Empreendedorismo Aula 1 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br
Currículo PAULO SERTEK PhD. Engenheiro Mecânico (Escola de Engenharia Maua), Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento (UTFPR). Doutor em Educação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (UFPR). Consultor da Bellatrix Planejamento e Marketing em Desenvolvimento Organizacional e programas de capacitação de diretores e gerentes. Conduz programas de Gestão por Competências e Programas de Gestão por Missões Compartilhadas. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Pedagogia. Autor dos livros: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, Administração e Planejamento Estratégico. Ibpex, 2007 e Responsabilidade Social e Competência Interpessoal, Ibpex, 2006
CONTEÚDO - AULA 01 GLOBALIZAÇÃO – PERSPECTIVA GERENCIAL LOCAL E NACIONAL ESTRATÉGIAS DE GLOBALIZAÇÃO DE EMPRESAS Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 22 a 56.
GLOBALIZAÇÃO Fenômeno da globalização e as mudanças nas organizações
GLOBALIZAÇÃO Ciclo menor tempo x novos produtos e novas tecnologias Alta interação da empresa com o meio externo Foco no mercado global
GLOBALIZAÇÃO Organogramas achatados Diminuição de níveis hierárquicos soluções em equipe decisões negociadas operações via rede de influência
INOVAÇÃO & MUDANÇA Inovação passou a ser um diferencial competitivo chave! Rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo.
INOVAÇÃO & MUDANÇA Fatores como criatividade e inovação são decisivos para a competitividade.
INOVAÇÃO Promove Conhecimento inovação Mudança por inovação Imposição de mudanças para os outros agentes Processos mais eficientes ou atrativos Pressão para a mudança aumenta Uso do conheci- mento Impõe mudanças Desencadeia mais aprendizado
LIDERAR HOJE Novas tecnologias Mais aprendizado Maior concorrência Mais agilidade Maior inovação Aprender coisas novas Mudar comportamentos Criar vínculos Trabalhar em equipe Desenvolver pessoas ESFORÇO
MUDANÇAS Ameaças externas Com a alta competitivi- dade é preciso ser mais ágil na implementação de mudanças. Ameaças externas Mudanças ambientais como oportunidades de crescimento Rapidez de resposta
APRENDIZADO Desenvolver capacidades competitivas dificilmente imitáveis.
EQUIPES SINÉRGICAS Tem-se procurado novas formas de estrutura, mais flexíveis com menos níveis hierárquicos.
NÍVEIS HIERÁRQUICOS Presidentes Diretores Gerentes Supervisores Nível Institucional intermediário operacional Presidentes Diretores Gerentes Supervisores Funcionários Operários Execução
ORGANIZAÇÃO VERTICAL
ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE INTERNA
ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE ESTÁVEL
ORGANIZAÇÃO EM REDE REDE DINÂMICA
ORGANIZAÇÃO HORIZONTAIS ORIENTADAS POR PROCESSOS
ESTRATÉGIAS DE GLOBALIZAÇÃO DE EMPRESAS Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 40 Paulo Sertek Email:psertek@fatecinternacional.com.br
ESTRATÉGIAS Estratégias de globalização das empresas; Fatores críticos para a globalização; Estratégias de expansão, mercados, fusões e a apresentação de diferenciais competitivos
DIVERSIFICAÇÃO IRFM –Industrias Reunidas Francisco Matarazzo atendimento de necessidades do mercado interno Grupo imenso: 15 mil trabalhadores, em 365 fábricas Estratégia era de DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS
DIVERSIFICAÇÃO A falha foi não ter percebido a mudança no cenário industrial. Era preciso se especializar. De que adiantava fabricar uma imensa variedade de produtos sem liderar as vendas de nenhum?
ESPECIALIZAÇÃO Deixar aquilo que não é a competência essencial da empresa para outros e empenhar-se em ser bom em algumas coisas.
Competência essencial ESPECIALIZAÇÃO Competência essencial da empresa Ser bom em algumas coisas
desempenho superior Vantagem Competitiva Custos (SC) Diferenciação Qualidade desempenho superior
Estratégias Genéricas CUSTOS DIFERENCIAÇÃO FOCO
QUALIDADE PERCEBIDA PELO CLIENTE EXPECTATIVA DO CLIENTE QUANTO AO SERVIÇO PERCEPÇÃO DO CLIENTE QUANTO AO SERVIÇO PRESTADO COMPARAÇÃO QUALIDADE PERCEBIDA PELO CLIENTE
VALOR FORNECIDO AO CLIENTE VALOR PERCEBIDO produto serviços pessoal imagem desempenho recursos confiabilidade conformidade estética VALOR FORNECIDO PREÇO Valor monetário custos de tempo energia desgaste psicológico
3 M A REGRA DOS 15% Motiva os funcionários a dedicar até 15% de seu tempo a projetos de iniciativa própria. Estimula a experimentação
3 M A REGRA DOS 30%: 30% do faturamento total seja proveniente de produtos que estão no mercado há menos de quatro anos. Assim, estimula-se o desenvolvimento de novos produtos.
EMBRAER- DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS TECNOLÓGICAS Foram vários os casos na história da empresa de parcerias com institutos de pesquisas e universidades nacionais e estrangeiras, de acordos de cooperação com fornecedores, clientes e potenciais concorrentes.
INSERÇÃO NA COMUNIDADE LOCAL E INTERNACIONAL APRENDIZADO COM CONCORRENTES APRENDIZADO COM CLIENTES
Hoje a WEG é a maior indústria de motores elétricos da América Latina, está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Tem os processos de produção mais avançados e os mais exigentes programas de qualidade total.
E, mais importante que tudo isso E, mais importante que tudo isso. Tem o mesmo capital inicial, baseado no trabalho e na disciplina, multiplicado por cada um de seus colaboradores comprometidos com a plena satisfação dos clientes.
Professor: Dr..Paulo Sertek