Procedimentos para análise de processos referentes a Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS/Plano Operacional Anual – POA/SEMA/MT 1. Objetivo Orientar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redução do IRPJ A QUEM SE DESTINA
Advertisements

Controladoria Geral do Estado de Alagoas
ORÇAMENTO 2010 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Simone Paschoal Nogueira
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITO.
Gestão de Competências CAIXA
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
Reunião de Trabalho Sobre Procedimentos Administrativos
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
Reinvestimento do IRPJ
Incentivos Fiscais Recife, 28 de setembro de 2011.
Divisão de Gestão de Tempo de Serviço e Informações – DERH 3
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
Um site internet sobre a madeira manejada no Amazonas?
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
PARCERIA.
Circuito de Avaliação de um pedido de comparticipação
LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS
GERÊNCIA (Setor Solicitante)
GERÊNCIA Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações do GEPDI. Encaminha ao GEPDI. FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO.
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM AÉREA – v. 24/06/09 GERÊNCIA Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
FLUXOS E METODOLOGIA DO PROCESSO DE ADESÃO AO PACTO PELA SAÚDE NA BAHIA DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO DE MAC E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO REGIONAL.
Sistema de Protocolo Eletrônico Integrado do Poder Executivo - UPO
Sistema de Gestão de Fiscalização
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE DIÁRIA DE VIAGEM – v. 28/12/2012 GERÊNCIA • Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
Dra. Valéria Martins Pires Gerente Farmacêutica Administrativa
O QUE É NÃO CONFORMIDADE?
Verifica PRE-REQUISITOS
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
Os Novos Marcos Regulatórios
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Incentivos Fiscais na aréa de atuação da SUDENE
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
ORÇAMENTO 2009 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Estágio Supervisionado
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
PROCESSO CONTEMPLAÇÃO
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO
ESTRATÉGIA ESTADUAL. DECRETO Nº 620, DE 27 DE AGOSTO DE 2003 Institui o Programa de Descentralização das Ações de Gestão Ambiental no Estado de Santa.
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
CRIAÇÃO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Bloco 2 Procedimentos e Formalidades III SEMANA DE HUMANIDADES Prof. Dr. Evandro Sathler.
Ihr Logo Processo de seleção e contratação de docentes substitutos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO.
Informações complementares sobre o preenchimento do CAR.
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Contabilidade e Finanças – DCF/PROPLAN.
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Créditos Adicionais.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
ROTINAS PARA OS FISCAIS DE CONTRATOS
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
Governo do Estado de Rondônia. TAC-AD Emitido ? CADASTRAR PESSOA CADASTRAR EMPREENDI- MENTO CADASTRAR PROJETO DIGITAL GERAR PROJETO DIGITAL ENVIA O PROJETO.
Procedimentos legais antes da iniciação de uma obra
Transcrição da apresentação:

Procedimentos para análise de processos referentes a Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS/Plano Operacional Anual – POA/SEMA/MT 1. Objetivo Orientar para elaboração de manual referente as ações da Gerência de Manejo Florestal – GMF para PMFS/POA.

2. Fundamento legal - Lei Federal n° 4.771, de 15/09/65 e suas alterações; - Política Nacional do Meio Ambiente; - Lei Complementar Estadual n° 232, de 12/12/05; - Lei Complementar Estadual n° 233, de 12/12/05; - Decreto Estadual n° 8.188, de 10/10/06; - Decreto Federal n° 5975/2006.

3. Formulários envolvidos - Roteiro Mínimo Para Apresentação do Plano de Manejo Florestal Sustentável – PMFS/SEMA/MT; - Roteiro Mínimo do Plano Operacional Anual – POA/PMFS/SEMA/MT.

4. Documentos administrativos - Ofícios encaminhando relação de pendências encontradas no processo de análise do projeto; - Pareceres Técnicos emitidos após realização de vistoria técnica ambiental; - Laudos Técnicos de Vistoria; - Autos de Notificação; - Autorização de Exploração – AUTEX; - Comprovante de Liberação de Crédito Florestal – CLCF; - Termos de Responsabilidade de Manutenção de Floresta Manejada – TRMFM; - Termos de Compromisso de Manutenção de Floresta Manejada – TCMFM.

