UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Funções e Atribuições do Diretor
O sucesso do trabalho pedagógico
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Tecnologia e Educação.
Capacitação dos professores
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Profa. Reane Franco Goulart
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Perguntas de Modelação
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Como a inovação pode ser uma aliada na melhoria da educação pública? Elementos que devem ser considerados EDUCAÇÃO: SERÁ A TECNOLOGIA UM DIVISOR DE ÁGUAS?
Tendências atuais do ECLE
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS Professor: Antonio Sales Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado I Grupo 02

Introdução Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem usar a tecnologia de forma efetiva, pois em um ambiente educacional qualificado, a tecnologia pode permitir que os alunos se tornem: usuários qualificados das tecnologias da informação; pessoas que buscam, analisam e avaliam a informação; solucionadores de problemas e tomadores de decisões; usuários criativos e efetivos de ferramentas de produtividade; comunicadores, colaboradores, editores e produtores; cidadãos informados, responsáveis e que oferecem contribuições. Os professores na ativa precisam adquirir a competência que lhes permitirá proporcionar a seus alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia. Estar preparado para utilizar a tecnologia e saber como ela pode dar suporte ao aprendizado são habilidades necessárias no repertório de qualquer profissional docente.

Alfabetização em Tecnologia A meta política da abordagem de alfabetização em tecnologia é preparar alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de utilizar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica As metas políticas pertinentes incluem aumento na matrícula, disponibilização de recursos de qualidade para todos e melhoria das habilidades de alfabetização, inclusive o uso de uma variedade de recursos e ferramentas de equipamentos e programas.

As mudanças na prática docente envolvem saber onde e quando usar (ou não usar) a tecnologia para as atividades e apresentações em sala de aula para tarefas de gestão e aquisição de conhecimento adicional pedagógico e sobre a matéria para, assim, apoiar o desenvolvimento profissional do próprio docente. Os professores também devem conseguir usar as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) para lidar com os dados em sala de aula e apoiar seu próprio desenvolvimento profissional.

Aprofundamento do Conhecimento Meta política=> aumentar a habilidade dos alunos, cidadãos e da força de trabalho para valorizar a sociedade e a economia. Como? => Aplicando o conhecimento escolar na resolução de problemas complexos, das situações de trabalho, sociedade e do mundo real cotidiano. Meio ambiente- segurança alimentar-solução de conflitos. Professores *Entender as metas políticas e prioridades sociais; * Identificar, elaborar e utilizar atividades específicas em sala de aula; *Acompanhar as mudanças no currículo, diferenciando sua forma de avaliar, estando em sintonia com os problemas da realidade. * O ensino tem como foco o aluno, que deve ser orientado e apoiado em seus projetos pelo educador. PAPEL DO PROFESSOR=> ESTRUTURAR QUESTÕES PROBLEMAS

Mudanças no currículo => aplicação dos conteúdos vistos em sala de aula no dia-a-dia. Mudanças na forma de avaliação=> concentrada também na solução de problemas. Pedagogia da sala de aula => aprendizado colaborativo, com base em problemas e projetos.

Competências docentes<=> Aprofundamento do conhecimento Mudanças na estrutura da sala de aula Períodos e estrutura dinâmicos; Trabalho em grupo por longos períodos; Emprego de ferramentas tecnológicas específicas da disciplina; Competências docentes<=> Aprofundamento do conhecimento Capacidade de gerenciar informações; Tarefas-desafio e integração de ferramentas tecnológicas, utilizando as TICs para criar e monitorar suas atividades e as de seus alunos de forma colaborativa através da rede virtual e de acesso a sites especializados.

Abordagem de alfabetização em tecnologia Política e visão:aumentar a produtividade, favorecendo os alunos,e uma força de trabalho permanentemente envolvida com a criação de conhecimento e inovação.

Metas e Habilidades- Política Os professores e funcionários são participantes ativos na evolução constante da política de reforma educacional Os professores devem entender as intenções das políticas nacionais e ser capazes de contribuir com a discussão das políticas de reforma educacional,além de participar da elaboração, implementação e revisão dos programas que pretendem implementar essas políticas.

