 estudantes 18,8% = X estudantes 100 x = 902,4 X= 9 estudantes

Análise de Itens de escrita Sabe 2013 Análise de Itens de escrita

Procedimentos de escrita Sabe 2013 Procedimentos de escrita

Sabe 2013 Dúvidas?

Sabe 2013 Obrigada pela atenção.