Conceitos de Informação Tecnológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

BENCHMARKING.
Projeto - Plano de Negócios
Sistema de Informação Gerencial
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
CONCORRÊNCIA.
Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Comunicação do Conhecimento Tecnológico
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
Práticas de Apoio à Gestão
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Propriedade Intelectual
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Logística e Gerenciamento da
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Inovação em saúde e promoção da saúde
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Qualidade em Serviços.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
PLANO DE NEGÓCIO.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Talentos para Inovação
Profissional de GC / Função de GC
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
METODOLOGIA DA PESQUISA
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Micro e Pequenas Empresas
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
Questões de Prova-Trabalho Dirigida Data de Entrega: 30 novembro de 2009 As provas-trabalho devem ser feitos individualmente Escolha uma opção Mínimo de.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Identificando os Recursos Estratégicos.
Gestão Financeira de Micro e Pequenas Empresas
Disciplina O&M / Professora Beth
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
BENCHMARKING.
Técnico em Administração
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Elaboração e Análise de Projetos
Logística e Gerenciamento da
NAGI – Núcleo ASSINTECAL de Gestão da Inovação SALETE MARIA BRISIGHELLO Outubro de 2006 Viabilizando a Inovação Tecnológica Cadeia Produtiva de Couro e.
AULA 04 Direito à propriedade Direito à segurança 1.
Planejamento Estratégico de Marketing
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Fases Metodológicas do Planejamento Social
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Abertura e Estruturação Organizacional
GESTÃO ORGANIZACIONAL
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
Parceiro dos Brasileiros PROPOSTAS PARA AÇÃO CONJUNTA SEBRAE MARANHÃO E BANCO DA AMAZÔNIA.
Administração da Produção e Operações
Transcrição da apresentação:

Conceitos de Informação Tecnológica FID/II (1961) – Informação Tecnológica “todo conhecimento de natureza técnica,  econômica, mercadológica, gerencial, social, etc. que, por sua aplicação, favoreça o progresso na forma de aperfeiçoamento e inovação” DTO - KLINTOE (1972) – Informação Industrial   “o esforço de coletar, avaliar e tornar disponíveis informações sobre o setor industrial e uas operações produtivas, gerando dados técnico-econômicos, informações sobre tecnologias utilizadas, a estrutura industrial, a produtividade setorial, estudos de viabilidade, dados de investimento e retorno, implantação de indústrias, transferência de tecnologia, dentre outros”. DTO - KLINTOE (1972) – Informação para a Indústria    “todo esforço intelectual para estimular os administradores e técnicos de uma dada empresa, pública ou privada, no sentido de aperfeiçoar suas operações e inovar métodos, processos, produtos e serviços, através da conversão, em resultados práticos, de todas as formas de conhecimento obtidos por qualquer meio”

Conceitos de Informação Tecnológica Montalli (1991) – Informação para Negócios   “Informações sobre companhias, produtos, mercados, financeiros, estatísticas e exportação” “Informações sobre ou contidas em normas técnicas, regulamentos, patentes, metodologia, garantia de qualidade e legislação” Tarapanoff (1995) – Informação Tecnológica de Caráter Estratégico “todo tipo de conhecimento relevante ao planejamento das ações das instituições produtivas, envolvendo processos de produção, capacitação de recursos humanos, reorganização das empresas, etc.” Alvares (1997) – Informação Tecnológica “todo tipo de conhecimento sobre tecnologias de fabricação, de projeto e de gestão que favoreça a melhoria contínua da qualidade e a inovação no setor produtivo”

Inovação Schumpeter (1939) a inovação (ou usando as palavras do autor, a comercialização das invenções) é a força básica por trás das economias de mercado capitalista.     “O impulso fundamental que instala e mantém o motor capitalista funcionando, advém dos novos produtos ao consumidor, dos novos métodos de produção ou de transporte, dos novos mercados, das novas formas de organização industrial que o empreendimento capitalista cria.”

O papel da informação no SNI Entre os elementos que compoem o SNI está a informação. Vários modelos propostos para definir o processo de inovação afirmam que a informação é o principal ingrediente para a inovação Ichimura, Muranmatsu & Ishii, 1986 Rothwell, 1983 Tyler, 1981 Há uma estreita relação entre a maneira pela qual a informação é manejada em um país e o seu nível de inovação Schumacher,1982 Dois principais ingredientes para o sucesso da inovação Gallager-Daggitt (1982) para haver inovação, as pessoas envolvidas deverão ter acesso a um amplo espectro de informação técnica; apenas disponibilizar a informação não é suficiente, deverá haver esforço para treinar os envolvidos a utilizá-la sistematicamente.

O papel da informação no SNI Atualização com a informação sobre tecnologias disponíveis e os produtos de mercado Scibor-Rylski (1982) Não bastam informações encontradas na literatura e publicações básicas. A informação deve ser reprocessada e reempacotada para ser dirigida diretamente às fontes potenciais de inovação. Haeffner (1979)

Industrial Tecnológica Gestão Sistêmica para a Competitividade Certificação Metrologia Certificação Propriedade Informação Industrial Tecnológica Gestão da Garantia da Qualidade Gestão da Inovação Gestão Estratégica

Comunicação em Documentos de Patentes OMPI : “Serviços de Informação em Matéria de Patentes para Países em Desenvolvimento” Informação sobre pesquisas realizadas em coleções de documentos de patentes para conhecer a técnica de determinada tecnologia; Informação sobre documentos de patente equivalente e bibliografia citadas em procedimentos anteriores; Informação sobre a situação jurídica das patentes publicadas e patentes concedidas; e Cópia do documento integral de determinada patente.

Comunicação em Documentos de Patentes Obter informações sobre a tecnologia anterior, ou estado-da-arte em determinado campo tecnológico; Identificar quem é o detentor de determinada tecnologia e o que está protegido na área; Identificar quem são os pesquisadores e as empresas que detêm a tecnologia de interesse; Identificar quais as soluções já desenvolvidas, suas vantagens e desvantagens em determinada tecnologia; Identificar em quais países determinada tecnologia está protegida ou livre.