Empreendedorismo Aula 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Administração de Marketing 1
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Cadeia logística integrada supply chain
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Empreendedorismo AULA 3
Empreendedorismo AULA 5
Empreendedorismo AULA 2
Empreendedorismo AULA 4
Trabalho 3 – Análise de CRM - TOTVS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Criando valor para o cliente.
Vendendo mais valor e menos preço.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
FERRAMENTAS DE GESTÃO Conceito: São técnicas gerenciais utilizadas pelas organizações para aumentar competitividade.
Administração de Sistemas de Informação II
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
Questionário de Avaliação Institucional
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Repensando a Logística
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
BENCHMARKING.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Repensando a Logística
Repensando da logística
Talentos para Inovação
Projeto PEIEX: Esse projeto vem nos auxiliar em um momento de transição muito importante, não só em razão da crise mundial econômica mas com relação as.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
MERCADO DE TRABALHO.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Planejamento e estratégia
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Plano de negócio.
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Processos Administrativos Aula 1
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
Disciplina: Controladoria
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Como Administrar na Sociedade Moderna
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo Aula 1 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br

Currículo PAULO SERTEK PhD. Engenheiro Mecânico (Escola de Engenharia Maua), Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento (UTFPR). Doutor em Educação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR). Consultor da Bellatrix Planejamento e Marketing em Desenvolvimento Organizacional e programas de capacitação de diretores e gerentes. Conduz programas de Gestão por Competências e Programas de Gestão por Missões Compartilhadas. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Pedagogia. Autor dos livros: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, Administração e Planejamento Estratégico. Ibpex, 2007 e Responsabilidade Social e Competência Interpessoal, Ibpex, 2006

CONTEÚDO - AULA 01 GLOBALIZAÇÃO – PERSPECTIVA GERENCIAL LOCAL E NACIONAL ESTRATÉGIAS DE GLOBALIZAÇÃO DE EMPRESAS Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 22 a 56.

GLOBALIZAÇÃO Fenômeno da globalização e as mudanças nas organizações

GLOBALIZAÇÃO Ciclo menor tempo x novos produtos e novas tecnologias Alta interação da empresa com o meio externo Foco no mercado global

GLOBALIZAÇÃO Organogramas achatados Diminuição de níveis hierárquicos soluções em equipe decisões negociadas operações via rede de influência

INOVAÇÃO & MUDANÇA Inovação passou a ser um diferencial competitivo chave! Rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo.

INOVAÇÃO & MUDANÇA Fatores como criatividade e inovação são decisivos para a competitividade.

INOVAÇÃO Promove Conhecimento inovação Mudança por inovação Imposição de mudanças para os outros agentes Processos mais eficientes ou atrativos Pressão para a mudança aumenta Uso do conheci- mento Impõe mudanças Desencadeia mais aprendizado

LIDERAR HOJE Novas tecnologias Mais aprendizado Maior concorrência Mais agilidade Maior inovação Aprender coisas novas Mudar comportamentos Criar vínculos Trabalhar em equipe Desenvolver pessoas ESFORÇO

MUDANÇAS Ameaças externas Com a alta competitivi- dade é preciso ser mais ágil na implementação de mudanças. Ameaças externas Mudanças ambientais como oportunidades de crescimento Rapidez de resposta

APRENDIZADO Desenvolver capacidades competitivas dificilmente imitáveis.

EQUIPES SINÉRGICAS Tem-se procurado novas formas de estrutura, mais flexíveis com menos níveis hierárquicos.

NÍVEIS HIERÁRQUICOS Presidentes Diretores Gerentes Supervisores Nível Institucional intermediário operacional Presidentes Diretores Gerentes Supervisores Funcionários Operários Execução

ORGANIZAÇÃO VERTICAL

ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE INTERNA

ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE ESTÁVEL

ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE DINÂMICA

ORGANIZAÇÃO HORIZONTAIS ORIENTADAS POR PROCESSOS

ESTRATÉGIAS DE GLOBALIZAÇÃO DE EMPRESAS Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 40 Paulo Sertek Email:psertek@fatecinternacional.com.br

ESTRATÉGIAS Estratégias de globalização das empresas; Fatores críticos para a globalização; Estratégias de expansão, mercados, fusões e a apresentação de diferenciais competitivos

DIVERSIFICAÇÃO IRFM –Industrias Reunidas Francisco Matarazzo atendimento de necessidades do mercado interno Grupo imenso: 15 mil trabalhadores, em 365 fábricas Estratégia era de DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS

DIVERSIFICAÇÃO A falha foi não ter percebido a mudança no cenário industrial. Era preciso se especializar. De que adiantava fabricar uma imensa variedade de produtos sem liderar as vendas de nenhum?

ESPECIALIZAÇÃO Deixar aquilo que não é a competência essencial da empresa para outros e empenhar-se em ser bom em algumas coisas.

Competência essencial ESPECIALIZAÇÃO Competência essencial da empresa Ser bom em algumas coisas

desempenho superior Vantagem Competitiva Custos (SC) Diferenciação Qualidade desempenho superior

Estratégias Genéricas CUSTOS DIFERENCIAÇÃO FOCO

QUALIDADE PERCEBIDA PELO CLIENTE EXPECTATIVA DO CLIENTE QUANTO AO SERVIÇO PERCEPÇÃO DO CLIENTE QUANTO AO SERVIÇO PRESTADO COMPARAÇÃO QUALIDADE PERCEBIDA PELO CLIENTE

VALOR FORNECIDO AO CLIENTE VALOR PERCEBIDO produto serviços pessoal imagem desempenho recursos confiabilidade conformidade estética VALOR FORNECIDO PREÇO Valor monetário custos de tempo energia desgaste psicológico

3 M A REGRA DOS 15% Motiva os funcionários a dedicar até 15% de seu tempo a projetos de iniciativa própria. Estimula a experimentação

3 M A REGRA DOS 30%: 30% do faturamento total seja proveniente de produtos que estão no mercado há menos de quatro anos. Assim, estimula-se o desenvolvimento de novos produtos.

EMBRAER- DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS TECNOLÓGICAS Foram vários os casos na história da empresa de parcerias com institutos de pesquisas e universidades nacionais e estrangeiras, de acordos de cooperação com fornecedores, clientes e potenciais concorrentes.

INSERÇÃO NA COMUNIDADE LOCAL E INTERNACIONAL APRENDIZADO COM CONCORRENTES APRENDIZADO COM CLIENTES

Hoje a WEG é a maior indústria de motores elétricos da América Latina, está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Tem os processos de produção mais avançados e os mais exigentes programas de qualidade total.

E, mais importante que tudo isso E, mais importante que tudo isso. Tem o mesmo capital inicial, baseado no trabalho e na disciplina, multiplicado por cada um de seus colaboradores comprometidos com a plena satisfação dos clientes.

Professor: Dr..Paulo Sertek