Centro Pop João Dorvalino Borba

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Programa Bolsa Família
CENTRO POP – CASCAVEL PÚBLICO ALVO
CENTRO POP – LONDRINA PR.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
Apresentação do Projeto
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
O campo da Psicologia no CRAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI)
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NATAL JUSTINO DA COSTA
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
PROGRAMA ACOLHER.
Programa Nacional de Promoção a Integração ao Mundo do Trabalho
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
TURNO INTEGRAL.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Rede de atenção Intersetorial
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
ABRIL 2010.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
MAIO 2010.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
Centro de Referência de Assistência Social
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
CRAS nas PECs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
CETREMI.
Transcrição da apresentação:

Centro Pop João Dorvalino Borba Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua Centro Pop João Dorvalino Borba

Oferta de serviço especializado para pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia e/ou sobrevivência. “Objetiva assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e/ou familiares, tendo em vista a construção de novos projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua”. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop / SUAS e população de Rua -Volume III. Brasília, 2011.

Rua Visconde de Guarapuava, 2674 - Centro Telefones: 3224-1784/3222-6878 e-mail: centropopjdborba@fas.curitiba.pr.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO De segunda a sexta: das 7h15min às 20h00min ou até o término das refeições Sábados, domingos e feriados das: 8h00min às 20h00min

PÚBLICO ATENDIDO: FORMAS DE ACESSO: O Centro Pop João Dorvalino Borba atende a população adulta de Curitiba, de ambos os sexos, em situação de rua. Em casos de identificação de migrante é realizada orientação quanto os serviços ofertados pela Casa da Acolhida e Regresso – CAR. FORMAS DE ACESSO: - Busca espontânea - Encaminhamentos realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, ou outros serviços, programas ou projetos da rede socioassistencial, das demais políticas públicas setoriais ou órgãos de defesa de direitos.

Equipe fas Centro Pop Boqueirão: 1 assistente social 1 educadora Coordenador (Formação em Serviço Social) Apoio técnico (Formação em Psicologia) Técnicos: 1 assistente social , 1 psicólogo. Educadores sociais: 12 profissionais (6 manhã/6 tarde) Auxiliares administrativos: 3 profissionais Artífice: 1 profissional Centro Pop Boqueirão: 1 assistente social 1 educadora

Secretaria Municipal de DEFESA SOCIAL EQUIPE TERCEIRIZADAS Alimentação Risotolândia: 1 profissional Tecnolimp: (4 profissionais em escala 12x36) Limpeza Tecnolimp: 4 profissionais em escala 12x36 e 3 profissionais em escala diária de 8 h Instrutores de oficinas: 7 profissionais Secretaria Municipal de DEFESA SOCIAL Guardas Municipais: 4 profissionais em escala de 12x36

ONG’S E VOLUNTÁRIOS Mãos que Apoiam/Casa do Peregrino (jantar) Ordem Franciscana/Amigos do Botânico (jantar) ABASC (jantar e oficina) ABBA (jantar) Federação Espírita (jantar) Congregação Vicentina (jantar) Profissional de Gastronomia – Oficina de Culinária (Du Cheff) Artesão – Oficina de Artesanato (Reciclagem)

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Alimentação: Café da manhã (08h00min), almoço (11h30min), Café da tarde (15h30min) (confeccionado por profissionais de empresa terceirizada com produtos adquiridos pela FAS); e Jantar (a partir das 18h00min organizado e ofertado por – ONGs parceiras). Higiene: Pessoal e de roupas (com oferta de banhos, escova e pasta dental, desodorante, sabonete, aparelho de barbear descartável, toalhas de banho e sabão para lavagem das roupas). Ofertados no período da manhã e da tarde antes do início das atividades.

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Guarda de pertences: vinculada a participação nas atividades diárias e permanência do usuário no Centro Pop João Dorvalino Borba. Inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais. Oficinas e atividades coletivas de convívio e socialização: artesanato, expressão musical, violão, canto, cidadania, breaking, educomunicação, artes visuais, legislação, atividade esportiva, fotografia, culinária, leitura, jogos e atividades culturais (efetivadas por educadores sociais e instrutores de empresa conveniada com a Fundação de ação Social). Início no período da manhã às 09h30min e a tarde às 14h00min.

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Curso: Inclusão digital Grupo de sensibilização: “Fala coração” (desenvolvida pela ONG (ABASC) para envio de usuários do serviço para comunidade terapêutica); Grupo de inclusão produtiva: do programa “Vitrine Social” da Diretoria de Geração de Trabalho e Renda, que objetiva desenvolver em grupo características empreendedoras e ofertar de cursos direcionados à aprendizagem de serigrafia com possibilidade de comercialização nas feiras artesanais de Curitiba; Educação de Jovens e Adultos: atividade em parceria com o Programa Hora do EJA - SME

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO - INDIVIDUAL: - Acolhida, entrevista inicial (escuta qualificada), diagnóstico e levantamento de demandas, pactuação do plano individualizado de intervenção (planejamento de ações e encaminhamentos para viabilizar a superação da condição de rua), orientações pontuais. - Encaminhamentos diversos: (documentação civil, cursos profissionalizantes, tratamentos especializados de saúde em hospitais, clínicas e comunidades terapêuticas, unidades de acolhimento e convivência, inclusão na Rede Solidária para a pessoa em situação de rua, CREAS, CRAS).

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO - INDIVIDUAL: - Articulação e viabilização do acesso a outras Políticas Públicas, equipamentos e serviços socioassistenciais. - Contatos com familiares e sensibilização para o resgate de vínculos que favoreçam o retorno familiar. - Visita domiciliar e institucional (em casos de retorno familiar, saída de serviço de acolhimento para pensão ou residência e encaminhamentos para acolhimento e/ou tratamento especializado de saúde). - Monitoramento das ações pactuadas com o usuário no plano de intervenção individualizado, encaminhamentos e demais intervenções.

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO: - Grupos: - Reunião de acolhida: Ocorre quinzenalmente e objetiva ofertar acolhimento de novos usuários do serviço com orientação a respeito do funcionamento do Centro Pop João Dorvalino Borba. - Grupos de reflexão: “Projeto Vida”, “Time da Vida” “Planejamento e Mudança”, com diferentes temáticas que objetivam favorecer a promoção à superação da situação de rua. Em 2012 os grupos abordaram a construção do projeto de vida e a superação de problemas.

AÇÕES COM A EQUIPE “Cuidando do cuidador”: focou com o grupo de educadores sociais reflexões acerca “Grupos reflexivos”: reuniões temáticas com a equipe objetivando a reflexão acerca do papel profissional, funcionamento da equipe, estudo sobre o público alvo e os diferentes fatores da realidade da pessoa em situação de rua;

Atendimentos em 2012 22 pessoas encaminhadas para tratamento da dependência química, 43 para cursos profissionalizantes, 64 foram inseridos no mercado de trabalho (formal e informal), 50 cadastros únicos de usuários (CADÚnico). Ref. Dez/2012 – 23 recebem o benefício Bolsa Família

Atendimentos em 2012 Através da Rede Solidária do Morador de Rua, atualmente 08 usuários são beneficiados com o cartão do Armazém da Família/Secretaria Municipal do Abastecimento/acompanhamento. Foram inscritos 16 usuários para o Projeto Minha Casa Minha Vida em parceria com a Companhia de Habitação de Curitiba/COHAB.  

avanços Rede Solidária: Rede formada por participantes governamentais e Não-Governamentais em reuniões mensais que acompanham produtos pactuados no Plano de Governo. (COHAB - vulnertabilidade, SMAB – subsidio alimentar, GM (abordagem social). Comitê Interssetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional da Pessoa em Situação de Rua em Curitiba (CIAMP) – Decreto nº 1226 – 22/08/2012. Orgão consultivo, propositivo e de Assessoramento sobre a Implementação da Política Nacional. Procotolo das unidades de atendimento à pessoa em situação de rua.

SALA DE ARTESANATO, SERIGRAFIA E ACOLHIDA BIBLIOTECA REFEITÓRIO GUARDA DE PERTENCES

“Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos que saber o que fomos, para saber o que seremos” Paulo Freire Cynthia Etsuko Takahashi de Lima Gisele Cristina dos Santos Brito Fone: 3224-1784 E-mail: centropopjdborba@fas.curitiba.pr.gov.br