Gestão da Produção P = F (bens; serviços)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração da Produção e de Operações
Advertisements

Contexto da Informação
Estratégias da Produção
O Desenvolvimento de Produtos
Sistema de Informação Gerencial
Administração da Produção: Conceitos
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
Aula 2 – Introdução à Gestão de Operações
Estratégia de Operações e
Tipos de Processos Produtivos
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Criando Valor para os Clientes
Administração da Produção I
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Estratégia de Produção
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Processos em Manufatura e Serviços
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Mix de Marketing O Produto
Cadeia de Valor.
Estratégia de Operações
Administração da produção II
Gerenciamento de Processos - PNQ
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Introdução ao Marketing
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Planejamento e Responsabilidade Social
Transformando estratégia em ação
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
As Cinco Forças Competitivas
BEM-VINDO À DISCIPLINA
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Estratégia de Operações
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
Estratégia Empresarial
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Universidade Estadual do Piauí João Airton Santos Porto
Conceito básico de produtos e serviços
Natureza e Análise dos Processos e Sistemas Produtivos
Princípios de gestão da qualidade
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
AGRADECIMENTO ESPECIAL A ALEXANDRE DIAS QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE MATERIAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA PAE CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO.
2)NATUREZA DOS SERVIÇOS.
Ronald H. Ballou. Aos gerentes de logística e da cadeia de suprimentos de todo o mundo: Daniel 5:14 Tenho ouvido dizer a teu respeito...que a luz e o.
Transcrição da apresentação:

Gestão da Produção P = F (bens; serviços) Tem por ocupação básica a maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços P = F (bens; serviços) Muitas vezes as “pessoas” que supervisionam a produção de bens e serviços não são chamadas de “gerentes da produção”

PRODUTO Conceitos Básicos “Produto é um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor” SEMENIK & BAMOSSY Produto é um conjunto de aspectos que podem ser comercializados, dentre estes aspectos encontram-se objetos físicos, serviços, pessoas, lugares, organizações, idéias entre outros.

O Produto no Contexto Organizacional Marketing Interpretação das Expectativas Expectativas Projeto Produção Cliente Especificação do Produto Produto

SERVIÇOS BENS Serviços de Informática Serviços de Restaurante Produção de Petróleo Clinica Psicoterápica Fundição de Alumínio Consultoria Gerencial BENS - Tangíveis, podem ser estocados. A produção precede o consumo. Podem ser transportados. SERVIÇOS - Intangíveis, não podem ser estocados. Produção e o consumo simultâneos. Não podem ser transportados.

A Função Produção no Contexto Organizacional Recursos Humanos Contabilidade e Finanças Colaboradores   Fundos Consumidores  Fornecedores  FUNÇÃO PRODUÇÃO Compras Marketing  Idéias de Bens/Serviços   Tecnologia de Processo  Engenharia Assistência Técnica Desenvolvimento de Produtos

Tipos de Operação de Produção Aspectos que definem os diferentes tipos de operação de produção: Volume de produtos; Variedade de produtos; Variação da demanda de produtos; Grau de contato com o consumidor envolvido na produção do produto.

Responsabilidades da Produção Entender os objetivos estratégicos da produção Desenvolver uma estratégia de produção para a organização Desenhar produtos e processos de produção Planejar e controlar a produção Melhorar o desempenho da produção

Estratégia na Produção Estratégia é o padrão global de decisões e ações, que posicionam a organização em seu ambiente e que têm por finalidade, fazê-la atingir seus objetivos de “longo prazo” e gerenciar de forma eficaz os Fatores Críticos de Sucesso - FCS Estratégia na Produção ESTRATÉGIA CORPORATIVA ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO

Fatores Críticos de Sucesso São aspectos, momentos ou circunstâncias que concorrem para o resultado final de processos vitais. São as atividades onde os resultados favoráveis são absolutamente necessários para o sucesso. São as atividades, dentro e fora do processo, que têm que dar certo, ou todo o processo falha. Busca dos Vetores do Sucesso: Áreas de Sucesso; Áreas de Risco; Fatores de Sucesso por Áreas; Evolução dos Fatores de Sucesso; Inter-relação entre os Fatores; Tendências dos Fatores de Sucesso

VETORES DO SUCESSO Balanced Scorecard Monitoram o comportamento dos fatores críticos do sucesso, e podem ser acompanhados através do Balanced Scorecard. 150 V1 V6 100 Balanced Scorecard É uma ferramenta que combina uma filosofia de trabalho com uma adequada síntese de informação e que possibilita uma visão ampla da empresa por meio dos vetores do sucesso. 60 30 V2 V5 V3 V4

Balanced Scorecard CITIBANK A L C O A Gestão dos Clientes PNQ/97 Gestão dos Clientes Risco & Controle Gestão de Pessoas Comunidade Gestão Estratégica de Custos Desempenho Financeiro A L C O A PNQ/96 Gestão dos Fornecedores Gestão de Pessoas Acionistas Comunidade Satisfação dos Clientes

Indicadores de Desempenho da Produção Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Custo

Modelo Geral de Gestão da Produção Recursos a serem transformados Materiais Informações Consumidores Modelo Geral de Gestão da Produção Bens e Serviços INPUT PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OUTPUT Recursos de transformação Equipamentos Instalações Pessoal

INPUT OUTPUT Recursos a serem transformados Materiais Informações Consumidores Objetivos Estratégicos de Produção Papel e Posição Competitiva da Produção Estratégia de Produção Bens e Serviços INPUT Projeto Melhoria OUTPUT Planejamento e Controle Recursos de transformação Instalações Pessoal

Recursos Transformados Aqueles que são tratados, transformados ou convertidos. Materiais, Informações ou Consumidores Recursos de Transformação Aqueles que agem sobre os recursos transformados Instalações, Equipamentos, Tecnologia do Processo de Produção e Funcionários

Processamento de Materiais Transformando suas Propriedades Físicas (Forma, composição ou características) Ex.: Operações de Manufatura Transformando sua Localidade Ex.: Operações de entrega de encomendas Mudando a Posse ou Propriedade Ex.: Operações de Varejo Estocando ou Acomodando Ex.: Armazéns ou Depósitos

Processamento de Informações Transformando suas Propriedades Físicas Ex.: Operações de Contabilidade Transformando sua Localidade Ex.: Operações de Telecomunicações e Jornalísticas Mudando a Posse ou Propriedade Ex.: Pesquisa de Mercado Estocando ou Acomodando Ex.: Arquivos, Bibliotecas

Processamento de Consumidores Transformando suas Propriedades Físicas Ex.: Operações de Cirurgias Plásticas, Cabeleireiros Transformando o Estado Psicológico Ex.: Música, Teatro, Parques Temáticos Transformando o Estado Fisiológico Ex.: Clinicas de Saúde, Hospitais Transformando sua Localidade Ex.: Operações de Transportes Coletivos Estocando ou Acomodando Ex.: Operações Hoteleiras

Projeto de Produtos e Processos Não existe nenhuma definição de projeto reconhecida universalmente Considerações importantes sobre os projetos: O objetivo da atividade de projeto é satisfazer as necessidades dos consumidores A atividade de projeto aplica-se tanto a produtos como a processos A atividade de projeto é em si mesma um processo de transformação O projeto começa com um conceito e termina na tradução desse conceito em uma especificação de algo que pode ser produzido