E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Seminário Pedagógico "O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação" “Os E-Portefólios como estratégia para o Processo de Reconhecimento.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Escola Secundária José Gomes Ferreira Disciplina: TICProfessor: Luís Pitta Grupo B Margarida Mendes Nº 17 Maria Ferreira Nº /2007 Ana Costa Nº 2.
A partir deste trabalho, pudemos adquirir conhecimento no que diz respeito a este tema. Pudemos, também, perceber que: O número e da duração das aulas.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
Projecto Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém CIDTFF da Universidade de Aveiro 2ºCiclo Educação e Comunicação Multimédia.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha.
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
O Portefólio digital na formação de professores. Um estudo comparativo
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?
EPortfolios e novas Os ePortfolios de aprendizagem e a mudança de prática profissional do professor
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
CENTRO DE FORMAÇÃO JOSÉ PEREIRA TAVARES FORMAÇÃO CASCO ESCOLA SECUNDÁRIA Dr. JAIME MAGALHÃES LIMA - ESGUEIRA.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Metodologias e instrumentos de avaliação online
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas Para que serve o e-Portefólio do aluno? E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? Centro de Competências TIC da ESE de Santarém Trabalho realizado no âmbito da Oficina de Formação “E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas” Formandas: Ana Cristina Martins Celeste Gregório Lopes Maria Conceição Ferreira 2007-2008 E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? O que é um e-Portefólio? Para que serve o e-Portefólio do aluno? A construção do e-Portefólio do aluno O e-Portefólio como uma resposta à oferta das novas tecnologias… E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? O que é um e-Portefólio? Numa visão simplista, começamos por dizer que os e-Portefólios são uma adaptação dos portefólios de formato tradicional para o digital… Inicialmente, os seus utilizadores eram artistas que queriam “expor” e divulgar os seus trabalhos, numa espécie de montra online. Hoje, o e-Portefólio é visto como uma ferramenta pedagógica de sonho! O aprendiz/estudante constrói e mantém um repositório de “objectos/artefactos” que pode usar para demonstrar as suas competências e reflectir sobre a sua própria aprendizagem. E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? Segundo David Tosh (2005): “Ao construírem o seu e-Portefólio, os alunos reflectem sobre o que estão a fazer, o que fizeram e reflectem sobre as razões sobre porque fizeram isso entendendo assim, os professores, em que direcção se propõem seguir” O e-Portefólio dá a oportunidade de demonstrar a competência individual para recolher, organizar, interpretar e reflectir sobre documentos ou informações. E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? A construção do e-Portefólio do aluno Não há critérios rígidos quanto ao conteúdo dos e-Portefolios. Os objectos aí existentes deverão ter um objectivo bem definido de forma a demonstrar as competências adquiridas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. O processo de criação de um e-Portefólio está geralmente definido em quatro etapas: - Pesquisa e recolha de documentos - Selecção dos melhores objectos - Reflexão sobre os itens seleccionados - Ligação dos diversos aspectos da vida: pessoal, conhecimentos, trabalho e comunidade E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? O e-Portefólio é uma compilação dinâmica de trabalhos!! - O estudante recolhe e selecciona os melhores trabalhos num processo contínuo e construído ao longo de determinado período de tempo. (Esta construção deve reflectir um conjunto de conteúdos abordados numa ou mais disciplinas e fazer ligação com uma grande variedade de aspectos da vida do seu editor.) - o e-Portefólio nunca está terminado, não é uma mera construção do dia-a-dia, pode ser constantemente reconstruído. - O aluno constata os seus erros, reflecte, rectifica-os, de forma a promover a sua evolução - é a aprendizagem centrada no aluno e controlada pelo aluno. - O aluno vive, percebe, constrói, reconstrói e responsabiliza-se pela sua própria aprendizagem. O e-Portefólio representa uma oportunidade para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem gerida e liderada pelo próprio estudante. E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o ePortfólio do aluno? Este caderno diário digital pode conter ficheiros de todos os tipos: Texto Folhas de cálculo Bases de dados Áudio Vídeo Imagens O armazenamento de documentos deixou de ter limites… … passam a ser partilhados não só com a comunidade escolar tradicional (professores e alunos), mas com todos os cibernautas. E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? O e-Portefólio como uma resposta à oferta das novas tecnologias… O aluno: - passa a poder trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar - deixa de estar só, todos colaboram, todos partilham e todos têm oportunidade de demonstrar e desenvolver competências. O professor: - já não leva os “Trabalhos De Casa” ou os testes de avaliação para corrigir - o trabalho desenvolvido pelos alunos passa a ser divulgado e comentado online E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas

Para que serve o e-Portefólio do aluno? Referências: Tosh, David in http://teacherindevelopment.blogsome.com/2005/10/21/the-eportfolio/ http://www.revista-til.net/afi/pdf/FA_3.pdf http://www.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/UMEventos/EventoView.ascx&ItemID=502&Mid=232&lang=pt-PT&pageid=118&tabid=0   http://gabinetedeinformatica.net/wp15/2007/01/05/portafolios-electronico-que-son-y-como-pueden-beneficiar-experiencias-de-aprendizaje-i/ ¨http://en.wikipedia.org/wiki/EPortfolio http://www.danwilton.com/eportfolios/whatitis.php http://www.educause.edu/ELI/5524 http://es.wikipedia.org/wiki/Portafolio_de_aula COSTA, Fernando Albuquerque; RODRIGUES, Maria Ângela; PERALTA, Maria Helena; RALEIRAS, Mónica (2006) .O Portefólio digital na formação de professores - Um estudo comparativo. RAMALHO, José Carlos (2006).E-Portefólio da especificação ao processamento digital. E-Portefólios de Aprendizagem – Fundamentos e Práticas