PIBID/PUC-CAMPINAS Coordenadora Institucional:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação Institucional
experiências INESQUECÍVEIS!
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
OS TRÊS PORQUINHOS.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Orientação Educacional
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Planejamento e 7 de março de 2014.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Projeto Institucional das escolas Salesianas
O profissional da gestão escolar e suas implicações
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA Escola de Dança PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Bolsistas: Caroline Soares Marins Isis.
O Programa PIBID na UFRN
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
SITUAÇÕES.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Planejando através do cotidiano dos alunos AUTOR: Francisco Gerôncio Teófilo Filho COAUTOR: Francisco Raul Guimarães Xavier¹ O PIBID é uma política governamental.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

PIBID/PUC-CAMPINAS Coordenadora Institucional: Profª Damaris Puga de Moraes Coordenadora de Gestão dos Processos Educacionais: Profª Maria Beatriz Ferreira Leite

INSERÇÃO NO PIBID EDITAL 018/2010 – INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS 05 CURSOS DE LICENCIATURA: Ciências Biológicas, Letras, Matemática, Pedagogia e Sociologia PRORROGAÇÃO - EDITAL 011/2012 10 CURSOS DE LICENCIATURA: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Sociologia.

Figura 1: Quantidade de bolsistas de iniciação  à docência e as áreas

Figura 2: Número de escolas, supervisores e coordenadores

Figura 3: Total de Bolsistas

CONTEXTUALIZAÇÃO - 2010 Início de Gestão na Coordenadoria Especial de Licenciatura (CELI) Reestruturação curricular das licenciaturas Inserção no PIBID

REESTRUTURAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA Inserção de novo componente curricular: Projeto Integrador Ênfase no caráter articulador Ênfase no protagonismo do aluno

CONCEPÇÃO DO PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/PUC-CAMPINAS Proporcionar uma experiência nova Minimizar a fragmentação dos conteúdos presente na estrutura curricular das licenciaturas foco na articulação de áreas, preservando a especificidade das mesmas Ações interdisciplinares de construção coletiva Aprendizagem solidária/colaborativa

OPERACIONALIZAÇÃO EQUIPES MULTIDISCIPLINARES EM CADA ESCOLA ( cerca de 02 bolsistas de cada área) ATIVIDADES ESPECÍFICAS ( 1º momento da atuação) ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES COM ABORDAGEM DE TEMÁTICAS EMERGENTES NA ESCOLA (grupões)

EDITAL ESCOLAS ÁREAS 2010 EE Glória Ap. Viana Biologia Letras Matemática Sociologia EE Miguel Vicente Cury EE Dep. Jamil Gadia EE Jardim Rossin EE Campo Grande II Pedagogia EMEF Edson L. Chaves

EDITAL ESCOLAS ÁREAS 2012/ 2013 EE Aníbal de Freitas Artes, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática EE Culto à Ciência Biologia, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Sociologia EE Dep. Jamil Gadia Artes, Biologia, Filosofia, Letras, Matemática EE Jardim Icaraí Biologia, Geografia, Letras, Matemática, Sociologia. EE Jardim Rossin Artes, Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras, Sociologia . EE João Gumercindo Pedagogia e Educação Física EE Joaquim F Lima Artes, Biologia, História, Letras, Matemática, Sociologia EE Veneranda Siqueira Artes, Filosofia, Geografia, História, Letras EE Sophia Velter Salgado EMEF Edson L. Chaves Pedagogia

DESAFIOS INICIAIS Diálogo entre áreas. Acolhimento de diferentes posições. Exercitar o olhar específico de cada área. Trabalhar com ações interdisciplinares (tanto no planejamento, como na operacionalização).

AÇÕES EMERGENCIAIS VOLTADAS À SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS palestras com docentes especializados seminários temáticos ações constantes no sentido de apontar as possibilidades do trabalho coletivo, interdisciplinar, valorizando os olhares específicos das áreas. Em reuniões gerais - Apresentações estimulando a reflexão do grupo http://www.youtube.com/watch?v=hwGV3 72cDoQ

ALGUNS DIÁLOGOS

ENTRE BOLSISTAS DE DIFERENTES ÁREAS: Boa noite pessoal, Quero muito agradecer pela tarde de hoje. Muito boa a discussão, as decisões. Todas as resoluções que tomamos. Lembro do nosso primeiro dia ano passado e como a gente tinha dúvidas sobre um monte de coisas e, hoje, o quanto aprendemos e exercitamos com tudo, como resolvemos tudo e ficamos tranquilos.   Tudo isso é fruto da convivência entre pessoas tão diversas, que tem tanto a contribuir para o coletivo. Obrigada e bom semestre pra nós.

OUTRO Agradecimento To:pibidrossin@googlegroups.com Boa tarde, caros colegas e supervisoras. Nós, bolsistas de História e Ciências Sociais gostaríamos de agradecer o apoio de todos em nosso grupão. Apesar da euforia dos alunos, creio que esta foi uma atividade muito proveitosa. Além disso, também gostaríamos de agradecer ao Everton -como sempre muito solícito - que providenciou os moldes que foram parte muito significativa da atividade. Att.

O SABER ADQUIRIDO

“Neste semestre o Projeto PIBID proporcionou aos alunos, aos bolsistas e a nós, supervisoras, várias oportunidades de romper barreiras e perceber o quanto nosso aluno pode nos surpreender desenvolvendo habilidades que outrora estavam escondidas. Com as oficinas de teatro, dança, cenário e música foi perceptível a evolução e o empenho de muitos em apresentar o seu melhor. O tema envolvendo direitos humanos voltados para as necessidades do bairro onde eles vivem e frequentam foi muito envolvente. Muito bom foi notar os olhos deles brilhando ao olharem no mapa do bairro a localização exata da sua casa. Como coisas simples podem se tornar inesquecíveis. Que possamos colher ainda melhores frutos em 2013”.

“Uma das lições que estou tirando nesta escola, é o fato de que nós educadores somos capazes de condicionar sim o comportamento dos alunos com gritos. É muito mais fácil pra alguns gritar e dar uma ordem de forma impositiva como se fosse à uma sala de “crianças- soldados” que devem estar prontamente subordinados as ordens, do que estabelecer uma relação de respeito aonde os alunos reconheçam nossa autoridade não pelo grito que damos mas pela nossa competência enquanto profissionais e como seres humanos sensíveis ás necessidades dos outros. Parece-me que autoridade para alguns é manter o “controle total” dos alunos caindo no autoritarismo e que a idéia de conter a sala está associada a capacidade de controle e firmeza  da palavra e ordem  por meio de “berros” . Não é nessa autoridade que eu acredito, e muito menos nessas atitudes vejo a prova da competência do profissional”.

FINALIZANDO COM OS PROPÓSITOS Boa tarde a todos! Hoje comunico a minha saída do PIBID porque estou como professora eventual em escola pública e agora fica difícil conciliar. Essa experiência no PIBID me fortaleceu muito e tornou-me capaz de acreditar que posso arriscar a dar alguns passos sozinha e essa motivação devo a vocês, que me deram o privilégio de partilhar e compartilhar tantas experiências... Muito obrigada a todos, muito sucesso e realizações! Abraço.

GRATAS PELA ATENÇÃO