5. Documentos técnicos 5.1. Obrigatórios - Plano de Manejo Florestal Sustentável – PMFS, de acordo com o roteiro da SEMA/MT, disponível no site da SEMA; - Plano Operacional Anual – POA, de acordo com o roteiro da SEMA/MT, disponível no site da SEMA; - Licença Ambiental Única – LAU, da propriedade onde se localiza o PMFS/POA; - Guia de recolhimento de taxa da SEMA original, referente ao PMFS/POA; - Documento da propriedade onde se localiza o PMFS/POA; - Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, referente ao PMFS/POA; - Documento Administrativo da FUNAI, caso o empreendimento esteja localizado no raio de 10 Km de Terras Indígenas; - Documentos do Detentor do PMFS e do Engenheiro Responsável Técnico pelo projeto; - Demais documentos relacionados nos roteiros de PMFS/POA/SEMA/MT.

5.2 Condicionados - Não liberamos Autorização para Exploração Florestal – AUTEX, sob condicionantes.Todos os documentos exigidos nos roteiros e Leis, pelo qual, originaram-se estes roteiros, devem ser apresentados e cumpridos para a aprovação e liberação do PMFS/POA.

6. Procedimentos 6.1. Protocolo: Recebem os documentos, protocolam, tramitam pelo Sistema de Protocolo da SAD e encaminham para o setor responsável pela análise dos documentos. A atividade informada no documento, serve para saber o destino a que se dará o mesmo (Superintendência/Coordenadoria/Gerência).

6.2. Superintendência de Gestão Florestal – SGF: Após o recebimento dos documentos protocolados, a SGF, toma conhecimento dos processos e tramita para a Coordenadoria de Recursos Florestais – CRF. 6.3. Coordenadoria de Recursos Florestais – CRF: Os processos/documentos recebidos por esta Coordenadoria, são analisados e encaminhados para as devidas gerências. No caso de Projetos de Manejo Florestal Sustentável, os processos/documentos, licenciados pela Gerência de Manejo Florestal – GMF, são encaminhados e tramitados para a mesma.

6.4. Gerência de Manejo Florestal – GMF: Os processos recebidos pela GMF, são analisados pelo Gerente, que posteriormente, encaminha através de folha de despacho e trâmite pelo Sistema de Protocolo da SAD para o técnico, “Engenheiro Florestal” para que se faça a análise do processo e vistoria técnica. A análise técnica é feita conjuntamente com a Coordenadoria de Geoprocessamento. Esta é a coordenadoria responsável pela análise do Meio Digital (CD) e Meio Analógico (Mapa Georeferenciado).

Após esta análise, se aprovados o Meio Digital e Analógico, estando em conformidade com o roteiro COGEO/PMFS/POA/SEMA/MT, disponível no site da SEMA/MT e, aprovado o PMFS/POA pela análise técnica da Gerência de Manejo, é emitido o Comprovante de Liberação de Crédito Florestal – CLCF e a Autorização para Exploração Florestal – AUTEX. Para liberação antecipada de 30% da área do PMFS/POA, não é necessária a realização de vistoria técnica ambiental.

Para liberação dos 70% restantes, ou mesmo, quando da solicitação de liberação de 100% do PMFS/POA, é realizada a vistoria técnica ambiental. Para emissão dos documentos (CLCF, AUTEX, TRMFM e TCMFM), estes são encaminhados para a Coordenadoria de Geoprocessamento, para impressão, retornando em seguida, para a Gerência de Manejo Florestal para conferência dos documentos pelo técnico responsável pela análise.

Após o processo, juntamente com os documentos emitidos, são encaminhamento para o Gerente de Manejo, para apreciação e encaminhamento ao Coordenador de Recursos Florestais, para apreciação e assinatura, onde após, encaminha para o Superintendente para conhecimento e assinatura. Este último seguindo com o encaminhamento para o Secretário de Meio Ambiente, também, para conhecimento e assinatura dos documentos.