Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Análise das cinco forças de Porter
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
O Processo de Gestão Estratégica
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
Análise do Meio Ambiente
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Ambiente.
Planejamento de Campanha – A4
Estratégias do agronegócio
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Estratégia Competitiva.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Projeto Integrado de Negócios Monitoramento de mídias sociais
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Ambiente organizacional
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Novos Modelos de Empresa
As Cinco Forças Competitivas
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
Novos Modelos de Empresa
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Micros e Pequenas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AULA 3 Marketing.
Estratégia Competitiva
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
O AMBIENTE DE MARKETING
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
Subsistema comercial Subsistema suporte E Tecnologia Subsistema produção.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Transcrição da apresentação:

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Ambiental (Externa) e Análise Setorial Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Teoria dos Sistemas Sistema é um grupo de elementos inter-relacionados e integrados de forma a obter um dado resultado. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Teoria dos Sistemas Sistema Interno É a organização propriamente dita e é composto por vários subsistemas: Produção, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Projetos, etc. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Teoria dos Sistemas Sistema Competitivo É formado pelos fatores de competição no mercado, ou seja, a distribuição de recursos em um dado ambiente. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Teoria dos Sistemas Sistema Ambiental É o espaço econômico, social e política em que a organização opera. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Teoria dos Sistemas Sistema Ambiental Sistema Competitivo Sistema Interno Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Externo Macro Ambiente – Todos os elementos pertencentes à sociedade que exercem influência direta ou indireta na organização. Os quatro segmentos base do Macro Ambiente que são analisados pela Gestão Estratégica são: Demográfico , Econômico, Sócio-político e Tecnológico. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Externo Demográfico: Tamanho e taxa de crescimento da população, Pirâmide Populacional (faixa etária), Composto étnico, Grupos linguísticos, Distribuição de Renda. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Externo Econômico: Taxa de juros, Evolução do PIB, Balança Comercial, Emprego e renda, Internacionalização da economia. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Externo Sócio-Político: Traços culturais da população, Atitudes, hábitos e diversidade, Leis (trabalhistas, tributárias e de defesa da concorrência). Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Ambiente Externo Tecnológico: Investimento em P&D, Política de Incentivos ao P&D , Inovações e aplicações de conhecimento. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Setorial Conhecida como “as Cinco Forças Competitivas”, “as 5 forças de Porter” (1980) é a ferramentas mais utilizadas para esse tipo de Análise. Análise da Indústria – conhecer a rentabilidade entre os competidores numa mesma indústria. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Setorial Entrantes Potenciais Fornecedores Compradores Rivalidade Produtos Substitutos Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Setorial Entrantes Potenciais Ameaça de Novos Concorrentes Poder de Compra dos Fornecedores Fornecedores Compradores Rivalidade Poder de Negociação dos Compradores Ameaça de Produtos Substitutos Produtos Substitutos Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Setorial Entrantes Potenciais Aumentar Custo de Entrada (Capital / Tecnologia / Padrões) Pulverização Participação Dominante Integração Vertical Fornecedores Compradores Rivalidade Pulverização Melhorar $ Percebido Venda Direta Produtos Complem. Produtos Substitutos Melhorar Valor diante da Concorrência Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Setorial Só as Cinco Forças de Porter, bastam para se ter um retrato fiel do cenário e definir as estratégias competitivas??? Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Setorial Críticas ao Modelo Dependendo do nível de agregação do valor, podem ter mais ou menos forças identificadas, Focado na Indústria e não no Macro Ambiente, Não considera as empresas que compõe a Cadeia de Suprimentos. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico

Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico Análise Setorial Case A Vinícula Sirrouse, dona das famosas marcas internacionais CHAPAN, SANROQUET e SANGUEDEBOAT, percebeu que está estagnada no mercado e percebeu que isso está refletindo nos resultados. Analisando o material fornecido, faça uma análise ambiental e setorial da indústria e cite alguma estratégias que a SIRROUSE deverá utilizar. Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico