Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.

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Transcrição da apresentação:

Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian Alvares Brasília, 22 de maio de 2007

OUTROS ELEMENTOS DE ANÁLISE

Elementos Facilitadores para implantação de GC Fatores motivadores do estabelecimento de práticas de GC Mudanças estruturais percebidas na organização Desenvolvimento de Pessoal Estrutura formal necessária para gestão do conhecimento Objetivos das Práticas de Gestão do Conhecimento Efeitos colaterais negativos das práticas de gestão do conhecimento Dificuldades técnicas dos empregados na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação OUTROS ELEMENTOS DE ANÁLISE

OUTROS ELEMENTOS DE ANÁLISE Elementos Facilitadores para implantar processos de GC na organização Programas de capacitação para o pessoal Alta prioridade dada à iniciativa no nível mais alto da hierarquia Planos de comunicação bem desenvolvidos e bem coordenados para a iniciativa Manutenção do apoio e compromisso em todos os níveis com a mudança Estabelecimento de incentivos para compartilhar conhecimento Alocação de recursos financeiros suficientes

OUTROS ELEMENTOS DE ANÁLISE Elementos Facilitadores para implantar processos de GC na organização Identificação da base de conhecimento organizacional relevante da empresa Identificação de melhores práticas e processos Identificação da base de conhecimento organizacional relevante da empresa Metodologias que guiem o processo Disseminar exemplos de casos que demonstrem viabilidade e ajudem a convencer

OUTROS ELEMENTOS DE ANÁLISE Elementos Facilitadores para implantar processos de GC na organização Implantação em momento adequado, dadas as condições internas e externas à organização Ter acesso a consultores especializados Implantação em momento adequado, dadas as condições internas e externas à organização Ter acesso a consultores especializados Acesso a recursos bibliográficos impressos e eletrônicos sobre o tema

OUTROS ELEMENTOS DE ANÁLISE Elementos Facilitadores para implantar processos de GC na organização Troca de experiências com outras organizações que estão envolvidas nesse processo Sistemas de informática que apóiem os processos de GC Infra-estrutura computacional, redes, servidores, etc. Benchmarking das melhores práticas e processos

OUTROS ELEMENTOS DE ANÁLISE Indicar melhoras de eficiência e/ou produtividade no trabalho por meio do compartilhamento de conhecimento e informação. Aumentar a descentralização e horizontalização da autoridade. Minimizar ou eliminar a duplicação de esforço entre as unidades gerenciais da organização. Disseminar a informação de maneira mais rápida tornando seu acesso mais amplo para o público. Promover o aprendizado contínuo. Fatores motivadores do estabelecimento de práticas de GC

Outros Elementos de Análise Aumentar a transparência. Melhorar as relações de trabalho e a confiança na organização. Tornar a organização mais atraente para candidatos a órgãos públicos. Recuperar a perda de conhecimento (devido à saída de servidores, aposentadoria, migração de servidores para o setor privado,...) Melhorar a relação de trabalho e compartilhamento de conhecimento com outras instituições. Fatores motivadores do estabelecimento de práticas de GC

Outros Elementos de Análise Descentralização/delegação de autoridade para níveis mais baixos na hierarquia. Modificação de unidades gerenciais Reorganização de escritórios (espaços abertos, etc.) Redes internas criadas para compartilhar informações Mudanças estruturais percebidas na organização

Outros Elementos de Análise Encontros informais Revisão de pares Revisão de qualidade Apresentação regular de projetos e atividades Construção de banco de dados Desenvolvimento de Pessoal

Outros Elementos de Análise Estrutura formal para gestão do conhecimento Unidade corporativa para coordenar a gestão do conhecimento Nomear responsável pela Gestão do Conhecimento Equipe de Tecnologia de Informação e Comunicação atualizada Grupos de qualidade Estabelecer redes de conhecimento

Outros Elementos de Análise Objetivos das Práticas de Gestão do Conhecimento Melhorar a eficiência e produtividade no trabalho por meio do compartilhamento de conhecimento e informação. Aumentar a descentralização e horizontalização da autoridade. Minimizar ou eliminar a duplicação de esforço entre as unidades gerenciais da organização. Disseminar a informação de maneira mais rápida tornando seu acesso mais amplo para o público. Promover o aprendizado contínuo.

Outros Elementos de Análise Objetivos das Práticas de Gestão do Conhecimento Aumentar a transparência. Melhorar as relações de trabalho e a confiança na organização. Tornar a organização mais atraente para candidatos a emprego. Recuperar a perda de conhecimento (devido à saída de servidores, aposentadoria, migração de servidores para outros setores,...) Melhorar a relação de trabalho e compartilhamento de conhecimento com outras instituições.

Outros Elementos de Análise Efeitos colaterais negativos das práticas de gestão do conhecimento Sobrecarga de informações Sobrecarga de s Desperdício de tempo em consultas e reuniões Pulverização de responsabilidades

Outros Elementos de Análise Dificuldades técnicas dos empregados na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação A instituição tem focalizado as tecnologias de informação e comunicação, ao invés das pessoas e de aspectos organizacionais. Falta de tempo ou de recursos para compartilhar conhecimento no dia a dia. Resistência de alguns grupos de servidores Falta de comprometimento da alta administração

Outros Elementos de Análise Dificuldades técnicas dos servidores na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação Dificuldade em capturar o conhecimento não-documentado dos servidores Preocupação com o acesso do público e de outras organizações a informações confidenciais e críticas Gestão da informação e do conhecimento não é uma prioridade alta na nossa organização.

Algumas Deduções O conhecimento traz vantagem competitiva Nem todo conhecimento pode ser explicitado Algum conhecimento sempre pode ser explicitado Passar da informação para conhecimento requer esforço Gestão do Conhecimento dever estar ligado à estratégia Todos somos trabalhadores do conhecimento Aprendizado contínuo é essencial