Currículo e avaliação Habilidades Metas Os professores devem ter conhecimento sobre os processos complexos de pensamento cognitivo,saber como os alunos aprendem e entender as dificuldades que os alunos encontram. Devem ter as habilidades necessárias para apoiar esses processos complexos. O currículo vai além de um foco no conhecimento as disciplinas escolares, incluindo claramente as habilidades do século XXI, tais como solução de problemas, comunicações, colaboração e pensamento crítico. Os alunos também precisam ser capazes de determinar suas próprias metas e planos de aprendizagem. A avaliação por si mesma é parte desse processo; os alunos devem ser capazes de avaliar a qualidade de seus próprios produtos,assim como dos produtos dos outros.

Pedagogia Metas Habilidades Os alunos trabalham em uma comunidade de aprendizagem, onde estão permanentemente envolvidos na construção de suas próprias habilidades de aprendizagem,assim como no partilhamento dos desenvolvimentos das habilidades dos seus pares. O papel dos professores é modelar esses processos de forma clara, estruturar as situações nas quais os alunos aplicam essas habilidades cognitivas e ajudar os alunos a adquiri-las.

TIC Metas Habilidades Diversos dispositivos em rede, recursos digitais e ambientes eletrônicos são usados para criar e dar apoio a essa comunidade na produção de conhecimento e ao aprendizado colaborativo a qualquer momento e em qualquer lugar. Os professores devem ser capazes de elaborar comunidades de conhecimento com base em TIC para dar apoio ao desenvolvimento das habilidades dos alunos de criar conhecimento e ao aprendizado contínuo e reflexivo.

Organização e administração Habilidades Metas Os professores também deverão ser capazes de desempenhar um papel de liderança no treinamento dos colegas e na criação e implementação de uma visão de sua escola como uma comunidade baseada na inovação e no aprendizado contínuo, enriquecida pelas TIC. As escolas se transformam em organizações de aprendizagem, e todos os atores são envolvidos no processo de aprendizado.

Desenvolvimento profissional do docente Metas Habilidades Nessa perspectiva, os professores são alunos/mestres/produtore s de conhecimento, constantemente envolvidos na experimentação educacional e inovação para produzir novos conhecimentos sobre a prática de ensino- aprendizagem. Os professores também precisam ter a habilidade e a inclinação para experimentar e aprender e usar constantemente as TIC para criar comunidades profissionais de conhecimento.

Módulos da UNESCO de Padrões de Competência em TIC para Professores

Abordagem de alfabetização em tecnologia Política e visão A meta política é preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica. As metas políticas educacionais relacionadas incluem aumentar o número de matrículas nas escolas, disponibilizar recursos de qualidade para todos e melhorar as habilidades básicas de alfabetização, inclusive a alfabetização tecnológica.

Abordagem de aprofundamento do conhecimento A meta política é aumentar a habilidade da força de trabalho para agregar valor a sociedade e a economia aplicando o conhecimento das disciplinas escolares para solucionar problemas complexos que são encontrados em situações de trabalho, da sociedade e no mundo real.

Abordagem de alfabetização em tecnologia A meta política é aumentar a produtividade, favorecendo alunos, cidadãos e uma força de trabalho permanentemente envolvida com a criação de conhecimento e inovação. Os professores devem: Entender as intenções das políticas nacionais; Saber como os alunos aprendem e entender as dificuldades que os alunos encontram;

Modelar processos de construção de habilidades de forma clara, estruturar as situações nas quais os alunos aplicam essas habilidades cognitivas e ajudar os alunos a adquiri-las; Devem ser capazes de elaborar comunidades de conhecimento com base em TIC; Ser capazes de desempenhar um papel de liderança no treinamento dos colegas e na criação e implementação de uma visão de sua escola como uma comunidade baseada na inovação e no aprendizado contínuo, enriquecida pelas TIC. Ter a habilidade e a inclinação para experimentar e aprender e usar constantemente as TIC para criar comunidades profissionais de conhecimento.