Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Inovação e difusão tecnológica
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Profa. Adriana Diaféria
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Globalização:.
Conceitos de Informação Tecnológica
O Novo Profissional da Informação
1 A IDADE DAS TRANSIÇÕES para a economia de mercado para o mercado global para a economia do conhecimento MÁRIO MURTEIRA IBS Fevereiro 2008.
História Económica e Empresarial
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Ambiente tecnológico e Estratégias de inovação
Evolução da Administração
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL Manuel Lousada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior CONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA.
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Empreendedorismo.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Repensando a Logística
Repensando a Logística
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
INSTRUMENTOS CONTEMPORÂNEOS DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Universidade Federal de Santa Catarina
RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização RELAÇÕES DE TRABALHO Curso de Especialização Ciclos Econômicos e Tecnologia (Carlota Perez - Technological.
E-Business a Nova Economia
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
Administração de Marketing I
Tema Gestão do Conhecimento:.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Ingrid Jansch Pôrto – UFRGS Agosto 2013
TEORIA NEO-SCHUMPETERIANA
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
NÉGÓCIOS ELETRÔNICOS E A NOVA ECONOMIA PROF. FERNANDO PAIVA ROBERTO BAZÍLIO.
Unidade 7 Dinâmica Intra-organizacional - Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. 19GX:
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Inovação no Setor de Serviços
Reconhecendo oportunidades
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
A Economia do Conhecimento
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Metodologia Científica
Planejamento Organizacional Integrado
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Economia e Gestão Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
Gestão do Conhecimento GC
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva na Sociedade da Informação Brasília, Abril de 2007 Prof.: Lillian Alvares

Sociedade da Informação Intangibilidade Conectividade Velocidade Inovação Inteligência Competitiva

Maior valor agregado na produção provém atualmente do conhecimento Informação é um insumo básico para a competitividade Agilidade, velocidade e qualidade são agora essenciais Inovação em constante mudança Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Novos Indutores da Competitividade

Criatividade Adequada infra-estrutura de comunicações Mão-de-obra educada, flexível e treinada que possa aprimorar continuamente suas habilidades Inovação e espírito empreendedor para enfrentar a revolução do conhecimento Inteligência Competitiva Sociedade da Informação – Intangibilidade Indutores Críticos do Crescimento e da Competitividade

Acesso ao conhecimento global Criação e adaptação de conhecimento Disseminação do conhecimento Utilização do conhecimento Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Aspectos Críticos do Sistema Nacional de Inovação

O país se arrisca perigosamente em perder novas ondas de desenvolvimento, porque tem dificuldades de explorar o potencial do estoque crescente de conhecimento global É preciso desenvolver estratégias para usar tanto o conhecimento já existente quanto o novo Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Implicações para o Brasil

Empresas TradicionaisNovos Paradigmas Eficiência induz competitividadeInovação induz competitividade Crescimento por maiores volumesCrescimento por inovação Competição de empresasCompetição entre fornecedores Habilidades GerenciaisHabilidades de conhecimento Controle da poluiçãoDesenvolvimento Sustentável Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Mudanças no Paradigma da Produção

O futuro da economia está intimamente ligado à educação e ao conhecimento Inteligência Competitiva

A estratégia da competitividade é portanto, complexa, mas depende fundamentalmente de uma revolução no sistema de educação e de geração e difusão de conhecimento. A chave dessa transformação reside em ações voltadas para elevação da qualidade da educação básica e na criação de condições para o desenvolvimento de um sistema de educação continuada flexível e de qualidade. Inteligência Competitiva

Rede Eletrônica Internet Intranet Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Conectividade

Rede Humana rede de observadores oIdentificam e coletam a informação rede de especialistas oValidam e analisam a informação rede de decisores oUsam a inteligência Inteligência Competitiva O Papel das Redes

Fotografia (112 anos), Telefone (56 anos), Rádio (35 anos) Radar (15 anos), Televisão (5 anos), Circuito Integrado (3 anos), AT 286 (1 ano), Protótipos Aceleração da história: tempo decorrido entre a inovação tecnológica e sua transformação em produto no mercado Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Velocidade

Leio-1 mês Tenho idéias-1 mês Trabalho-1 ano Escrevo-6 meses Publico -6 meses Na melhor das hipótese: duração de 2 anos e 3 meses A empresa tem necessidade de se anteciparem relação aos concorrentes. Tem, portanto, necessidade de uma informação do presente ou do futuro próximo. Existe, uma relação forte entre sua utilidade e o tempo. Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Velocidade

Joseph Schumpeter ( ) A inovação é a força básica por trás das economias de mercado capitalista. O impulso fundamental que instala e mantém o motor capitalista funcionando, advém dos novos produtos ao consumidor, dos novos métodos de produção ou de transporte, dos novos mercados, das novas formas de organização industrial que o empreendimento capitalista cria. (1939) Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Inovação

Inteligência Competitiva SÍNTESE DA DESTRUIÇÃO CRIADORA Empresário Inovação Difusão da Inovação Exaustão e Crise Sociedade da Informação - Inovação

Hiperinformação Hipercompetição Inteligência Competitiva O que impulsionou?

Por exemplo: Evolução de Número de Periódicos: 10 no fim do século XVIII 100 por volta de 1800, 1830 – aparecem os abstracts em 1900, em 1970 Hoje: 400 mil revistas são editadas Inteligência Competitiva Hiperinformação

Globalização Revolução das TIC Formação de blocos econômicos Mudança nos padrões comerciais Ambiente de expansão de horizontes, impulsionado por descobertas científicas e inovações tecnológicas Inteligência Competitiva Hipercompetição